quarta-feira, 15 de novembro de 2017

VII SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO EM MAGÉ.

 
 
 


 
 
A Semana Fluminense do Patrimônio é um evento anual, organizado por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões.
 
Mais uma vez, o Município de Magé participou do evento através da Comissão Pró-Memória da OAB - Magé, sob a presidência do  advogado e historiador Dr. Antônio Seixas, que proferiu a palestra “Patrimônio Arqueológico do Município de Magé”.
 
A maior ausência foi a do próprio poder público já que faltaram ao evento os representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Magé, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Magé e da Fundação Educacional e Cultural de Magé.   
 
O Patrimônio Arqueológico do Município de Magé abrange desde sítios pré-coloniais, especialmente sambaquis e “cerâmicos”, até ruínas históricas como os vestígios da extinta Vila de Estrella (1846-1892) e as ruínas da Capela de Sant’Anna do Iriry, erguida em 1737.
Para a apresentação utilizou-se do recurso de Datashow, em que foram exibidas fotografias e tabelas acerca dos bens arqueológicos existentes, identificando as áreas de maior potencial arqueológico no Município de Magé e os desafios de sua preservação diante do licenciamento ambiental.
 
Abordou-se ainda a responsabilidade comum dos governos federal, estadual e municipal quanto à proteção dos sítios arqueológicos, bem como se analisou a legislação existente, os instrumentos de proteção disponíveis e a atuação dos principais órgãos de proteção, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC.
 
 
 
 
INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS
 
 
 
Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
 
Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz
 
Fundação Casa de Rui Barbosa
 
Museu do Meio Ambiente/
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
 
Museu de Astronomia
 
Museu Histórico Nacional
 
Museu Nacional/UFRJ
 
Acompanhe a VII Semana Fluminense do Patrimônio:
 
 
 
events=palestra-o-patrimonio-arqueologico-de-mage 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário