sexta-feira, 8 de junho de 2018

ARTISTA MARIA MAIA ABRE EXPOSIÇÃO NO CENTRO CULTURAL PASCHOAL CARLOS MAGNO, DIA 15 DE JUNHO DE 2018 (SEXTA). EXPOSIÇÃO FAZ REFLEXÃO SOBRE CONCEITOS QUE PODEM SER DEIXADOS DE LADO.

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
 
A artista Maria Maia abre a exposição “IDEIAS CAINDO POR TERRA”, no dia 15 de junho, sexta-feira, às 18h, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, no Campo de São Bento. São aproximadamente 40 obras, com técnicas diversas (pinturas e esculturas com técnicas variadas), que têm o intuito de promover a conscientização de aspectos sociais com ênfase no feminino – tão presentes nas vidas das pessoas e, muitas vezes, ignorados por setores dogmáticos da sociedade. A mostra provoca a narrativa de um universo explorado de forma lúdica e elegante, por meio de pinturas – que representam em sua maioria figuras femininas – e esculturas produzidas a partir do pano.
 
 
 
 
 
 
No mundo em que o tradicional conservadorismo dogmático das religiões e políticas premia e alimentam inúmeras formas de preconceitos, as obras clareiam um mundo para percepções de ruptura com fantasia e sonhos da própria artista, por meio dos seus autorretratos.
 
 
 
 
 
 
Com a finalidade de conscientizar o público para um novo mundo, voltado para o bem e para a consciência universal, Maria Maia provoca as questões atuais dos processos sócio-político-culturais, deixando cair por terra os sentimentos ruins que pairam sobre a atmosfera. “Desta forma, exploro a busca do eu interior, que, no momento, o público atual tenta resgatar”, complementa a artista.
 
 
 
As obras de Maria têm como objetivo recuperar a pureza da imaginação, seja através das bonecas de pano – por vezes representando as amigas da artista –, seja pelas personagens femininas pintadas como autorretrato, ou pela boneca de pano com pintura em tinta acrílica feita a mão e com cabelo da própria artista... O fato é que cada trabalho a representa, e representa as mulheres de uma forma geral, os seres humanos, com suas dúvidas, suas imperfeições e suas questões. Além destes trabalhos com figuras humanas, a mostra conta, ainda, com a ‘Performance interativa com TV’, que consiste em um aparelho de TV, fone e um banquinho para que o espectador possa interagir. “Assim, a pessoa é forçada a fazer pelo menos uma pausa no seu dia para contemplação. Do outro lado da tela, eu estarei em meditação e, de uma em uma hora, eu abro os olhos e, encarando o espectador, faço uma pergunta para reflexão”, explica Maria Maia.
 
 
 
 
 
Serviço:
“IDEIAS CAINDO POR TERRA”,
DA ARTISTA MARIA MAIA
Abertura: 15 de junho, sexta-feira, às 18h
 
Período expositivo:
16 de junho a 30 de junho de 2018.
 
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno
– Campo de São Bento
Endereço: Rua Lopes Trovão – s/nº
com Av. Roberto Silveira, Icaraí,
Niterói - RJ.
 
Entrada gratuita
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário