quarta-feira, 12 de setembro de 2018

EXPOSIÇÃO “VALEI-ME!”, NO MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR. MOSTRA ABORDA DUAS VERTENTES: PROTEÇÃO E MEDO.



Mãe D'agua (autor: José Cícero da Silva - Zezinho de Arapiraca,
Coleção Jorge Mendes e Jorge Guedes).



 
O Museu Janete Costa de Arte Popular apresenta, a partir de 20 de setembro, a exposição “Valei-me!”, que faz um ‘passeio’ pelo Rio São Francisco para abordar questões ambientais, por meio de importantes mitos da cultura local. As famosas carrancas do Velho Chico vão enfocar o binômio ‘proteção e medo’, além de resgatar personagens importantes da história da região.  As obras da exposição fazem parte da coleção de Maria Vittoria de Carvalho Pardal, Jorge Mendes e Jorge Guedes.
 
Dividida em quatro setores, “Valei-me!” tem início com 14 carrancas feitas por Francisco Biquiba Dy Lafuente Guarany e seu filho, entre as décadas de 70 e 80, como registro para o pesquisador Paulo Pardal. Poucas vezes exibidas ao grande público, as peças registram diferentes estilos e feições de uma arte que sobrevive apenas como representação, já que há décadas as embarcações não as utilizam mais.
 
No segundo setor da mostra, cerca de dez artistas, como Zezinho de Arapiraca, Willy de Carvalho e Mestre Bitinho de Petrolina retratam os mitos e lendas do Rio São Francisco, que povoam o imaginário da região, tais como minhocão, mãe d’água e caboclo d’água. Um universo de simbolismo presente na relação cotidiana entre as populações ribeirinhas e aquele que já foi chamado o rio da integração nacional.
 
A terceira parte da exposição aprofunda a relação do rio com o homem, por conta da intervenção na natureza. Nela estão presentes, por exemplo, o impacto da represa de Sobradinho e a também da poluição sobre o ecossistema do São Francisco.
 
No quarto e último setor de “Valei-me!”, encontra-se a reprodução do ambiente de trabalho do pesquisador Paulo Pardal e de sua esposa, Lully de Carvalho, com peças, livros e memórias. Estudioso dos elementos fundadores da cultura, mitos e folclore, Pardal contribuiu decisivamente para compreensão e registro da arte das carrancas.
 
 
 
SERVIÇO
 
Valei-me!
Data: de 20 de setembro de 2018
a 3 de fevereiro de 2019
Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h
Classificação indicativa: Livre
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá,
Niterói-RJ
Entrada gratuita
 
 
 
 
 
 
Carranca grande - Autor: Ubaldino Guarany
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:

Departamento de Imprensa SMC/FANSecretaria Municipal de Cultura - NiteróiFundação de Arte de Niterói - FAN 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário