quarta-feira, 20 de junho de 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS DIREÇÃO: EVANILDO BECHARA. LOCAL: CENTRO CULTURAL DO LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS.

 
 
 
 
 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS DIREÇÃO: EVANILDO BECHARA. LOCAL: CENTRO CULTURAL DO LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS, RUA PEREIRA DA SILVA, 322, LARANJEIRAS, RIO DE JANEIRO.
LICEU LITERÁRIO PORTUGUÊS ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO GRATUITO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.
Entre os dias 1º e 30 de junho, o Liceu Literário Português estará com inscrições abertas para o curso gratuito de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA PORTUGUESA. O programa – realizado em convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – é dirigido principalmente, para professores de literatura. Podem concorrer as 40 vagas cidadãos brasileiros e estrangeiros. A prova de seleção será realizada no dia 6 de julho, e o resultado será divulgado no dia 21 do mesmo mês.
 

 
 
 
UM POUCO SOBRE O LICEU PORTUGUÊS
 
 
O Liceu Literário Português é uma histórica instituição de ensino filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1868 por imigrantes portugueses no Rio de Janeiro, no Brasil. Sua sede localiza-se atualmente, na Rua Senador Dantas, em frente ao Largo da Carioca, no centro da cidade. O seu lema é "Deus, Pátria e Liberdade".
 
A história do Liceu está relacionada ao Retiro Literário Português, uma sociedade literária fundada em 1859 no Rio de Janeiro, cujos membros se reuniam periodicamente para ouvir conferências e ler. A 10 de setembro de 1868, um grupo de 28 sócios dissidentes do Retiro, reunidos na rua da Saúde, resolveu desligar-se da associação anterior e fundar uma nova: o Liceu Literário Português. À frente do grupo estavam Manuel de Faria e José João Martins de Pinho, futuro Conde de Alto Mearim. Inicialmente, o Liceu era uma sociedade literária semelhante ao Retiro até que, em 1869, por sugestão do sócio Francisco Baptista Marques Pinheiro, o Liceu passou a ser uma escola de ensino noturno para portugueses e brasileiros. O objetivo da instituição era, assim, difundir a cultura e oferecer oportunidades de ensino, especialmente para os jovens imigrantes portugueses da cidade, que em geral chegavam com pouca instrução ao país, assim como brasileiros. No seu primeiro ano de funcionamento, o Liceu atendeu gratuitamente 94 alunos num edifício da Rua dos Ourives.
 
O Liceu funcionou sucessivamente, em vários locais na Rua da Carioca, Rua dos Ourives e rua Sete de Setembro. Em 1883, foi adquirido um edifício na Rua da Saúde (atualmente Travessa do Liceu), no Largo da Prainha, atual Praça Mauá. O palacete histórico havia pertencido a Felipe Nery de Carvalho e ali havia funcionado a Academia de Marinha. À inauguração da nova sede, ocorrida a 11 de junho de 1884, assistiram vários ministros e personalidades, inclusive o próprio Imperador D. Pedro II. As instalações de iluminação a gás permitiram que fossem oferecidos cursos noturnos, uma novidade à época no Rio de Janeiro. Na sede da rua da Saúde foram ministrados, durante 20 anos, cursos noturnos gratuitos de ensino de 1º e 2º graus, além de cursos livres de astronomia e arte náutica. O próprio Imperador frequentou algumas destas aulas.
 
Para expandir suas atividades, o edifício da Rua da Saúde foi vendido em 1912 e o Liceu, sob a presidência de Faustino de Sá e Gama, se mudou para uma nova sede, localizada na Rua Senador Dantas, no Largo da Carioca. Este sofreu um incêndio em 1932, o que levou o presidente do Liceu, comendador José Raínho da Silva Carneiro, a impulsar a edificação da atual sede, um edifício de nove andares em estilo neomanuelino, com projeto do arquiteto Raul Pena Firme. A inauguração ocorreu a 10 de setembro de 1938.
 
 
Em 13 de dezembro de 2007 foi inaugurado o edifício do Centro Cultural, na Rua Pereira da Silva, 322, nas Laranjeiras, onde passa a funcionar o Instituto de Língua Portuguesa.
 
 
 
INFORMAÇÕES: (21) 2225-0423 ou 2265-1497
ACESSAR AO SITE: www.liceuliterario.org.br 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário