sábado, 29 de setembro de 2018

MUSEU DO AMANHÃ, NO RIO DE JANEIRO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL DE "MELHOR INSTITUIÇÃO CULTURAL PARA A PROMOÇÃO DO SOFT POWER" NA CERIMÔNIA DO LEADING CULTURE DESTINATIONS AWARDS, CONSIDERADA O 'OSCAR' DOS MUSEUS, EM LONDRES.


CLICAR NA SETA DA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
 
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
 
 


O MUSEU DO AMANHÃ no Rio de Janeiro conquistou o prêmio internacional de "Melhor Instituição Cultural para a Promoção do Soft Power" na cerimônia do Leading Culture Destinations Awards, considerada o 'Oscar' dos museus, em Londres.
 
O 'Soft Power', em português, 'Poder Suave', é a capacidade de, indiretamente, influenciar o comportamento da sociedade e, para os jurados da competição, o Museu do Amanhã é uma grande contribuição para a forma como o mundo percebe o Brasil.
 
Além da influência social da instituição, que tem moradores do Morro da Providência no corpo de funcionários e permite que cerca de 30 mil pessoas da região possam entrar de graça. Mesmo com uma concorrência como os museus de Vancouver e do Louvre de Abu Dahbi, o Museu do Amanhã, venceu e o jurados reconheceram também a sustentabilidade financeira da instituição, que funciona pela iniciativa da Prefeitura do Rio e da Fundação Roberto Marinho - em parceria com o Banco Santander.
 
Criado em 2015, o Museu do Amanhã é um dos símbolos da revitalização da Zona Portuária e, em suas exposições, oferece uma narrativa sobre como será possível viver e moldar os próximos 50 anos.
Orientado pelos temas da sustentabilidade e da convivência, o Museu do Amanhã tem uma posposta pioneira e visionária para debater e estudar o impacto de nossas ações sobre o mundo e a sociedade em que vivemos, de acordo com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro.
 
Ainda segundo a RioTur, não há um espaço similar onde atividades culturais e de pesquisa tenham essa proposta de estudo do 'amanhã'.
 
A busca de energia sustentável é um dos muitos aspectos no projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que capta a luz do sol e transforma em energia para o museu de 15 mil metros quadrados. Segundo o arquiteto, a construção sugere formas da natureza viva, formas de plantas, formas de árvores.
 
Em 2016, na mesma premiação britânica, a instituição ganhou título de "Melhor Novo Museu das Américas e do Caribe''.
 
Em 2017, o museu conquistou o Prêmio Internacional Mipim Awards na categoria "Construção verde mais inovadora".
 
"É com imensa satisfação que o Museu do Amanhã gostaria de compartilhar com vocês uma notícia que nos enche de orgulho. Símbolo da revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã acaba de ganhar destaque internacional ao ser homenageado com o Leading Culture Destinations Awards, prêmio britânico considerado o ‘Oscar dos Museus’.
 
Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã e presidente do IDG, recebeu, no The Langham London, em Londres, o troféu na categoria melhor museu do ano da América do Sul e Central (Best New Museum of the Year - South & Central América), que considera as instituições inauguradas e/ou reformadas nos últimos 15 meses. O Museu do Amanhã foi o único representante da América do Sul na cerimônia.
 
O conhecido projeto arquitetônico do Museu, idealizado pelo espanhol Santiago Calatrava, também se destacou no prêmio britânico. Ficamos entre as três arquiteturas mais inovadoras do ano (Museum Architecture of the Year), ao lado do Tate Modern Switch House, Londres, e The Broad, Los Angeles.
 
Dedicamos esse prêmio aos mais de 1 milhão de visitantes que nós já recebemos e aos outros milhares que participam regularmente da nossa programação de palestras e seminários. Esse prêmio também é de todos vocês!
 
Muito obrigado por nos ajudar a construir o Amanhã!" disse:
 
Ricardo Piquet, diretor-geral do Museu do Amanhã e presidente do IDG
 
 
 
 

 

 
 
 
MUSEU DO AMANHÃ
 
O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Master e a Shell como mantenedora. Conta ainda com a Engie, IBM e IRB Brasil Resseguros como Patrocinadores, Grupo Globo como parceiro estratégico e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A instituição faz parte da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura. O Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IDG) é responsável pela gestão do Museu.
 
A construção do Museu está incluída no conjunto de obras da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro realizadas pelo Consórcio Porto Novo, através da maior Parceria Público-Privada (PPP) do país. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Master e a Shell como mantenedora. Conta ainda com a Engie, IBM e IRB Brasil Resseguros como Patrocinadores, o Grupo Globo como parceiro estratégico e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A instituição faz parte da rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura. O Instituto de Desenvolvimento de Gestão (IDG) é responsável pela gestão do Museu.






 
 
MISSÃO: Desenvolver o potencial de pessoas e organizações por meio das artes e da cultura, tendo a gestão como principal instrumento de realização.
 
VISÃO: Pessoas maravilhadas pela cultura e pela natureza.
 
VALORES: Alegria, Criatividade, Respeito e Colaboração.
 
 
DIRETORIA EXECUTIVA
 
Diretor Presidente: Ricardo Piquet
Diretor Executivo: Henrique Oliveira
Curadoria: Luiz Alberto Oliveira
Diretoria de Desenvolvimento Cientifico:
Alfredo Tolmasquim
Diretoria de Planejamento e Gestão:
Roberta Guimarães
Diretoria de Programação: Adriana Rodrigues
Diretoria Projetos e Captação de Recursos:
Renata Salles
Assessoria Executiva: Maria Helena Gonçalves
Comunicação: Rafael Veras
Desenvolvimento de Públicos: Laura Taves
Exposições: Leonardo Menezes
Financeiro: Maíra Gallassini costa (interino)
Gestão e Planejamento: Maíra Gallassini Costa
Jurídico: Daniela Pires e Alburquerque
Laboratório de atividades do amanhã: marcela sabino
Manutenção e Operações: Cléberton Felicio
Produção e Eventos: Izabelle Araújo
Recursos Humanos: Isis Bruno
Relações Institucionais: Luiza Aguiar
 












FONTE:
https://museudoamanha.org.br/…/amanh%C3%A3-ganha-o-oscar-do…


POR ALBERTO ARAÚJO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário