quinta-feira, 12 de outubro de 2017

CONVITE PARA SOLENIDADE DE POSSE DO ACADÊMICO PHABRICIO PETRAGLIA, NA ANL.


 
 
 
 
 
 
CONVITE DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS Fundada em 11 de junho de 1943 
 
 
 
 
 
 
A Presidente da Academia Niteroiense de Letras, Márcia Maria de Jesus Pessanha orgulhosamente, convida para a Sessão Solene de Posse do Acadêmico Phabricio Petraglia, na Cadeira 21, patronímica de Luiz Antônio da Silva Santos foram antecessores da Cadeira: Serafim Silva; Arídio Fernandes Martins; Roberto Pereira dos Santos; José Martins de Araújo Junior; Carlos Tortelly Rodrigues Costa; José Hermínio Guasti e Geraldo Freitas Caldas.
 
A saudação ao novo imortal será proferida pelo acadêmico Waldenir de Bragança.
 
A cerimônia dar-se-á no dia 18 de outubro de 2017, às 18 horas.
 
No Hotel H Niterói, Rua Dr. Paulo Alves, 14, Ingá, Niterói, RJ, Brasil.
 

 

Convite oficial
 
 
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE PHABRICIO PETRAGLIA
 
 
 
 
 
 
 
Phabricio Petraglia é niteroiense de Icaraí, além de escritor e poeta também é ator, compositor, jornalista, bacharel em Direito, Tabelião Substituto e Técnico em Transações Imobiliárias.

Concluiu o Ensino Médio no Colégio Pio XI e se formou ator pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Também cursou Jornalismo pela Estácio e Direito pela UNILASALLE.

A paixão pela escrita nasceu quando estudava teatro e descobriu os textos de Shakespeare, mas foi na faculdade de jornalismo que o jovem Phabricio Petraglia escreveu sua primeira poesia. Com apenas 18 anos o autor viu despertar seu lado literário e poético. Em “Dois”, seu primeiro livro publicado, Phabricio apresenta 55 poesias escritas ao longo dos últimos cinco anos.

Em 2014 é condecorado com a Medalha Tiradentes pela longa contribuição com a cultura de nosso Estado.

Como ator formado pela Casa de Artes de Laranjeiras está matriculado sob o Reg. Prof. Art. SATED 03557 serie 142 DRT/RJ atuou em diversas peças teatrais, entre elas: “As Três Irmãs” – de Anton Tchekhov, “Querô” – de Plínio Marcos e “Homem Super-Homem” – de George Bernard Shaw.

O universo teatral foi extremamente enriquecedor a sua sensibilidade musical, logo se viu compondo músicas. Foi na composição de Sambas-Enredo que mais logrou destaque ao figurar, por 2 anos consecutivos, entre os finalistas de duas Escolas de Samba do nosso Estado: G.R.E.S. Estácio de Sá e G.R.E.S. Beija-flor.

Condecorado Cavaleiro e Comendador da Ordem Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubtischek e por sua responsabilidade direta por mais de 200 funcionários, recebeu o título de “Personalidade do ano” pela ABHM.

Apesar de todas as atividades que desenvolve Phabricio ainda se engaja em fazer atividades filantrópicas de causa humanitária, doações a programas e Instituições Promotoras de Ações voltadas à paz e justiça social pela entidade mantenedora ICHM. Por estes lhe foi concedido o título honorífico de Embaixador da Cultura da Paz e da Justiça pelo ICHM e a Medalha Sergio Vieira de Melo.

A poesia teve início em sua vida aos 18 anos e ele desenvolve-se cada vez mais neste campo da cultura onde espera não mais parar.

 

OBRA:

"DOIS" contém 96 páginas e foi publicado em 2016, pela editora Nitpress de Niterói.

"O livro Dois, Phabricio Petraglia, brinda os leitores com 94 poemas em 96 páginas. A orelha traz uma comovente declaração da atriz Fernanda Montenegro para o jovem poeta. A obra fere três feras dessa era virtual: o consumo visual pela auto adulação; o discurso político sofista e totalitário; e o viés neoparnasiano delirante das “análises” postadas diariamente nas redes sociais. Em essência, trata da velha e boa condição humana diante de sucessos e fracassos, esperança e desespero, com uma sinceridade tocante e uma cadência rítmica vibrante, um staccato pregado acima das notas de nossas vidas transformadas em melodia".  Sinopse extraída do site da Editora Travessa do Rio de Janeiro.

 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário