quinta-feira, 13 de julho de 2017

ESCOLAS DE MÚSICA, BELAS ARTES E COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ APRESENTA A ÓPERA “VIVA LA MAMMA” NO MUNICIPAL DE NITERÓI. CONFIRA.


 
 
 
 
O Teatro Municipal de Niterói vai receber, no fim de semana de 14 a 16 de julho de 2017, o espetáculo "Viva La Mamma", de Gaetano Donizetti, uma divertida ópera sobre os bastidores de uma companhia de ópera. Com adaptação e tradução do maestro Ernani Aguiar, esta montagem, realizada pela 20ª edição do Projeto Ópera na UFRJ, conta a história de uma companhia de ópera italiana que desembarca na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.

O que poderia ser mais engraçado do que uma ópera sobre os bastidores de uma ópera, especialmente se você coloca em cena uma prima donna com um ego infladíssimo e a mamma da seconda donna brigando com o diretor por um papel mais expressivo para sua filha? Certamente, foi isso o que pensou o grande compositor italiano Gaetano Donizetti quando escreveu Viva la mamma, uma de suas mais conhecidas e populares óperas.
 
 
 
 

Esta montagem conta a história de uma companhia de ópera italiana que desembarca na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX. Os conflitos e brigas de ego entre os membros da companhia, narrados ao longo dos ensaios da ópera Romolo e Ersilia, que seria apresentada no teatro imperial São Pedro de Alcântara, revelam um grupo em permanente disputa. O espetáculo explora, de forma cômica, a realidade e os percalços do fazer operístico da época.

Na companhia temos Corilla, a Prima Donna vaidosa pelos seus dotes vocais e artísticos; Procolo, seu marido, que desempenha a função de empresário particular da esposa; Biscroma, o maestro, e Prospero, o poeta, que discutem incessantemente sobre a maior importância do texto ou da partitura; Guglielmo, um tenor alemão incorporado à companhia por acaso na viagem transatlântica, sendo que este cantor diletante não compreende muito bem nem o italiano nem o português; Luigia, a Seconda Donna do grupo, novata que está fazendo a primeira tournée profissional; Dorotea, veterana que se sente menosprezada, destinada a fazer apenas papeis secundários; o Empresário, que luta para que o espetáculo aconteça apesar do caos; o Inspetor do teatro carioca, que não aguenta tanta confusão; e por fim, Mamma Agata, uma matrona italiana intrometida, convencida de sua grande experiência como artista lírica, que se infiltra na companhia com o objetivo de ver sua filha Luigia conquistar os palcos.
 
 
 
 

Originalmente, intitulada Le convenienze ed inconvenienze teatrali (As convenções e inconvenientes do palco), Donizetti estreou a ópera completa no Teatro della Cannobiana, de Milão, em 20 de abril de 1831.
 
Viva la mamma é considerada a mais moderna das obras do compositor. Uma ópera onde as piadas vêm uma após a outra, dando oportunidade ao autor de parodiar o estilo musical que o fez famoso. Gaetano Donizetti, ao lado de Vincenzo Bellini e Gioachino Rossini, é um dos grandes compositores do bel canto, criando obras como L'elisir d'amoreDon Pasquale e Lucia di Lammemoor.

A atemporalidade da farsa operística é, na verdade, o que torna esta ópera tão apaixonante e atual. Além de um enredo muito divertido, o público irá apreciar a brilhante música de Donizetti no auge de sua capacidade criativa. Ambientada na cena lírica da capital do Império, certamente esta montagem agradará o público de todas as idades.
 
 
 
SERVIÇO
“Viva la mamma” - Ópera
 
Datas: 14, 15 e 16 de julho
Horário: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 19h
Duração: 70 min
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 10,00
* 50% de desconto na compra de 01 ingresso para quem doar 1kg de alimento não-perecível. Desconto não-cumulativo.
 
 
 

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro,
Niterói - RJ.
Telefone de informações: (21) 2620-1624.

 
 
 
 

 

Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.
• A bilheteria fecha para almoço das 13h às 14h.  

Vendas online
pelo site
Ingresso Rápido: http://www.ingressorapido.com.br 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 

 

 

 
 
 
 
 
FONTE:

Assessoria de Imprensa – TMN
ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário