terça-feira, 30 de janeiro de 2018

LIVRO "ANTIGAMENTE É QUE ERA BOM: A FOLIA NITEROIENSE ENTRE 1900 E 1986" TRAZ FATOS DE OITO DÉCADAS DO CARNAVAL DE NITERÓI.

 
 



 
 

O livro Antigamente é que era bom: A folia niteroiense entre 1900 e 1986 (Selo Niterói Livros), será lançado no dia 5 de fevereiro, segunda-feira, às 18h, no Solar do Jambeiro, ao som de animadas marchinhas de carnaval.
 
Fruto do trabalho meticuloso dos historiadores Leandro Silveira, Matheus Tavares Viug e Winnie Delmar de Souza Silva, o livro, através de fotos, entrevistas e artigos de jornais e revistas, faz um inédito passeio pela folia niteroiense e traz fatos e curiosidades sobre oito décadas de história do carnaval da cidade, mostrando a tradição da festa de Momo no município, desde os tempos do entrudo, dos corsos, dos banhos de mar à fantasia, até a formação do carnaval mais contemporâneo, com cordões e blocos carnavalescos, bailes nos clubes e chegando ao sucesso do segundo maior carnaval do Brasil, como era considerado o desfile das escolas de samba de Niterói. O trabalho aborda também a alegria e a originalidade dos foliões do tradicional carnaval de rua.
 
 
 
 
 
 
 
Estamos fazendo uma volta ao passado para mostrar que não é de hoje que Niterói sabe fazer samba, ressalta Leandro Silveira, um dos autores.
 
Para o Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, a Secretaria e a Fundação de Arte de Niterói (FAN), por meio do Selo Niterói Livros, cumprem seu papel com a publicação da obra, ao investir em novos pesquisadores e contribuir para a construção da memória da cidade.
 

 
 
 

 
 

Durante o lançamento, haverá a apresentação musical do grupo Coisas da Antiga, sob o comando do cantor e cavaquinhista Cacau Campos.
 
 
 
Sobre os autores:
 
 
 
 
Leandro Silveira é Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2012). Licenciado e bacharel em História pela mesma instituição (2008). É professor de História no Liceu Nilo Peçanha, em Niterói. É pesquisador de samba e carnaval e atua como comentarista no quadro ‘Tudo Sobre Samba’, no Programa Tarde Nacional da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
 
Matheus Tavares Viug é licenciando e bacharelando em História pela Universidade Federal Fluminense. Flamenguista, compositor e apaixonado por carnavais.
 
Winnie Delmar de Souza Silva é formada pela Universidade Unilasalle em História- Licenciatura (2013). Pós-graduada em Educação Infantil (2016) e atua como porta-bandeiras.
 

 
 


 
 
 
 
SERVIÇO


 
Lançamento do livro
Antigamente é que era bom:
A folia niteroiense entre 1900 e 1986.
(Selo Niterói Livros)
Com apresentação musical do grupo
Coisas da Antiga
Data: 05 de janeiro de 2018, segunda-feira
Horário: 18 horas
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195,
São Domingos - Niterói - RJ.
Classificação etária: livre
ENTRADA FRANCA
 


 
 
Crédito das fotos:
A capa do livro (Leo Zulluh)
 
 



 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO





 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN

Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 
 
 

Um comentário:

  1. O livro sobre o Carnaval de Niterói é de uma grandeza... Os autores, jovens e estudiosos, prepararam material com pesquisa e cuidados excelentes. Consideramos que foi muito bom não ter escrito esse mesmo livro, que esses historiadores realizaram trabalho excelente. Beatriz e Sérgio Chacon.

    ResponderExcluir