sábado, 9 de dezembro de 2017

REGISTROS DE MEMÓRIA - MOMENTOS DA PRÁTICA ACADÊMICA OBRA RECENTEMENTE, PUBLICADA PELA PROFESSORA, ESCRITORA, ACADÊMICA ENEIDA FORTUNA BARROS É A OBRA INDICADA PARA ABRILHANTAR A VITRINE DO FOCUS PORTAL CULTURAL DURANTE O MÊS DE DEZEMBRO DE 2017.

 
 
 

 
Caros leitores foculistas, permitam-me uma pequena observação pessoal: fui agraciado recentemente, com a publicação REGISTROS DE MEMÓRIA - MOMENTOS DA PRÁTICA ACADÊMICA da professora, escritora, acadêmica Eneida Fortuna Barros, a autora concedeu-me a preciosa obra, na noite da solenidade de posse da diretoria do IHGN e o devorei de uma vez em um só dia. Claro, é uma força de expressão, que estou falando, não se pode sair por aí devorando livros, isto é, comendo-os. Li suas páginas com a máxima brevidade.




REGISTROS DE MEMÓRIA - MOMENTOS DA PRÁTICA ACADÊMICA é publicado pela Parthenon Centro de Arte e Cultura.



Luiz Carlos Lessa assina o prefácio do livro e a professora, escritora Dalma Nascimento subscreve o Prefácio da Editora.  O tomo servirá de referencial aos jornalistas, escritores e acadêmicos, pois transmitem documentos práticos. As funções predominantes nos textos são de caráter científico, pois trazem em suas 116 páginas, subdivididos em 15 selecionados discursos de seu exercício acadêmico, são aprofundamentos em lembranças intelectuais extraídos do acervo da escritora, os quais foram expressos durante a sua trajetória em tribunas e outras solenidades comemorativas em que Eneida Fortuna Barros participou.



Portanto, a obra pela riqueza de informações, pelas significativas expressões, pela essência consistente literária e pela oralidade intelectual é o livro indicado na Vitrine do Focus Portal Cultural.
 

 

PALAVRAS DA AUTORA
ENEIDA FORTUNA BARROS
Publicadas na quarta capa
do seu livro.
 
O presente livro compõe-se de quinze textos, escolhidos com o propósito de apresentar significativas expressões de experiência acadêmico-cultural fluminense, realizadas em circunstâncias diversas. Incluem-se quatro diferentes modos de ser da escrita: posse - recepção - cerimônia - comemoração. Os textos, inicialmente proferidos em solenidades públicas, estiveram sob a natural influência de reação do público, ante o desempenho do orador.
Agora, uma vez impressos, passam a outro caráter, indicando uma imagem mais rica, própria de escrita - a da sua realidade particular.
Em silêncio pensamentos, vindos do interior da combinação das letras, recriam um momento poderoso e único da existência, que abre horizontes.
 Esse é o momento da leitura.
Que o registro dessas Práticas acadêmicas possa despertar, no leitor, o prazer da leitura, a medida da história e o valor humano de cada trabalho publicado.
Eneida Fortuna Barros.
Caros Foculistas, caso queiram adquirir  a obra através do e-mail:
 
 
 
 
 

 
 

 

 

UM POUCO SOBRE ENEIDA FORTUNA BARROS

 
 
 
A niteroiense Eneida Fortuna Barros, professora, escritora acadêmica. É filha de José da Costa Barros e da professora Albertina Fortuna Barros, a qual substituiu na Cadeira nº 19 da Academia Fluminense de Letras, Patrono Felisberto de Carvalho.
 
Bacharelou-se em Línguas neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Distrito Federal (UDF) - atual UERJ. Fez o licenciado na Faculdade Fluminense de Filosofia.
 
Tem o curso de Mestrado em Teoria literária da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído sob a orientação do Professor Eduardo Portela.
 
É vice-presidente da Academia Fluminense de Letras. Membro Honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói - IHGN. Sócio efetivo da Associação dos Professores Inativos da UFF - ASPI-UFF. Pelo trabalho dedicado ao magistério - UFF foi homenageada em 1985 com a medalha Felisberto de Carvalho, oferecida pela Câmara Municipal de Niterói.
 
Em 2015, a medalha José Cândido de Carvalho, também pela Câmara Municipal de Niterói. Escreveu prefácios e trabalhos literários em jornais e na revista Linguagem do Instituto de Letras da UFF, na Revista da Academia Fluminense de Letras, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, em o Prelo, da imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, e em Littera, revista para professor de português e de literatura de língua portuguesa.
 
 
ALGUNS MOMENTOS
EM QUE ENEIDA ESTEVE PRESENTE
 
 
 
 
 

Eneida Fortuna Barros
em saudação na AFL.
 
Eneida no Centro Cultural
Maria Sabina.
 
Eneida, ladeada de Acirea Rodrigues,
Carlos Mônaco e Aníbal Bragança.
 
Eneida e Marcos Lucchesi.
 
Eneida em outro encontro no CCMS.
 
Eneida com acadêmicas na ANL.
 
Eneida e a jornalista Claudia Cataldi.
 
Eneida e Juber Baesso.
 
Eneida os acadêmicos
Marcia Pessanha, Waldenir de Bragança
Waldeck Carneiro e José Haddad.

 
 
 
 
 
AGRADECIMENTO DA PROFESSORA
 ENEIDA FORTUNA BARROS
 
 
 
Alberto, agradeço-lhe muito ter sido escolhida para a vitrine do focus portal cultural de dezembro desse ano. A postagem do livro está excelente e a repercussão muito boa. Abraços.
 
 
 
 
 
RESPOSTA DO EDITOR
ALBERTO ARAÚJO
 
 
 
Olá, prezada amiga Eneida, que bom que você gostou da surpresa, seu livro é maravilhoso, muito literário e tem uma expressão magnífica, devorei todo ele é um só dia, rs...rs... Adoramos tudo, os prefácios da professora Dalma Nascimento e do Luis Carlos Lessa são lindos. PARABÉNS  e SUCESSO sempre.
 
Abraços do ALBERTO ARAÚJO.
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário