segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO "CHAPADA SÍRIA", DE AUTORIA DO ESCRITOR RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO. EM 31 DE OUTUBRO DE 2018, DAS 16 ÀS 18 HORAS. IMPERDÍVEL!


 
 
 
 

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO CHAPADA SÍRIA, DE AUTORIA DO ESCRITOR RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO. EM 31 DE OUTUBRO DE 2018, DAS 16 ÀS 18 HORAS. NA OCASIÃO, OS ACADÊMICOS: ENEIDA FORTUNA BARROS E CARLOS ROSA MOREIRA FARÃO COMENTÁRIOS SUGESTIVOS À OBRA LITERÁRIA.
 

 

Em espetacular concepção/diagramação da Editora Parthenon e com a luminosa e ilustrativa capa do editor Mauro Carreiro Nolasco, o escritor Renato Augusto Farias de Carvalho lançará o seu mais recente livro: "CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças" em exclusiva tarde/noite na Academia Niteroiense de Letras, no dia 31 de outubro de 2018, das 16 às 18 horas.
 

CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças trata-se de uma narrativa dividida em quatro partes, aonde o narrador vem a ser, quando em vez, personagem. A história em época contemporânea vai-se deslocando, no tempo, e alcança múltiplos lugares. Um constante reflexo da adolescência, que se movimenta entre ficção e realidade. Encontros, ausências, e, sobretudo, entrelaces de afetos, similitudes, diferenças e amor. Enfim, são densos fatos, nos quais o tempo, enredo são os "primores da articulação". Certamente, um livro agradável, que servirá para você ler nas horas de lazer, e principalmente, nas horas em que as reminiscências se tornam a prata da luz do dia.  
 

Contém 115 páginas, com algumas fotografias do acervo particular do autor e outras do fotógrafo Odair Peçanha Marinho. O prefácio é escrito pelo acadêmico, poeta e médico Wanderley Francisconi Mendes. As orelhas são assinadas pelo poeta, escritor, mestre em Estudos Literários e membro da Academia Amazonense de Letras, José Maria Pinto.


O livro ora consagrado é a décima primeira obra do escritor-poeta-acadêmico de alma e arte, Renato Augusto Farias de Carvalho. Sendo que, dentre as onze obras as quais o autor produziu ao longo de sua carreira literária, dez, foram publicadas, aqui em Niterói. O autor lançou o seu primeiro livro, ainda adolescente, em Manaus, sua cidade natal, nos anos cinquenta.

 

"CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças" pretende contribuir para a literatura brasileira, no resgate dos tempos memoriais, com sentimentos ricos e diversificados para a construção das imagens pluralistas, sociais e culturais que estão expresso-intercaladas no interior do volume.
 

Com esses registros sentimentais, e que certamente, comoverão os leitores, que apreciam o nobre entrelaçamento da composição sensível à criação lírica de Renato Augusto Farias de Carvalho posiciona-se na afluente excursão pelos tempos da adolescência, até a idade amadurecida do autor. O poeta desenha as fases com suas confissões autênticas e cheias de originalidade. Significa que em seus textos encontramos veios exalantes que, poeticamente, se desenham com muita sabedoria.
 

Todos os leitores que preza o Amor, o querer Bem, sabem que o poeta Renato Augusto Farias de Carvalho em suas obras toca as estrelas com a sua brilhante imaginação e, com elas, guarnece uma composição prateada que alcança as almas da singular forma possível. O autor sempre nos apresenta uma bela criação. Estamos ansiosos!

 O livro será lançado na sede da Academia Niteroiense de Letras, em 31 de outubro de 2018 - quarta-feira, excepcionalmente, entre 16h e 18 horas. Na ocasião, haverá apreciação literária a respeito da obra. Os comentários relativos serão feitos pelos acadêmicos: professora Eneida Fortuna Barros e o cronista Carlos José Rosa Moreira. Os exemplares serão ofertados pelo autor aos pares acadêmicos e amigos presentes ao encontro.





LOCAL DO LANÇAMENTO DO LIVRO
SEDE DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

DATA: 31 DE OUTUBRO DE 2018
– QUARTA-FEIRA.
HORÁRIO: DAS 16 ÀS 18 HORAS.
RUA VISCONDE DO URUGUAI, 456 - CENTRO.
NITERÓI - RJ - BRASIL

 
 

 




 
UM POUCO SOBRE RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO
 
Renato Augusto Farias de Carvalho, hoje Cidadão Niteroiense, radicado na cidade desde 1978, é membro da Academia Niteroiense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 6, patronímica de Luis Nicolau FAGUNDES VARELA.
 
Pertence também ao Cenáculo Fluminense de História e Letras, quadro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Academia Amazonense de Letras (membro correspondente), Grupo Mônaco de Cultura e ANE - Associação Niteroiense de Escritores.
 
Proferiu diversas palestras em alguns Centros Culturais, lecionou durante algum tempo Língua Portuguesa - Língua Francesa - (Gramática e Literatura) atento à vocação e formação profissional superior completada na Faculdade de Humanidades Pedro II - FAHUPE. Foi funcionário Público Federal, aposentando-se como Diretor de Recursos Humanos na sede do ex-IAPAS (Previdência Social). Renato cumpriu sua pós-graduação em Administração Pública - na sede da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Em CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças o autor Renato Augusto Farias de Carvalho procura brotar melodia, por meio de uma série de crônicas sentimentais selecionadas. Além disso, resgata o lirismo transformando-as em um verdadeiro convite: aos pensamentos poéticos, pois a linguagem do coração pede passagem.
 
 

DA EDITORIA
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário