quinta-feira, 23 de agosto de 2018

OS MELHORES LIVROS DE ROMANCE DE TODOS OS TEMPOS. AS HISTÓRIAS DE AMOR QUE CONQUISTARAM OS LEITORES DO "ESTANTE VIRTUAL". CAROS FOCULISTAS, SÃO APENAS PARECERES DO IMPORTANTE SITE.


  
 
 
 
 
 
OS MELHORES LIVROS DE ROMANCE DE TODOS OS TEMPOS. AS HISTÓRIAS DE AMOR QUE CONQUISTARAM OS LEITORES DO ESTANTE VIRTUAL. 
 
 
O termo romance (do latim romanice: "em língua românica", através do provençal romans) pode referir-se a dois gêneros literários. O primeiro deles é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral, sendo geralmente, de autor anônimo; corresponde aproximadamente, à balada medieval. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa.
Romance é a forma literária pertencente ao gênero narrativo e que apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.
É oriundo dos contos épicos e revela ações em conjunto com a distribuição de personagens ao longo da trama. Entre as características marcantes desse gênero está a proximidade com a realidade.
A obra Dom Quixote, do espanhol Miguel Cervantes, é apontada como precursora do romance moderno.
No Brasil, os principais autores são Machado de Assis, Jorge Amado e Graciliano Ramos.
O romance é uma narrativa longa, com personagens variados. A organização é feita em torno da trama, mas a linguagem é variável, seguindo a proposta em que é ambientado. Pode ser fictício ou mesclar a ficção com a realidade.
 
Criado no século XVII, os romances da literatura atraem um público enorme até hoje. Uma das causas deste fascínio dos leitores são os temas, os livros tratam de situações universais, como o amor, a tristeza, a família e o tempo. Algumas obras, como "Os miseráveis" de Victor Hugo, abordam também a justiça e a moral corrompida do homem.
Com Goethe, o romance atingiu novos patamares: tornou-se gótico, melancólico e com finais tristes, apresentando um ponto de vista negativo perante o mundo. Nem sempre, o romance falará sobre amores impossíveis e paixões fulminantes, mas, principalmente, dará ao leitor experiências nas quais os personagens vivenciam as reais emoções da vida, retirando da narrativa a cortina da ilusão.
O ROMANCE E A POESIA
Apesar de ser escrito em prosa, o romance é o gênero da literatura que mais se conecta com a poesia. A melancolia e o drama que são expressos em diversas obras, aproximam-se da escrita poética, sendo diferenciado apenas pela falta de métricas e rimas estratégicas. Entre os autores que se destacam no estilo, estão Honoré de Balzac, Charles Dickens, Leon Tolstoi, Fiódor Dostoievski, Oscar Wilde, Marcel Proust, Gabriel García Marquez e os brasileiros Guimarães Rosa e Machado de Assis.
 
Perguntado aos leitores do "ESTANTE VIRTUAL" qual o romance, na opinião deles, é o melhor de todos os tempos. Confira abaixo a seleção dos 10 romances escolhidos!
 

 
1 - ORGULHO E PRECONCEITO DA ESCRITORA JANE AUSTEN
 
 
Na Inglaterra do final do século XVI, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, feminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica feroz à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína.
 


 
2 - OS MISERÁVEIS DE VICTOR HUGO
 
Esta obra narra a emocionante história de Jean Valjean, o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. Um livro inquietantemente, religioso e político. Um romance social marcado por uma vasta análise de costumes da França e do mundo do século XIX.
 
 
 
 
3 - DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS
 
Ao criar Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, Machado nos deixou um incrível mistério – até hoje discutido e indecifrado. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, típico de personagens com ambiguidade psicológica, dos quais genialmente, Machado de Assis construiu em toda sua obra.
 
 
 
 
4 - ANNA KARENINA DE LIEV TOLSTÓI
 
 
Estruturado em paralelismos, o livro se articula por meio de contrastes, a cidade e o campo; as ‘duas capitais’ da Rússia (Moscou e São Petersburgo); a alta sociedade e a vida dos menos favorecidos. Os dois principais personagens, Liévin, um rico proprietário de terras, e Anna, uma aristocrata casada, só se encontram uma vez, em toda a longa narrativa. Mas nem por isso estão menos ligados, pois a situação de um permanece constantemente, referida a situação do outro.
 

 
 
5 - OS CATADORES DE CONCHAS DE ROSAMUNDE PILCHER
 
Best-seller desde o lançamento, em 1988, o romance conta a história de Penelope Keeling, feliz por ter sido uma filha amada, mas infeliz por ter se casado com o homem errado. Mais tarde encontra o verdadeiro amor, mas as tragédias e problemas ocasionados por esse encontro deixam marcas profundas.
 

 
6 - O MORRO DOS VENTOS UIVANTES DE EMILY BRONTE
 
Hoje considerado um dos grandes clássicos da literatura universal, caracteriza-se como uma grande história de amor amaldiçoado e de vingança, e visto como a mais intensa história de amor já escrita na língua inglesa, apesar de ter recebido fortes críticas quando de sua publicação no século 19.
 


 
7 - O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
 
 Um homem se apaixona pela trança de uma menina de família. A relação dura algumas cartas, mas ao conhecer seu admirador, a moça rejeita-o e casa com outro. O amor, porém, persiste e dura à vida inteira. Nesta fábula de     realismo-fantástico, Gabriel García Márquez mostra que a paixão não tem idade.
 

 
8 - O RETRATO DE DORIAN DE GRAY OSCAR WILDE
 
Em um dos romances mais aclamados de todos os tempos, Oscar Wilde apresenta uma forma surpreendente de criticar a vaidade, a moral corrompida e a arrogância humana.
 
9 - CEM ANOS DE SOLIDÃO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
 

 
 
O autor narra a incrível história da família Buendía, uma estirpe de solitários que habitam a mítica aldeia de Macondo. A narrativa desenvolve-se em torno de todos os membros dessa família, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula, uma personagem centenária e uma matriarca das mais conhecidas da história da literatura latino-americana.
 

 
10 - CRIME E CASTIGO DE FIÓDOR DOSTOIÉVSKI
 
Publicado em 1860, Crime e Castigo é a obra mais célebre de Dostoievski. Neste livro, Raskólnikov, é um jovem estudante, pobre e desesperado, que perambula, pelas ruas de São Petersburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria, grandes homens, como César ou Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. O leitor não consegue se desconectar desta história, povoada de personagens, que lutam para preservar sua dignidade contra as várias formas da tirania.
 
SAIBA MAIS SOBRE ROMANCE:
 
ROMANCE HISTÓRICO
 
O romance histórico destaca vida e costumes em determinada época e lugar na história. Está entre os que mais utiliza a união entre ficção e realidade.
 
ROMANCE ROMÂNTICO
 
O romance romântico é caracterizado pelo idealismo, heroísmo, amor a alguém ou à pátria. Há constância na luta entre o bem e o mal nesta narrativa. O amor romântico é bastante explorado e, em geral, o desfecho está no final feliz após a saga dos personagens principais. Também explora a idealização do homem herói e cavalheiro e da mulher romântica, em geral, submissa à espera de um provedor.
 
ROMANCE REALISTA
 
A principal característica do romance realista é a crítica social e às instituições, sejam elas políticas, religiosas ou familiares. Tem como marca o determinismo e a crueza dos personagens, sem maquiagem e sem idealismo.
 
ROMANCE NATURALISTA
 
Ainda mais incisivo que o realista, o romance naturalista aponta os aspectos patológicos dos personagens e suas características irracionais, por vezes grotescas. É uma proposta de revolução às convenções sociais e explora personagens comuns à natureza humana.
 
ROMANCE MODERNISTA
 
É um protesto, uma revolução, uma inquietação social. A forte crítica à sociedade e suas convenções é explorada ao extremo.
 
 
PRINCIPAIS ROMANCISTAS BRASILEIROS
 
José de Alencar
          Gregório de Matos Guerra
          Tomás Antônio Gonzaga
          Castro Alves
          Álvares de Azevedo
          Aluísio Azevedo
          Euclides da Cunha
          Augusto dos Anjos
          Lima Barreto
          Monteiro Lobato
          Mario Andrade
          Manuel Bandeira
          Graciliano Ramos
          João Guimarães Rosa
          Carlos Drummond de Andrade
          Cecília Meireles
          Érico Veríssimo
          Jorge Amado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
FONTE
https://www.estantevirtual.com.br/estante-indica/melhores-romances-do-ano/
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-romance/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário