segunda-feira, 7 de maio de 2018

POSSE ACADÊMICA DO PROFESSOR EDUARDO DE FARIA COUTINHO, DIA 09 DE MAIO DE 2018- (QUARTA-FEIRA), ÀS 17 HORAS, NA ACADEMIA CARIOCA DE LETRAS, NO RIO DE JANEIRO.

(CONVITE OFICIAL - CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA)
 
 
 
UM DOS MAIS RENOMADOS SCHOLARS EM LITERATURA COMPARADA, PH.D. PELA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA, BERKELEY, COM PARTICIPAÇÃO DESTACADA EM CONGRESSOS INTERNACIONAIS. PROFESSOR VISITANTE EM VÁRIAS UNIVERSIDADES DO BRASIL E DO EXTERIOR E PESQUISADOR NÍVEL 1A DO CNPQ.
 
MEMBRO DA UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES (UBE), CONSULTOR CIENTÍFICO DE DIVERSAS AGÊNCIAS DE FOMENTO À EDUCAÇÃO (CAPES, CNPQ, FAPERJ, FUJB), VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LITERATURA COMPARADA (AILC/ICLA), MEMBRO FUNDADOR E EX-PRESIDENTE DA ABRALIC (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA) E EX-VICE-PRESIDENTE DA ANPOLL (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS E LINGUÍSTICA).
 
TAMBÉM FOI DIRETOR-ADJUNTO DE PÓS-GRADUAÇÃO NA UFRJ E MEMBRO DO CONSELHO DE CULTURA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
 
 
 


 


 
 
 
UM POUCO SOBRE EDUARDO DE FARIA COUTINHO
 
 
EDUARDO DE FARIA COUTINHO é Professor Titular Emérito de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde exerceu também, de 1990 a 1994, a função de Diretor Adjunto de Pós-Graduação. É Mestre em Literatura Comparada pela Univ. da Carolina do Norte, Chapel Hill, e Doutor (PhD) em Literatura Comparada pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1983). Além de sua atividade docente na UFRJ, tem sido Professor Visitante em diferentes universidades no Brasil e no exterior (La Habana, Cuba; Córdoba, Argentina; Bochum, Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois-Urbana/Champaign, EUA.
 
 
 
 
 
 
 
 
Foi Vice-Presidente da Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), e membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
 
É membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA), membro do PEN Clube Internacional, Membro da Academia Carioca de Letras e Consultor Científico de diversas agências de fomento à Educação (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB).
 
É pesquisador 1 A do CNPq, e sua principal área de pesquisas é a Literatura Comparada, com ênfase sobre a Literatura Latino-Americana contemporânea.
 
Tem publicado diversos livros, ensaios e artigos em jornais e periódicos especializados no Brasil e no exterior.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: