terça-feira, 17 de outubro de 2017

CLUBE DO CHORO DE NITERÓI HOMENAGEIA BADEN POWELL, NA SALA CARLOS COUTO, ANEXA AO TEATRO MUNICIPAL DE NITERÓI.

 
 
 
 
 
 
CLUBE DO CHORO DE NITERÓI

HOMENAGEIA BADEN POWELL
 
 
 
 
 
No dia 24 de outubro, a partir das 20h, a Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói, abre suas portas para mais uma apresentação do Clube do Choro de Niterói, que irá apresentar "Baden Powell - do Choro ao Afro-Samba". Baden se notabilizou por seu gigante virtuosismo, elevando o violão brasileiro a um patamar de destaque no mundo inteiro. Compôs várias peças para violão-solo, mas também sambas de enorme destaque no cenário da música popular brasileira.
Nesta homenagem, o Clube traz os holofotes para a obra e o violão deste grande artista, em comemoração dos 80 anos de seu nascimento. O quarteto de bambas que comanda a festa é formado por Paulinho Bandolim (bandolim), Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro).
 
Paulinho Bandolim - bandolim 
 
Fundou o grupo de choro Café Brasil com o qual lançou o disco “Em Terra de Araribóia” em 2013. Representou o Brasil no “HIFA 2007” (Harare International Festival of Arts) no Zimbabue com o duo Focando em Cordas. Participou do projeto “Turunas Cariocas” em Petrolândia-PE, terra natal do violonista João Pernambuco. Venceu o concurso “Jovens Bambas do Velho Samba” em 2010, 2013 e 2014 acompanhando os cantores Maria Menezes, Inácio Rios e Anderson Vaz respectivamente. Em 2009 passou a integrar a Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira onde venceu o concurso de samba-enredo nos anos de 2010, 2015 e 2016.
 
Eduardo Jones - cavaquinho 
 
Apaixonado por choro e samba, segue tocando seu cavaquinho desde 1982 e já tocou com vários músicos, tais como: Aecio Flavio, Mario Pereira, Otaviano Pitanga, Luiz Roberto, Sivuca, Paulo Moura, Zé da Velha, Silverio Pontes, Nelson Sargento, Monarco, etc... Fundou o grupo Cia do Choro. Parceiro de Nelson Sargento – Diz Qui Tá e Canta Meu Povo (inéditas). Tocou no carro de som da Portela, no 1º ensaio técnico do Sambódromo e na Noite das Campeãs em 1984. Participou do embrião do Clube do Choro de Niterói em 2013, na Cantareira.
 
Leo Fernandes - violão de 7 cordas 
 
Integrante do Grupo Café Brasil, que lançou em 2013 o cd “Em terra de Araribóia”, com participações de Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, entre outros grandes nomes do choro, contendo ainda texto de Zé Paulo Becker. Foi integrante do Trio de Couro e Cordas, com o qual participou de duas turnês pela Noruega. Com o Duo Focando em Cordas representou o Brasil no HIFA, festival internacional de artes no Zimbabue, África. Acompanha atualmente cantores da nova geração do samba, como Mingo Silva, André da Mata e João Martins. Participou de alguns projetos de samba, onde acompanhou artistas como Luiz Carlos da Vila, Diogo Nogueira, Monarco e Almir Guineto.
 
Diogo Barreto - pandeiro 
 
Aos 18 conheceu o músico Silvério Pontes, que lhe apresentou ao choro. Apresentou-se no Democráticos, tradicional casa da Lapa, com Marcos Sacramento, Zé da Velha e Silvério Pontes. Acompanhou diversos sambistas como Monarco, Sombrinha, Wanderlei Monteiro e Luiza Dionizio, com quem participou dos programa Som Brasil em homenagem ao cantor e compositor Arlindo Cruz. Atualmente se apresenta em importantes casas noturnas do Rio de Janeiro integrando o grupo dos cantores Taís Macedo e Roberta de Recife, entre outros.
 
 
 
 
O Clube do Choro de Niterói 


 
 A música niteroiense sempre foi motivo de orgulho para a cidade, que sempre possuiu notória vocação para cultivar o choro, revelar e abrigar grandes músicos e compositores deste gênero. O Clube do Choro de Niterói é um movimento criado com a ideia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Sua fundação ocorreu em 28 de janeiro de 2013, com a presença dos músicos Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão), Diogo Barreto (pandeiro), Phelipe Ornellas (cavaquinho), Eduardo Jones (cavaquinho), Marcílio Lopes (bandolim), Wellington Krepke Duarte (violão de 7 cordas), Denise Coimbra (violão).
 
 
 
SERVIÇO
 
Clube do Choro de Niterói "Baden Powell -
do Choro ao Afro-Samba"
Data: Terça-feira, 24 de outubro de 2017
Horário: 20h
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Local: Sala Carlos Couto
(anexa ao Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de novembro, 35 –
Centro, Niterói, RJ, BRASIL 
Tel: (21) 2620-1624 .
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 


 
 
 
 
 
 
FONTE:
Assessoria de Imprensa – TMN
ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário