terça-feira, 21 de agosto de 2018

PEN CLUBE DO BRASIL EM ENCONTRO COM A ESCRITORA SUL-COREANA GONG JI-YOUNG, QUE LANÇARÁ O SEU LIVRO: NOSSAS HORAS FELIZES.

 
 
PEN CLUBE DO BRASIL EM ENCONTRO COM A ESCRITORA SUL-COREANA GONG JI-YOUNG, QUE LANÇARÁ O SEU LIVRO: NOSSAS HORAS FELIZES, A APRESENTAÇÃO DE FÁBIO SOUSA COUTINHO, DIA 27 DE AGOSTO DE 2018, ÀS 17H30MIN.
 
 
 
 
 
 

 
 
SINOPSE DO LIVRO NOSSAS HORAS FELIZES
 
 
 
Uma história emocionante de amor, crime, punição e perdão, da autora considerada o Paulo Coelho da literatura oriental.
 
Yujeong é uma jovem coreana que, após três tentativas frustradas de suicídio, acaba definhando entre o álcool e o desespero.
 
Sua tia, a freira Mônica, disposta a ajudar Yujeong a voltar a sentir vontade de viver, sugere à sobrinha que as duas façam visitas semanais a um preso no corredor da morte. E então elas conhecem Yunsu, um homem que anseia deixar este mundo por acreditar que só assim será redimido de seus pecados.
 
Ele e Yujeong têm algo em comum: um triste passado de abusos físicos e psicológicos. Aos poucos, os dois jovens criam uma conexão inesperada, que gradualmente lhes desperta o desejo de viver. Mas as mãos de Yunsu estão sempre algemadas, os guardas estão sempre por perto, e Yujeong sabe que aquelas horas felizes juntos podem ser tragicamente, curtas.
 
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE A AUTORA
 
GONG JI-YOUNG a romanização preferida pelo autor de acordo com LTI Korea; nascida em 31 de janeiro de 1963 é uma romancista sul-coreana.

Gong Ji-young estava interessada em literatura desde cedo, e ainda adolescente publicou suas próprias histórias e poemas.

 Foi durante seus anos de faculdade na década de 1980 que ela entrou em contato com o movimento estudantil e foi a partir dessa experiência que Gong desenhou seu senso de propósito.
 
Em 1985, ela recebeu seu BA em Literatura pela Universidade Yonsei . Seu primeiro romance Rising Dawn foi um resultado direto de seu envolvimento nos movimentos estudantis e trabalhistas daquela época. Seus trabalhos anteriores narram a década de 1980 e os estudantes que, como a autora, atingiram a maioridade durante aquela década de protestos violentos e convulsões políticas na Coreia do Sul.

Gong começou a escrever em tempo integral em 1988. Seus trabalhos se concentraram em questões envolvendo trabalhadores, pessoas desfavorecidas e aqueles que sofrem discriminação. Ela também escreveu extensivamente, sobre a vida de jovens mulheres educadas tentando criar vidas para si mesmas dentro e fora da família.
 
Gong é uma escritora feminista. Em muitos de seus trabalhos, o tema da luta das mulheres e do movimento trabalhista confluem em personagens que precisam enfrentar a dupla tarefa de construir uma nova identidade para si mesmos depois do movimento operário e encontrar um lugar para si numa sociedade dominada pelos homens. À medida que o caos e a repressão da década de 1980 deram lugar à relativa tranquilidade e prosperidade da década de 1990, os estudantes que se sacrificaram muito para provocar as mudanças sociais necessárias se encontram em um mundo que já não requer seu fervor e sacrifício revolucionários. Eles não têm escolha senão levar uma vida comum sem o senso de direção que uma vez foi parte integrante de sua identidade. Para as mulheres, o processo de integração de volta à sociedade capitalista como cidadãos comuns implica não apenas abarcar objetivos materialistas que outrora desprezaram, mas também subjugar-se à ordem patriarcal. Raiva e confusão resultantes constituem o núcleo das obras de Gong.
 
Enquanto o ativismo social é uma das principais preocupações temáticas de Gong, outro interesse igualmente importante é a questão das mulheres, particularmente o fracasso da sociedade em abandonar seu modo de pensar patriarcal. Gong continua defendendo a igualdade de gênero, frequentemente, apontando que essa igualdade, garantida por lei, ainda não é uma realidade. Seu romance de 1993 Vai Sozinho como o Chifre de um Rinoceronte , que lida diretamente com questões femininas, foi transformado em filme (em 1995, Go Alone Like a Rhino Horn foi o primeiro romance de Gong a ser transformado em um longa-metragem) , bem como jogar.
 
No final da década de 1990, Gong continuou a dedicar sua atenção à questão das mulheres e dos trabalhadores, além de expandir sua energia criativa para incluir os membros desprivilegiados e discriminados da sociedade coreana. Em seu romance de 1998, My Sister Bongsoon , Gong retratou a vida de uma mulher nos anos 60. Em seu romance best seller Our Happy Time , ela abordou a questão da pena de morte e, em seu romance autobiográfico Casa da Felicidade , descreveu a realidade da casa de um divorciado. Em seu trabalho mais recente, The Crucible , ela expôs a repressão sexual na sociedade coreana, bem como o crescente abuso e violência para com os deficientes.
 
Nosso Happy Time foi adaptado para o filme Maundy Thursday . Ele chamou muita atenção quando o filme estreou em setembro de 2006, tornando-se o primeiro romance coreano em quatro anos a superar as paradas mais vendidas, e permanecendo no topo por oito semanas seguidas. 

Gong, junto com os escritores sul-coreanos Lee Ki-ho e Ham Min-bok , foi um dos primeiros a adotar a internet. Ela publicou pela primeira vez o The Crucible no portal sul-coreano Daum em 7 de novembro de 2008, e deixou o trabalho por seis meses. Este tipo de escrita em série é comum na Coréia do Sul, mas é tradicionalmente feito em jornais.
 
Seu romance de 2009, The Crucible, teve um impacto substancial na sociedade coreana e na lei em relação aos direitos dos deficientes. Quando sua adaptação cinematográfica se tornou um grande sucesso em 2011, membros do Grande Partido Nacional da Coreia do Sul pressionaram por uma investigação de Gong baseada em seu envolvimento em "atividades políticas". Kim Yeon-ho, um político do PNB e membro da Comissão de Direitos Humanos, propôs investigar Gong porque sua descrição detalhada "intimidou" os cidadãos. Gong mais tarde zombou da observação de Kim Yeon-ho expressando uma gratidão humorística, postando "Obrigado, Grand National Party, por me tornar internacionalmente famosa" Gong é um influente tweeter com cerca de 300.000 seguidores, e usou a plataforma de rede social para discutir questões sociais e opiniões controversas.
 
 
 
 
 
 
OBRAS
 
 1993 - Vá Sozinho Como um Chifre de Rinoceronte
 1994 - Cavala
 1996 - A alma ilesa
 1998 - Minha irmã Bong-soon
 1999 - Crying Existence
 2000 - Quem somos, de onde somos, para onde estamos indo?
 2005 - filmes da minha vida
 2005 - Nosso tempo feliz
  2006 - eu estava sozinho como um pingo de chuva
  2009 - Pessoas na Bíblia para crianças
 2009 - O Crisol





APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 

 
 
 



 
FONTE: 
https://en.wikipedia.org 

Nenhum comentário:

Postar um comentário