quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

NITERÓI DO PASSADO. ALGUMAS FOTOGRAFIAS EXTRAÍDAS DE SITES NA INTERNET. É BOM RELEMBRAR!


Niterói é um município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, Região Sudeste do Brasil. Foi a capital estadual, como indicado pela sua coroa mural dourada, exclusiva de capitais, entre 1834-1894 e novamente entre 1903-1975.

Com população estimada em 499.479 habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2016, e uma área de 129,3 km², integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e ostenta o mais elevado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do Rio de Janeiro e o sétimo maior entre os municípios do Brasil em 2010. Individualmente, é o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e aparece na 13ª posição entre os municípios do país segundo os indicadores sociais referentes à educação.

Foi capital estadual fluminense até a fusão entre os estados do Rio de Janeiro e da Guanabara em 1975. Distância de 15 km da Cidade do Rio de Janeiro, e possui como acessos a Ponte Rio–Niterói e Avenida do Contorno, ambas trechos da BR-101, a Alameda São Boaventura, trecho urbano da RJ-104, a Avenida Everton Xavier, trecho urbano da RJ-108.

Também se pode chegar à cidade por meio das linhas de ferry conhecidas como barcas. A cidade é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Estado do Rio de Janeiro, sendo a 12ª entre as 100 melhores cidades brasileiras para se fazer negócios.[12] Niterói vem registrando um alto índice de investimentos na cidade, principalmente imobiliários e comerciários, advindos tanto da herança de ter sido a capital estadual, como por sua proximidade geográfica com a Cidade do Rio de Janeiro. Absorve um intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo offshore na Bacia de Santos e da Bacia de Campos. Escritórios de serviços especializados, hospitais, universidades, museus e shopping-centers proporcionam opções de entretenimento às famílias e pessoas. Ao mesmo tempo, o município está absorvendo uma série de investimentos industriais importantes nos setores ligados à cadeia produtiva de petróleo e gás. Destaca-se a reinauguração de estaleiros, com a reforma e a manutenção de plataformas e estruturas offshore, além da construção de embarcações para o transporte de passageiros.

Segundo dados do IBGE de 2010, o produto interno bruto nominal de Niterói foi de 11,2 bilhões de reais, figurando como o quinto município com maior produto interno bruto do estado, depois da capital fluminense, de Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes e Macaé, além de ser o 45º município mais rico do Brasil.  Somente, no setor de petróleo, a região responde por 70 por cento do parque instalado estadual do setor, concentrando desde empresas de offshore a estaleiros. A cidade é o segundo maior empregador formal do Estado do Rio de Janeiro, embora ocupe o 5º lugar quanto ao número de habitantes, que correspondem a 4,11 por cento do total da população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.


Niterói possui o melhor índice de desenvolvimento humano do Estado e o terceiro do país de acordo com estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas em junho de 2011, que também classificou Niterói como "a cidade com população mais rica do Brasil", por possuir 30,7 por cento dela inserida na classe A. Considerando as classes A e B, Niterói também aparece em primeiro lugar, com 42,9% de sua população inserida nessas classes. Está entre as cidades mais alfabetizadas do Brasil, além de apresentar a menor incidência de pobreza, a população com maior renda mensal per capita e o maior índice de longevidade municipal do Estado do Rio de Janeiro. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, com base no ano de 2014, a cidade encontra-se na 12ª posição nacional apresentando 100% do abastecimento de água tratada. Em relação ao tratamento de esgoto o município aparece na 9º colocação e está entre as 10 cidades que tratam mais de 80% do seu esgoto.






A SELEÇÃO A SEGUIR SÃO

FOTOS DE NITERÓI ANTIGO



O primeiro edifício construído na Praia de Icaraí, 
esquina da Rua que leva o seu nome. 
Foto: Carlos Ruas


Imagem (externa) do antigo Colégio Brasil

Praia da Boa Viagem - Niterói - Antigo.

Antigo Mercado de Peixe São Pedro, 
Rua Visconde do Rio Branco, Centro, 
Niterói, palafitas, 1970


Pedra do Índio em Icaraí - Niterói.

Paço Municipal de Niterói - 1970

Fortaleza Santa Cruz - Niterói

Praça da República - Centro de Niterói

Niterói Antigo Cine Theatro Hotel Imperial - 1970


Niterói: Cine Mandaro, 1942

Barcas na década de 60



Trampolim Praia de Icaraí - década de 1950


Trampolim Praia de Icaraí - década de 1950


Abrigo dos Bondes - Niterói Antiga - 1953

Cine Rex - 1970

Prefeitura Municipal - Prédio Antigo



Antiga Secretaria de Educação
(Hoje, funciona a Academia Niteroiense de Letras).


Atracando na Praça XV, no Rio, 
a Barca indo de Niterói em 1950. 

Ônibus circular - Praia de Icaraí.

Niterói - Av. Feliciano Sodré, Loja Maveroy-1960_
foto-acervo-Niterói-Antigo-Facebook.



Museu do Ingá - Niterói - RJ

Barcas antigas.



Liceu Nilo Peçanha - Niterói - RJ.

Monumento na Praça da República- Centro.


Entrada do Cine Niterói (antigo Cinema Odeon), 
Rua Visconde do Rio Branco, Centro, Niterói, 

Detalhe do Antigo Edifício da Cia Cantareira 
de Viação Fluminense na década de 50.

Antigo Prédio da Estação das Barcas de Niterói. Centro, 1958. 
Foto Almiro Baraúna.

Antigo Mercado Municipal Feliciano Sodré


Alberto Araújo na Praça da República de Niterói
no ano de 2010.




APOIO NA DIVULGAÇÃO












3 comentários: