quinta-feira, 13 de julho de 2017

PROJETO OPERANDO SEM BATUTA APRESENTA A ÓPERA “ABUL” NO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI. CONFIRA.

 
 

 
 
Nos dias 19 e 20 de julho de 2017, quarta e quinta, às 19h, o Teatro Municipal de Niterói recebe a ópera Abul, do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno. Sob a direção cênica de Laura Valladares e direção musical de Matheus Alborghetti, o projeto Operando Sem Batuta irá realizar uma apresentação imperdível desta lendária obra.
 
 
Ópera ou ação lendária em 3 atos, Abul teve estreia no dia 30 de junho de 1913 no Teatro Coliseu, em Buenos Aires e, no Brasil, foi apresentada pela primeira vez em 10 de setembro de 1913 no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
 
Com libreto em vernáculo do próprio Nepomuceno, baseado na obra de Herbert Ward ("A Romance of Faith"), e ambientada na antiga cidade de Ur, na Caldeia, o interesse nesta obra está ligado ao impacto que causou no momento de sua estreia em 1913, e sua longa permanência na memória popular e jornalística da época, sendo lembrada como a grande obra do compositor em seus necrológicos, em detrimento de tantas outras, quer vocais ou instrumentais, hoje tão mais conhecidas.
 
 
 
A musicologia histórica brasileira aponta esta ópera como uma das obras magnas de nosso patrimônio musical brasileiro, sendo que ela é uma das composições de maior fôlego do compositor. Citada como uma obra de cunho nacionalista pelos jornais da época e pela bibliografia musicológica, é um marco do nacionalismo musical da Primeira República, do qual Nepomuceno é um dos expoentes.
 
 
 
 
 
Nascido em Fortaleza (CE) no ano de 1864 e falecido no Ro de Janeiro em 1920, Nepomuceno defendia o uso da língua portuguesa na música clássica. Pensava que "não tem pátria um povo que não canta em sua língua".
 
Operando Sem Batuta
 
De Niterói, "Operando Sem Batuta" foi lançado em 16 de junho de 2016, sob a direção de Evandro Rodriguese e Laura Valladares. Pensado como um lugar no espaço-tempo onde, por meio de estudos operísticos, artistas se reúnem para experimentar de forma minuciosa a expressão dentro da sincronia, procura dar vida a grandes obras brasileiras esquecidas.
Abul, de Alberto Nepomuceno, foi o primeiro trabalho realizado pelo projeto, apresentado em 2016 e 2017. Também em 2017, no mês de março, realizaram, no Solar do Jambeiro, um sarau em comemoração aos 130 anos do nascimento do músico Villa-Lobos.
 
Laura Valladares
 
Laura é cantora com formação erudita e popular, sendo Bacharel pela UNIRIO. Já lecionou em diversas escolas, sendo especialista em matérias como Canto, Teoria e Harmonia, Percepção Musical, Pedagogia do Piano e Arranjo Coral. Participou no elenco e no coro da montagem Orfeo ed Euridice, de C. Glück, na UNIRIO, e da montagem da ópera As Bodas de Fígaro no Theatro São Pedro (SP). Foi finalista do IV Concurso Estímulo Para Jovens Cantores Líricos – realizado em Campinas-SP em 2013, e do X Concurso Villa-Lobos realizado em Vitória-ES, no mesmo ano.
 
 
 
Ficha Técnica
Laura Valladares - Direção artística
Joabe Ferreira - Direção Musical
Elenco
Daniel Marinho - Abul
Alice Árabe - Iskah
Ricardo Abreu - Therak
Talita Oliveira - Shinah
Andrea Vizzotto e Lígia Ishitani - Sacerdotisas
Marco Matthiesen - Rei de Ur
Kuko Moura e Jorge Potyguara - Piano
Coro Operando Sem Batuta
 
 
SERVIÇO
 
Ópera Abul - Teatro Municipal de Niterói
Data: 19 e 20 de Julho de 2017
Horário: Quarta e quinta-feira, às 19h
Duração: 120 minutos
Ingresso: R$ 40,00 (inteira)
Classificação indicativa: Livre
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624
Horário de funcionamento da bilheteria:
• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).
• Ingressos para o espetáculo do dia:
das 10h até o início do mesmo.
• A bilheteria fecha para almoço das 13h às 14h.  
 
Vendas online pelo site Ingresso Rápido:
 
 
 
 
APOIO CULTURAL NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Assessoria de Imprensa – TMN
ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário