sábado, 9 de junho de 2018

A SURPRESA CELTA DE MÁRCIA BARROCA TEXTO DA JORNALISTA DYANDREIA PORTUGAL


 


 

 
  

No último dia 7, na sede do PEN Clube do Brasil, no Rio de Janeiro, aconteceu o badalado lançamento da obra literária “Desembrulhando o tempo – Na chama rubra de erotismo celta”, o mais novo livro da poetisa Márcia Barroca.









Com poemas centrados na temática da cultura celta, Márcia encanta, seduz, sensualiza e traz a espiritualidade à tona, evidenciando o sagrado e o mítico. Símbolos ilustram e são inseridos de forma elegante.

Seu envolvente conteúdo – que, diga-se de passagem, me levou para um universo paralelo, me proporcionando uma experiência transcendental - apresenta a autora de maneira excepcional.

Com plena capacidade intelectual, seus versos são maduros e demonstram farto conhecimento técnico e literário.

Há poemas que se definem pela clareza e pelas estruturas linguísticas; há outros que se distinguem pelo que há nelas engajado, de clamor. Os poemas reunidos nesta obra apresentam as duas vertentes. É uma mostra representativa da poética de Marcia Barroca, uma das mais significantes autoras de nosso meio cultural acadêmico.

O prefácio de Dalma Nascimento é, literalmente, um capítulo à parte. Com um olhar apurado, a prefaciadora fala, com propriedade, tudo aquilo que eu gostaria de dizer, mas que, embevecida por tamanho encantamento, me faltam palavras, e, quem sabe, até sagacidade para uma análise tão criteriosa como desta grande crítica literária, que é endossada pelo posfaciante Alfredo Pérez Alencart.
 
 
 
 
 
 
 
 

Enfim, de fato, o livro é uma preciosidade. Nos dias de hoje, em que encontramos tantos pseudopoetas, encontrar Marcia Barroca é uma inenarrável satisfação.

 

 

Por Dyandreia Portugal
                                                            Portal Sem Fronteiras

 
 
 
 
 
 

 

 
 

 
 
 
 

 

LIVRO: DESEMBRULHANDO O TEMPO – NA CHAMA RUBRA DE EROTISMO CELTA

AUTORA: MARCIA BARROCA - PREFÁCIO: PROFESSORA E ESCRITORA DALMA NASCIMENTO E POSFÁCIO: ALFREDO PÉREZ ALENCART -  EDITORA: PARTHENON CENTRO DE ARTE E CULTURA. 1ª EDIÇÃO / 2018 - EDITORA: PARTHENON CENTRO DE ARTE E CULTURA

ISBN: 978-85-5787-055-0

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 






 
 
AGRADECIMENTO DO FOCUS
 
 
 
 
 
 
Focus Portal Cultural parabeniza à escritora Márcia Barroca, pelo importante acontecimento em sua trajetória literária e cultural. Agradece à escritora e jornalista Dyandreia Portugal, pelo envio do texto: A SURPRESA CELTA DE MÁRCIA BARROCA e as fotografias, através das ilustrações tivemos a noção de como foi o lançamento do livro: "DESEMBRULHANDO O TEMPO – NA CHAMA RUBRA DE EROTISMO CELTA" - AUTORA: ESCRITORA: MÁRCIA BARROCA. OBRIGADO!
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário: