segunda-feira, 20 de agosto de 2018

ROTARY NITERÓI LESTE EM NITERÓI PROMOVE DEBATE SOBRE COMUNICAÇÃO. IMPERDÍVEL!

 
 
 
“QUEM SE COMUNICA COM QUEM - DA MANIPULAÇÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL” É O EIXO DA "RODA DE CONVERSAS SOBRE COMUNICAÇÃO", QUE VAI REUNIR UM GRUPO DE JORNALISTAS E ESCRITORES, NO DIA 22 DE AGOSTO DE 2018(QUARTA-FEIRA) ÀS 19H, NA CASA DA AMIZADE, RUA MURILLO PORTUGAL, Nº 1130, EM CHARITAS, NITERÓI, RJ - ENTRADA FRANCA.
 
A iniciativa do Rotary Club Niterói Leste, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, terá como palestrantes os jornalistas, escritores e diretores do Sindicado dos Jornalistas do Rio de Janeiro: Mário Sousa, que abordará o tema “A democratização da Mídia”; Continentino Porto, que falará sobre “O retrocesso histórico com o fim do Diploma universitário”; Pinheiro Junior, com o tema “Jornalismo e Literatura”; Sérgio Caldieri, que vai falar sobre “Fake News e a manipulação da Imprensa”; e Evaldo Nascimento, que falará sobre o “Jornalismo como formador de opinião e responsabilidade social”.
Na ocasião, serão homenageados pelo Rotary, os jornalistas Jourdan Amora, Estela Prestes, Maurício Guimarães, Cláudia Barcellos e Gentil Lima.
 
********************************
 
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 
HOMENAGEADOS
Jourdan Amora
Estela Prestes
Mauricio Guimarães
Claudia Barcellos
Gentil Lima
 
PALESTRANTES
Mário Sousa
Continentino Porto
Pinheiro Junior
Sergio Caldieri
Evaldo Nascimento
 
 
 
RODADA DE CONVERSAS SOBRE COMUNICAÇÃO
 
TEMA: “QUEM SE COMUNICA COM QUEM? – DA MANIPULAÇÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL”
 
JORNALISTAS HOMENAGEADOS
 
JOURDAN AMORA - Diretor e editor dos jornais "A Tribuna" e "Icaraí". Um dos mais respeitados jornalistas do Estado do Rio de Janeiro, por sua ética, combatividade e profissionalismo. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornais do Interior e criou o Museu Brasileiro da Imprensa. Trabalhou no Jornal "Última Hora".
 
ESTELA PRESTES - Jornalista, Colunista, uma das profissionais mais respeitadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Com estilo próprio e elegância, criou uma marca única de abordagem da notícia. Foi Colunista do "Jornal do Brasil". É Colunista do Jornal "O Fluminense" e Editora do Jornal E.
 
MAURICIO GUIMARÃES - Jornalista, Diretor de Imagens, Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na Assessoria de Comunicação da PMN e na Associação Fluminense de Informação (AFI) no Governo do RJ e com o produtor Herbert Richers.
 
CLAUDIA BARCELLOS - Jornalista, atriz, apresentadora de TV. Com Antonio Mansur dirige o canalniterói, a primeira webtv de Niterói. Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro
 
GENTIL LIMA - Jornalista, poeta, ex-assessor da Associação Fluminense de Informações do Governo do Estado do Rio, ex-presidente e atualmente Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
 
 
PALESTRANTES
 
1 - MÁRIO SOUSA
Jornalista, Escritor e Diretor de Teatro. Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Recentemente lançou o livro infantil “Pedaço do Arco Íris” na Bienal Internacional, no Rio. Recebeu vários prêmios como jornalista, autor de textos teatrais e de melhor contista em concurso nacional.
TEMA: “A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA”
 
 
2 - CONTINENTINO PORTO  - Jornalista, Escritor, Diretor de Eventos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e Representante do Sindicato junto a FENAJ. Autor do livro “JK segundo a CIA e o SNI”.
TEMA: “O RETROCESSO HISTÓRICO COM O FIM DO DIPLOMA UNIVERSITÁRIO”
 
3 - PINHEIRO JUNIOR - Jornalista, Escritor e Diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Já publicou mais de 10 livros, entre eles, "A História do Jornal Última Hora como ela era", “Mefibosete e outros absurdos", “O Voo do Ícaro”, com o cantor Biafra. Ex-editor de O Globo e jornal Última Hora.
TEMA: “JORNALISMO E LITERATURA”
 
4 - SERGIO CALDIERI - Jornalista e escritor e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. Autor do livro "Edmundo Muniz e as eternas lutas".
TEMA: “FAKE NEWS E A MANIPULAÇÃO DA IMPRENSA”
 
5 - EVALDO NASCIMENTO - Jornalista, poeta, Assessor de Imprensa e Secretário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
TEMA: “JORNALISMO COMO FORMADOR DE OPINIÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL”
 
 
 
 REALIZAÇÃO
 

 
 

CONSELHO DIRETOR 2018/2019
Presidente: Ulisses das Neves Moreira
Presidente Eleito: Anderson Alves Martins
Vice-Presidente: Anderson Alves Martins
Secretário: Anderson Alves Martins
Tesoureiro: Aldo Luiz Pellegrino
Diretor de Protocolo: Sidenir Barroso Arruda
Data de Posse: 27/06/2018
 


 
***************************************

 
 
 
 
UM POUCO SOBRE ROTARY INTERNACIONAL
O INÍCIO DE TUDO
 
 
 
 
 

 
PAUL PERCY HARRIS,
O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL
 

 
Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente, com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

 
O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.
 
 


 

 

 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário