quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PONTOS DE CULTURA DE NITERÓI INICIAM AS ATIVIDADES.

 
 
 
 

A diretora da FAN, Roberta Martins, fala com os representantes dos Pontos de Cultura de Niterói
 
 
 
 
A Secretaria Municipal de Cultura/FAN, por meio da Rede Cultura Viva Niterói, em encontro realizado na tarde desta terça-feira (17.01), no MACQUINHO, no Morro do Palácio, apresentou oficialmente, os cinco pontos e o pontão de cultura que foram selecionados para receber recursos a fim de desenvolver as suas atividades ao longo do ano de 2018. 


 
 
 
O Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, deu boas vindas aos presentes e destacou a lisura e transparência do processo para a seleção de cada um dos Pontos de Cultura de Niterói. “O Edital contou com uma banca totalmente independente, que levou em conta o mérito, o trabalho, a relação com a arte e a comunidade de cada um dos selecionados”, afirmou. 
 
De acordo com o Secretário, o Cultura Viva terá, em Niterói, um trabalho contínuo, fazendo parte de uma política de governo e de cidade. Gomes ressaltou ainda a importância do diálogo entre o poder executivo e os fazedores de cultura do município, fortalecendo cada vez mais o setor cultural em Niterói. 
 
Os Pontos de Cultura escolhidos são: Memória e Fotografia Pública: preservação e disponibilização do acervo histórico da Sociedade Fluminense de Fotografia; Din.Down.Down - Gingas Acessíveis; Olodu’mirim; Ponto Vivo; e Ponto de Cultura Tradicional do Quilombo do Grotão. E a MostrARTE Niterói é o Pontão de Cultura. 
 
Cada Ponto de Cultura receberá o apoio de R$ 60 mil e o Pontão de Cultura receberá o aporte de R$ 150 mil, a serem investidos em 2018. A utilização dos recursos potencializará as ações dos projetos selecionados, contribuindo para a sua sustentabilidade, crescimento e visibilidade. 
 
Para a diretora de Cidadania, Diversidade e Territórios da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins, é muito importante um trabalho integrado entre os Pontos de Cultura. "Nosso objetivo não é apenas fomentar o trabalho de cada um individualmente, ações essas que já são sólidas, mas sim fortalecer uma rede de cidadania, que irá fortalecer outros fazedores de cultura na cidade", disse Martins. 
 
Já Verônica Nascimento, Superintendente dos Pontos de Cultura do Estado do RJ, afirmou que a troca de experiências entre os projetos selecionados é fundamental. "Dialoguem, construam um calendário de conversa, um intercâmbio entre os trabalhos de vocês, assim vamos fortalecer a rede Cultura Viva", destacou. 
 
Durante o encontro, cada um dos pontos vencedores do Edital apresentou o seu grupo cultural e sua proposta de trabalho que será realizada com o recurso do convênio. 
 
Para Renato da Costa, o Renatão, responsável pelo Quilombo do Grotão, ser um ponto de Cultura vai, acima de tudo, trazer visibilidade ao trabalho que todos os selecionados já desenvolvem. "De portas abertas, o Quilombo espera, com esses novos parceiros, articuladores culturais em seus territórios, ampliar a Cultura Negra por toda a cidade", diz. 
 
A Rede Cultura Viva Niterói é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria municipal das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, e o Governo Federal, através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural – SCDC, do Ministério da Cultura. O programa mapeou toda a produção cultural da periferia da cidade, com o objetivo de aumentar a interlocução entre a Prefeitura e as ações realizadas em nível local. 
 
 
Saiba um pouco mais sobre os projetos escolhidos: 
 
 
 
1. PONTO DE CULTURA TRADICIONAL DO QUILOMBO DO GROTÃO
 
Capoeira, dança de roda, jongo e roda de conversa sobre a história do artesanato indígena de Niterói são algumas das atividades que serão oferecidas às comunidades da região pelo Ponto do Quilombo do Grotão, uma comunidade tradicional, remanescente de quilombo e símbolo de resistência cultural e ambiental.
 
2. PONTO VIVO
 
Com mais de 25 anos em Niterói, a BEM TV atua na democratização e acesso às novas tecnologias para diferentes grupos e indivíduos, possibilitando que eles possam registrar e contar suas histórias, em sintonia com os objetivos da Política Nacional de Cultura Viva.
 
O Ponto Vivo é a oportunidade de desdobramento do trabalho da Bem TV, proporcionando a realização de oficina na área de mídias digitais, com a participação de 30 jovens de comunidades nas quais a BEM TV atuou.
 
Entre as novidades para o ano, está o lançamento de um aplicativo com informações sobre as favelas de Niterói. História, localização, imagens e vocações fazem parte do conteúdo desta ferramenta, que será disponibilizada para download, gratuitamente.
 
3. MEMÓRIA E FOTOGRAFIA PÚBLICA: PRESERVAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÂO DO ACERVO HISTÓRICO DA SOCIEDADE FLUMINENSE DE FOTOGRAFIA
 
Fundada por Jayme Moreira de Luna, em 1944, para ser uma instituição voltada a difundir e ensinar a arte fotográfica e sua técnica, a Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), com mais de 70 anos de serviços à população niteroiense, tem em seu histórico importantes mostras e exposições, inclusive no exterior, e é responsável por publicações como a SFF-Foto Revista.
 
Como Ponto de Cultura, tem como objetivo promover oficinas sobre fotografia e suas utilizações sociais (oficina de conservação de fotografia e autorretrato tátil). Entre as ações previstas, estão a disponibilização do acervo fotográfico da SFF, além da realização de um ciclo de debates sobre imagens fluminenses.
 
4. DIN.DOWN.DOWN – GINGAS ACESSÍVEIS
 
Promove ações de valorização da diversidade cultural e étnica, com foco no atendimento à pessoas com deficiência, através de uma série de atividades baseadas nas temáticas de "acessibilidade" e da "cultura de matriz africana", articuladas sob três eixos de ação: informação, formação e comunicação.
 
São realizadas oficinas e aulas de capoeira, samba de roda e maculelê, capacitação direcionada à captação de recursos e do Método Din.Down.Down.
 
5. OLUDU' MIRIM
 
Projeto do bloco afro cultural Olodumaré, o Olodu'mirim é um valioso novo ponto de cultura de Niterói. Assim como a sua matriz baiana, a entidade niteroiense se propõe a desenvolver a consciência de cidadania e preservação da cultura negra, oferecendo um saber afro brasileiro e novas formas de conhecimento para além dos transmitidos pelo sistema formal de ensino.
 
Ao promover o primeiro contato da criança com instrumentos de percussão, o Olodu'mirim desperta o interesse dos alunos para a música e a diversidade cultural brasileira. Ensaios semanais itinerantes, oficinas de percussão e balé afro para crianças, são algumas das atividades propostas pelo Olodu'mirim para os próximos doze meses.
 
6. PONTÃO DE CULTURA | MOSTRARTE
 
Feira de artes com palestras, debates e apresentações artísticas de grupos musicais e culturais dos pontos de cultura da cidade. Essa é uma das novidades do Pontão de Cultura de Niterói: o MostrArte, um projeto de incentivo à arte e cultura, realizado pelo Espaço Cultural da Grota (ECG), entidade reconhecida pelas ações voltadas para promoção da cidadania, através da cultura, música, arte e educação.
 
Em 2018, o Pontão vai promover oficinas, palestras e debates com o intuito de garantir o consumo cultural e fomentar o protagonismo artístico no município. O objetivo é promover o intercâmbio com pontos de cultura da cidade, para incentivar manifestações artísticas e o estímulo do público estudantil, tanto de escolas públicas, quanto privadas.
 
Para fomentar ainda mais a troca de experiências com os demais pontos e a sociedade, serão realizadas atividades no próprio ECG e em seu anexo, localizado no Centro de Niterói, como também nos equipamentos culturais da cidade, como o Teatro Popular Oscar Niemeyer, a Sala Carlos Couto e o Solar do Jambeiro. 
 
 
Nas fotos: A diretora da FAN, Roberta Martins, fala com os representantes dos Pontos de Cultura de Niterói (crédito: Leo Zulluh)
 
 

 
A diretora da FAN, Roberta Martins, fala com os representantes dos Pontos de Cultura de Niterói.
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário