quarta-feira, 7 de junho de 2017

SÃO JORGE É DESTAQUE NO MUSEU JANETE COSTA, EM NITERÓI.

 
 

 
 
 
Sucesso absoluto de crítica e público - mais de 5 mil visitantes em apenas 1 mês - a exposição NA COMPANHIA DE JORGE, composta por diversas obras, entre esculturas, telas e instalações da coleção do cenógrafo e professor de artes, Jorge Mendes, e seu sócio Jorge Guedes, está em cartaz no Museu Janete Costa de Arte Popular até 27 de agosto de 2017.
 
Composta por 80 obras - parte de uma das mais completas coleções de arte popular da região e do país - a mostra traz as diversas faces de São Jorge, com a curadoria dos próprios colecionadores, e sob o olhar de diversos artistas populares nacionais, como Nicola, Welington Ferreiro e Mestre Dezinho, revelando a relação do Santo guerreiro com o universo popular e religioso brasileiro.
 
O trabalho, ocupa o segundo piso do museu, reunindo peças não só do Santo, mas também com os diferentes elementos que estão ao redor da entidade, como o dragão e o cavalo, por exemplo. De acordo com o curador, Jorge Mendes, é um grande cortejo, fruto de pesquisa, com direito a representação de uma procissão, ciclo de debates e quatro grandes instalações com as religiões que exaltam São Jorge: candomblé, umbanda, catolicismo e o profano, o bar - onde o santo costuma ter altar cativo.
 
Na Companhia de Jorge pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada franca. O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem, Niterói-RJ. Informações: (21) 2705 3929.
 
 
 
 
 
 
 
 
SERVIÇO:
 
NA COMPANHIA DE JORGE no Museu Janete Costa
Curadoria: Jorge Mendes e Jorge Guedes
Visitação: até 27 de agosto de 2017
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178-182,
Boa Viagem, Niterói-RJ
Classificação: livre
Informações: (21) 2705 3929
Entrada Franca
 
 
- Fotos/crédito: Leonardo Zulluh/FAN


 







FONTE:

ASCOM SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário