quinta-feira, 5 de julho de 2018

JORDÃO PABLO DE PÃO RECEBERÁ A MEDALHA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO, DIA 25 DE JULHO DE 2018, ÀS 17 HORAS, EM ESPECIAL SOLENIDADE DE SUA POSSE COMO MEMBRO DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS E O LANÇAMENTO DO SEU LIVRO "O MAR DO MEU VELHO", NO JAMBEIRO. IMPERDÍVEL!


 


 

 

 
O escritor e produtor cultural Jordão Pablo de Pão receberá a medalha escritor José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói, durante o lançamento de seu livro "O Mar do Meu Velho", no dia 25, quarta-feira, no Solar do Jambeiro. Há dez anos trabalhando nos espaços públicos culturais niteroienses e assinando a curadoria de expressivo número de projetos literários, o prêmio reconhece a contribuição do mais recente membro titular da Academia Niteroiense de Letras.
 
A medalha José Cândido de Carvalho é concedida por decreto legislativo a escritores, jornalistas e profissionais que tem na palavra a sua forma de expressão. Membro da Academia Brasileira de Letras e detentor dos principais prêmios das letras nacionais, José Cândido de Carvalho liderou diretorias e movimentos de importantes entidades culturais e tem seu nome celebrado como patrono desta honraria. Os agraciados com a condecoração, como Jordão Pablo, têm expressiva atividade em defesa da cultura no cenário local. A proposição deste decreto é do vereador Leonardo Giordano.
 
 
 
 
 
 
Há uma década lutando pela democratização de acesso ao cenário cultural e literário da Cidade Sorriso, Jordão Pablo de Pão é membro titular da Academia Niteroiense de Letras. Lançou em 2017 seu primeiro fanzine individual, "Abre Caminhos", e, com apenas 30 anos, prepara o lançamento de seu livro "O Mar de Meu Velho" para o próximo dia 25 no histórico palacete Solar do Jambeiro. Seu trabalho de produção e de publicação está baseado na premissa da necessidade de aproximação entre literatura e o mundo prático.
 
Além de produtor e escritor, Jordão atua como docente, criador de conteúdo para a internet e revisor, o que o auxilia na percepção dos contextos de criação e de recepção do texto. "Não se é escritor em uma caixinha, mas na vivência da rotina e das felizes insolitudes", diz. Sua obra é formada, sobretudo, para a leitura apressada que se experiencia no mundo contemporâneo. Com um conjunto cunhado na diversificação das formas de escrita, além de atingir uma gama expressiva de temas, seu trabalho está reunido em seu blog.
 
 
 
 
 
 
Em carta aberta divulgada em seu perfil no Facebook, o escritor registra que a sua entrada na Academia Niteroiense de Letras, bem como sua atividade literária, está imbuída de um desejo de dialogar a arte com o público. "sinto-me como um infante que recebeu o privilégio de sentar à mesa dos adultos. (...) Sou imortal a partir da posse para aproximar a literatura da sociedade, a instituição acadêmica dos viventes. Como de costume em minhas falas, reforço o desejo de ver a palavra-arte em cada lócus, em todos os momentos", registra o documento.
 
 

 
 
 
 
 

 
 
Escritor, Produtor Literário, Revisor de Texto e Professor de Literatura e Língua Portuguesa. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras.
 
Obras individuais:
 
"O Mar do meu Velho"
(no prelo, 2018),
 
"Energia" (fanzine, 2017)
e "Abre Caminhos" (2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário