segunda-feira, 4 de junho de 2018

NITERÓI FESTEJA DIA DA RAÇA LUSO-BRASILEIRA, NA PRAÇA DO DESCOBRIMENTO, EM PIRATININGA.

 
 
 
 
 
 
 
O Dia da Raça Luso-Brasileira será celebrado em Niterói na II Festa da Raça, que será realizada no próximo fim de semana, 09 e 10 de junho de 2018, na Praça do Descobrimento, em Piratininga.






 

A programação, que começa com uma festa junina, vai contar com a apresentação de grupos de Dança Quadrilhas, Forró de Pé de Serra, Rancho Folclórico e Folia de Reis. O público presente também será brindado com uma feira de comidas típicas, bebidas e doces.
Para as comemorações deste ano, no sábado haverá a primeira Festa Junina do Descobrimento, abrindo o calendário festivo da Região Oceânica. No domingo, será a vez da Festa da Raça Luís de Camões, que comemora o dia da morte do poeta português, autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da literatura portuguesa.

O evento, que visa reforçar e resgatar as tradições lusitanas em Niterói, é uma realização do Seu Antônio do Cafubá em parceria com a Secretaria municipal de Cultura/FAN.

Dia da Raça Luso-Brasileira - também conhecido como Dia de Portugal; das Comunidades Portuguesas; ou Dia de Camões é comemorado em 10 de junho, dia da morte de Camões (em 1580), e também dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.
 
 
 

 
 

 
 
 
 

As atrações

Sábado, 09

- Apresentações de Grupos de Dança Quadrilhas com alunos de Escolas Públicas Municipais dos bairros Oceânicos.

- Brincadeiras para crianças e adultos;

- Apresentação de Grupo de Forró de Pé de Serra;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Domingo, 10

- Rancho Folclórico Luiz Vaz de Camões do Clube Português de Niterói;

- Concertina da CADEG;

- Folia de Reis Estrela do Oriente de Macaé;

- Apresentação de Grupo de Forró de Pé de Serra;

 
 

Concertina da CADEG – Tocando instrumentos musicais que lembram um pequeno acordeão, com forte presença no folclore de Portugal, o músico Fernando Santos e seu quinteto vão mostrar temas tradicionais da música portuguesa, com letras que remetem ao dia a dia do português imigrante e também daqueles que vivem em sua terra.

 

Rancho Folclórico Luiz Vaz de Camões - Fundado em 06 de novembro de 1982, o Rancho Folclórico conta com 40 componentes e mantêm as tradições portuguesas, através do canto e da dança, levando alegria, animação e descontração para o público. O grupo apresenta, inclusive, marchas que falam sobre a cidade de Niterói.

 

Folia de Reis Estrela do Oriente - Criado em 1913, em Cambuci-RJ, o cortejo reúne mestres como Floriano Chaves, Martha Chaves, Jean Pedro Chaves e Jean Carlos (Jean Macaé), além de 32 foliões e 2 palhaços.

 

 

Folia de Reis - Estrela do Oriente


Fundada em 1913 por Geraldo da Silva Chaves, no distrito de Monte verde, cidade Cambuci-RJ e nos anos 80 para Pedro Nolasco Chaves (filho), morador da cidade de Itaperuna-RJ onde por anos dedicou a tradição. 

Uma vez falecido em 2001 a folia de reis não mais funcionava e emudecida ficou. 


Dia 06 de Janeiro de 2013 ( Dia de Santos Reis ), Jean Carlos Chaves Batis
ta músico profissional se tornou idealizador do projeto e junto com alguns amigos começam um trabalho de pesquisa, ensaios e tomam a decisão de reativar a mesma. Com Elias Jorge Lago (acordeon), Martha Maria Chaves Batista (alferes), Linda Naama (violão),Mariah Moreno(violão), Alan (trombone),George(violão),Geraldo(zabumba), José Ciríaco (clarinete), Zé Carlos(pandeiro), Nelson (flauta), André Gustavo(zabumba), Jean Pedro Silva Chaves(percussão), Floriano da Silva Chaves(viola), Tayla Magalhães(percussão) e outros.
 
Hoje entraram novos integrantes e contamos com 32 integrantes com idades entre 7 a 70 anos. 



Visitando algumas casas da cidade, passo a passo foi tomando forma e obtendo carinho das pessoas.



Todos são músicos voluntários, profissionais e amadores. Todo material da folia vem de doação, não há fins lucrativos, ainda faltam muitos instrumentos uma vez que usamos o material emprestado de amigos.
 

O principal objetivo da Folia de Reis em Macaé é resgate e devoção. Mas temos vontade de ampliar  voluntariamente ensinar alguns instrumentos aos jovens da comunidade, criando novos talentos e membros da folia de reis.
 

 

 
SERVIÇO
II FESTA DA RAÇA
Data: 09 e 10 de junho
Horário: Sábado e domingo, a partir das 11h
Local: Praça do Descobrimento,
em Piratininga, Niterói-RJ.
 
Entrada Franca





 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

 

FONTE

Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário