terça-feira, 5 de dezembro de 2017

CABINE INDIVIDUAL OBRA DA ESCRITORA GRACINDA ROSA É O LIVRO EM DEBATE PELO CLIC EM 14 DE DEZEMBRO, NO BIZU, BIZU - RESERVA CULTURAL.


CABINE INDIVIDUAL

OBRA DA ESCRITORA GRACINDA ROSA
 
 
 
 
 
Será o livro em debate no Bizu Bizu, Reserva Cultural de Niterói, no dia 14/12/2017, às 19h. ENDEREÇO: Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ.
 


SINOPSE


Quando, finalmente, na segurança da cabine do carro leito em que me instalara, acompanhei os ruídos e os solavancos característicos da partida do trem, pude sentir certo alívio. Ele foi se afastando, lentamente no início e depois tomando o ritmo acelerado que manteria por longo tempo. Seu deslizar pelos trilhos era suave, macio, causando apenas um leve balançar que mais parecia um embalo. Passaria toda a noite ali, sentada naquela poltrona, viajando ao encontro do desconhecido.

Em Cabine Individual, volta Rosa, agora mais madura, contando seu caso de amor com Hélio. Por ele e para estar com ele, que fora morar em São Paulo, Rosa tira um mês de férias e parte numa viagem de trem, numa cabine individual. Ali, no balanço do trem, e na cabine individual, Rosa vai relembrando tudo que aconteceu com ela e Hélio, desde que se conheceram.  
 
Após a chegada de Rosa em São Paulo,  a narração se modifica. Rosa agora está vivendo o presente com seu amor Hélio. Foi feliz por quase 30 dias. Um pouco antes de completar esse período  (Rosa não pediu demissão do trabalho, apenas férias; era preciso se certificar se esse romance era realmente verdadeiro antes de romper com todos os laços que a ligavam a sua família e a sua cidade), Hélio a desapontou.  Rosa descobre que ele a traía num bilhete deixado pela outra em seu paletó, quando o esvaziava para mandar para a lavanderia. E assim Rosa deixa São Paulo e Hélio,  retornando para sua cidade numa viagem de trem, numa cabine individual. Mais um amor que perdia Rosa. 


A autora mais uma vez me deixa atônita por me ver ali, em situação semelhante, ao me entregar ao amor com a mesma coragem de Rosa de Cabine Individual.

 


MORAL DA HISTÓRIA:


Penso que eu, assim como a “Rosa”, temos uma outra capacidade além da de amar, que é a capacidade de sonhar. Talvez por isso mesmo, nós sejamos felizes com nossos amores feitos de sonho, inocentes, platônicos,  já que no amor real  surgem a todo momento aqueles incômodos obstáculos, que afastam de nós nossos amores. (A. Ellias)
 



Publicação/Edição: Nitpress. 80 p. 2007.



Sobre a Obra: 
 
"Gracinda Rosa lançou-se (de peito aberto com seu Pequenos Amores, apresentação corretíssima de Sônia Peçanha e Cyana Leahy). Agora nos traz uma experiência coloquial, ao mesmo tempo feliz e decepcionante. Mas, sem quaisquer exageros, e mediante uma linguagem de estilo cauteloso e leve, ela irrompe fronteiras de preconceitos e renova o inevitável - desejo, paixão, desengano. "

...Já era tarde para qualquer esperança. Tinha que dar um basta às ilusões."




COMENTÁRIOS
 
 
 

"Gracinda Rosa tem, nos seus escritos, uma ardência de juventude, embora estabeleça uma feliz convivência com a maturidade. Lemos seus romances com imensa ternura" (Renato Augusto Farias de Carvalho).



 














Renato Augusto Farias de Carvalho
é escritor, poeta e Membro da ANL
e do CFHL. 
**********************************************
 
 
"Gracinda Rosa é uma escritora expressiva, dinâmica e talentosa, merece ser lida por todos os escritores e leitores afins, seus textos são escritos com simplicidade e coerência, são do tipo que seguram o leitor do começo ao fim.  Deixo uma sugestão, aos que ainda não a conhece, leiam os livros da importante escritora e vocês verão que digo a verdade.
 
Outra observação muito importante: Além do imensurável talento, a professora tem o coração afável e caridoso, nunca negou ajuda a ninguém, todos que a procura sempre tem o resultado positivo. Somos testemunhas em várias situações, principalmente, literárias.
 
Portanto, ela merece sim, ser lida e apreciada. Esta revista cultural parabeniza ao egrégio grupo CLIC - CLUBE DE LEITURA DE ICARAÍ, por trazer o romance "Cabine Individual" de Gracinda Rosa, para ser debatido, no Bizu Bizu - Reserva Cultural em 14 de dezembro. PARABÉNS!"
 
Texto reproduzido no Facebook do Focus Portal Cultural
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ALBERTO ARAÚJO
Editor do Focus.
 
 
 
 
 
 
GRACINDA ROSA - ESCRITORA

 
 

UM POUCO SOBRE GRACINDA ROSA
 
 
Acadêmica escritora professora Gracinda Rosa nasceu em Engenheiro Passos, no município de Resende (RJ) em 1933, passando a residir em Niterói a partir do ano 1945.

Formou-se professora no Instituto de Educação de Niterói e fez o Curso de Pedagogia na antiga Faculdade Fluminense de Filosofia. Na UFF, completou o Curso de Jornalismo e o Mestrado em Educação. Foi professora primária e de ensino médio. 


 


Como escritora, publicou "Pequenos Amores" (contos) em 2005; o romance "Cabine Individual", em 2007; em 2012, "Olhando para trás" (memórias), e "Fui Professora", em 2013, pela editora Nitpress.
 
Membro da Academia Niteroiense de Letras, da Associação Niteroiense de Escritores (ANE), dos Escritores ao Ar Livro e do  CLIC - Clube de Leitura Icaraí. 

 


 LIVROS DE GRACINDA ROSA
 
 
 
 
 
 
VALE A PENA VER DE NOVO
LANÇAMENTO DO LIVRO
FUI PROFESSORA
DE GRACINDA ROSA
 
 
 
(CLICAR NA SETA PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
 
 


DO ENCONTRO

 
 
 
Primeiro momento, acontecerá o debate do livro Cabine Individual da Gracinda Rosa  e, depois da leitura, será a vez do AMIGO SECRETO, o qual acontecerá da seguinte maneira: para participar da brincadeira, o integrante leva como presente, um livro novo de sua preferência, para ser  sorteado na hora.
 
Em seguida faz-se  um sorteio e uma brincadeira que consiste em poder "roubar" o livro do colega anterior. 
 
 
 
 
 
 
 
VISITE O BLOG DO CLIC -
CLUBE DE LEITURA DE ICARAÍ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário