terça-feira, 11 de julho de 2017

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO "A CONSTRUÇÃO DO POEMA: CRÍTICA GENÉTICA DE 8 SONETOS DE PEDRO LYRA" DAS ORGANIZADORAS: INGRID RIBEIRO; ELEONORA CAMPOS; CLESIANE BINDACO BENEVENUTI, NO PEN CLUBE DO BRASIL.

 
 
 
 LANÇAMENTO DO LIVRO "A CONSTRUÇÃO DO POEMA: CRÍTICA GENÉTICA DE 8 SONETOS DE PEDRO LYRA"  DAS ORANIZADORAS: INGRID RIBEIRO; ELEONORA CAMPOS; CLESIANE BINDACO BENEVENUTI, NO PEN CLUBE DO BRASIL.
No dia 12 de julho, próxima quarta-feira,
das 17h30min às 20h,
na Sede Social do PEN Clube do Brasil
Endereço: Praia do Flamengo, 172/ 1101 – Flamengo
Rio de Janeiro / RJ
 
 
 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
 
A Crítica Genética é uma vertente analítica muito especial, hoje ameaçada pelo crescente uso dos meios virtuais.
 
Consiste na apreciação de uma obra ao longo de seu processo criador, registrando as suas transformações do primeiro esboço até a última versão, o que envolve detalhes estilísticos, semióticos, hermenêuticos, psicológicos e outros. É uma prática cientifica que corre o risco de sofrer alterações nas bases de seus estudos, que são os manuscritos do autor, já que a escrita manual tem sido pouco praticada pelas novas gerações, que preferem escrever diretamente no computador.
 
Por outro lado, isso pode vir a valorizar mais ainda os manuscritos preservados em bibliotecas, faculdades, academias, museus e arquivos pessoais.
 
Este volume reúne rigorosas análises de 8 sonetos do poeta Pedro Lyra, com uma profusão de manuscritos, cheios de rasuras, cortes, emendas deslocamentos de palavras e publicações, que ele guarda em 5 volumosas pastas.
 
Pertencem aos livros Desafio – Uma poética do amor, de 1991, com 269 sonetos na 3ª edição, de 2002, e ao opúsculo Ideações – 30 Sonetos conceptuais, de 2012. Foram trasladados, e reproduzidos na abertura dos ensaios, das suas últimas publicações, na página do autor no Facebook, álbum “Desafio – Crítica Genética”.
 
Como se deduzirá de sua leitura, o livro foi amorosamente organizado pelas professoras Clesiane Bindaco Benevenuti, Eleonora Campos e Ingrid Ribeiro, orientandas do poeta-professor, mestras ou doutorandas em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense/ UENF, em Campos/RJ, onde foram desenvolvidas estas pesquisas, de 2012 a 2016.
 
 
 
 
Editora: Brasil Multicultural
Número de páginas: 245 páginas.
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário