domingo, 30 de setembro de 2018

O MUNDO DA MÚSICA BRASILEIRA ESTÁ TRISTE, A CANTORA ÂNGELA MARIA SILENCIOU SUA VOZ EM 29 DE SETEMBRO DE 2018. LAMENTÁVEL PERDA PARA A CULTURA DO BRASIL!


 

ÂNGELA MARIA - CANTORA BRASILEIRA

 
 
 

A cantora ÂNGELA MARIA faleceu na noite do dia 29 de setembro de 2018, aos 89 anos, em São Paulo. O velório, às 10 horas do dia 30 de setembro, e o enterro, às 16 horas, estão marcados para a zona sul da capital paulista, no Cemitério Congonhas, que confirmou a realização das cerimônias.

Nascida em Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro, Abelim Maria da Cunha assumiu o nome artístico de Angela Maria e começou a carreira de cantora aos 19 anos, em 1947. Gravou dezenas de sucessos e ganhou o título de "Rainha do Rádio", graças a eleição na edição de 1954 do tradicional concurso criado pela Associação Brasileira de Rádio. A intérprete se notabilizou como uma representante do gênero samba-canção, que surgiu no Brasil nos anos 1930.

O último álbum de estúdio da artista foi "Angela Maria e as Canções de Roberto & Erasmo", lançado em 2017, pela gravadora "Biscoito Fino". Ao longo da carreira, a cantora promoveu parcerias com Roberto Carlos, Gal Costa, Agnaldo Timóteo, Alcione, Cauby Peixoto, Fafá de Belém, Ney Matogrosso, entre outros.
 
 
 

ÂNGELA MARIA - CANTORA BRASILEIRA
 
 
 
 

UM POUCO SOBRE ÂNGELA MARIA

 

Ângela Maria, nome artístico de Abelim Maria da Cunha nasceu em Macaé, 13 de maio de 1929, foi uma cantora e atriz brasileira, expoente da Era do Rádio e considerada dona de uma das melhores vozes da MPB.

A cantora nasceu em 1929 no interior fluminense, na cidade de Macaé, no distrito de Macabu. Em 1952 este distrito foi emancipado de Macaé, tornando-se a atual cidade de Conceição de Macabu. De família muito humilde, sua mãe era dona-de-casa e seu pai pastor de igreja evangélica. Por conta disso, desde criança cantava no coral de uma Igreja Batista próxima a sua casa e com isso foi aprendendo a amar a música e o universo das melodias. Durante sua infância e adolescência, devido a dificuldades financeiras, morou com a família nas cidades de Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti, em busca de uma vida melhor em cidades com mais recursos. Durante sua juventude trabalhou em uma fábrica de lâmpadas e foi operária tecelã em uma indústria de tecidos, mas sempre quis ser cantora. Sonhava com a vida nas rádios e com o sucesso,mas seu pai era contra por ser muito religioso, querendo que a filha se convertesse na igreja evangélica e casasse cedo. Ângela não tinha o desejo de viver assim, e foi atrás do seu grande sonho, que era cantar.

Intérprete de canções como Babalu (Margarita Lecuona), Gente Humilde (Garoto/Chico Buarque/Vinicius de Moraes), Cinderela (Adelino Moreira) e Orgulho (Waldir Rocha/Nelson Wederkind), serviu como fonte de inspiração para artistas como Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Cesária Évora e Gal Costa, além de ter sido, comprovadamente pelo Ibope, por um longo período, a cantora mais popular do Brasil e conquistado a admiração de personalidades como Édith Piaf, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Amália Rodrigues e Louis Armstrong.

Em 1947, aos dezenove anos, trabalhava de dia, e à noite, tentando por todos os meios conseguir vaga em algum programa de música, indo de rádio em rádio fazer inscrições para sorteios, até que conseguiu ser premiada e se apresentou aos jurados em uma rádio, e passou no teste. Com isso, começou a apresentar-se como cantora no Pescando Estrelas, um programa de calouros. Adotou o nome de Angela Maria para não ser identificada pela família, que se soubesse, não a deixaria mais sair de casa. Sua interpretação era considerada belíssima, sempre tirava nota máxima e ganhava todos os concursos. Todos a queriam para cantora e assim, foi cantar no famoso Dancing Avenida e depois na rádio Mayrink Veiga. Em 1951, com a família já sabendo de tudo e mesmo a contragosto, após muitas brigas, acabaram aceitando a vontade da filha, Angela gravou o primeiro disco. Veio assim os sucessos que a consagraram.

Com grande sucesso no Brasil, passou a viajar o mundo com canções belíssimas em sua voz considerada muito harmônica. Além de cantora, fez cursos de teatro, e atuou em cinema, no longa-metragem Portugal, Minha Saudade em 1973.

Angela Maria consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran.

Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, mas Volte, Garota Solitária, Falhaste coração, Canto paraguaio, A noite e a despedida, Gente humilde, Lábios de mel, e outros.

Em 1994 foi Homenageada pela escola de samba paulistana Rosas de Ouro, que com o enredo Sapoti, foi consagrada campeã do carnaval de São Paulo naquele ano.

Em 1996, foi contratada pela gravadora Sony Music e lançou o CD Amigos, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso, Alcione, Fafá de Belém entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan, atual Claro Hall, no Rio de Janeiro, e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de quinhentas mil cópias.

Foi uma fase muito feliz da carreira da cantora que, no ano seguinte, apresentou o álbum Pela Saudade que Me Invade, com sucessos de Dalva de Oliveira, e um ano depois gravou, com Agnaldo Timóteo, o CD Só Sucessos, também na lista dos cem álbuns nacionais mais vendidos. Após a saída da Sony, Angela voltou a gravar em 2003, desta vez pela Lua Discos, o Disco de Ouro, com um viés eclético, abrangendo compositores que vão de Djavan a Dolores Duran.

No ano de 1994, o cantor Ney Matogrosso gravou o disco Estava escrito, em homenagem a Angela Maria. O álbum contém canções do repertório da cantora e que ficaram consagradas em sua voz.
 
 

ÂNGELA MARIA - CANTORA BRASILEIRA
 
 

Em 2011, após 45 anos do surgimento da série Depoimentos para a Posteridade do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, foi convidada em 23 de agosto para deixar registrada sua história. Na entrevista contou passagens importantes de sua carreira artística, afirmando ter gravado 114 discos e vendido cerca de 60 milhões de exemplares.

Em 2015, é lançada a sua biografia escrita pelo jornalista Rodrigo Faour, que contou com depoimentos preciosos da cantora.

 
 
 
 
ÂNGELA MARIA - CANTORA BRASILEIRA
 
 
 
 
 


DISCOGRAFIA



Ano        Álbum    Gravadora

1955      A Rainha Canta -  Copacabana

1956      Sucessos de Ontem na Voz de Hoje   -    Copacabana

1956      Ângela Maria Apresenta       -       Copacabana

1957      Quando Os Maestros Se Encontram Com Angela Maria  - Copacabana

1958      Para Você Ouvir e Dançar   - Copacabana

1962      Incomparável    - RCA Victor

1962      Canta Para o Mundo   -   RCA Victor

1965      Boneca - Copacabana

1969      Quando a Noite Vem   - Disco Lar

1969      Angela em Tempo Jovem      -     Copacabana

1970      Angela de Todos os Temas    -     Copacabana

1975      Angela - Copacabana

1980      Apenas Mulher  - Odeon

1982      Estrelas da Canção  - Odeon

1984      Sempre Angela  - Odeon

1985      Angela Maria  -   RGE

1987      Angela Maria  -   RGE

1996      Amigos - Columbia

1997      Pela Saudade que me Invade (Um Tributo a Dalva de Oliveira) - Columbia

2006      Não Tenho Você  - Continental

2017      Ângela Maria e as Canções de Roberto & Erasmo   - Biscoito Fino

 
 
 
Álbuns ao vivo
 
 
1993      Angela & Cauby - Ao Vivo  - RCA
 
 
 

Coletâneas




Ano       Álbum  Gravadora

1954      Sucessos de Angela Maria   - Copacabana

1955      Sucessos de Angela Maria Nº2  - Copacabana

1973      Série Colagem -  Copacabana
 
 
 

Filmografia
 
 
 

1954 - Rua Sem Sol.... atriz convidada

1955 - O Rei do Movimento

1956 - Fuzileiro do Amor

1956 - Com Água na Boca

1956 - Fugitivos da Vida

1956 - O Feijão é Nosso

1956 - Tira a mão daí!

1957 - Rio, Zona Norte

1957 - Feitiço do Amazonas

1957 - Metido a Bacana

1957 - O Negócio Foi Assim

1957 - O Samba na Vila

1957 - Rio Fantasia

1959 - Quem Roubou Meu Samba?

1959 - Dorinha no Society

1961 - América de Noite

1961 - Caminho da Esperança

1966 - 007 1/2 no Carnaval

1967 - Carnaval Barra Limpa [9]

1973 - Portugal...Minha Saudade

1975 - A Extorsão.

 
 
Angela Maria morreu em São Paulo no dia 29 de setembro de 2018, aos 89 anos, em decorrência de uma infecção. Estava internada havia 34 dias em um hospital da zona sul da capital paulista.
 
O velório e sepultamento foram programados para o dia seguinte no Cemitério Congonhas, também na zona sul da capital.
 
A TV Globo preparava uma minissérie contando a trajetória de Angela, cuja estreia foi prevista para 2019.
 

 
 
 
 
DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário