quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PROFESSORA ANA PAULA MELLO EDUCADORA EM NITERÓI É UMA DAS VENCEDORAS DO "21º PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10", MAIOR E MAIS IMPORTANTE PRÊMIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
 
 
ANA PAULA MELLO - PROFESSORA PESQUISADORA E ALUNA DO CURSO CONHECENDO NITERÓI, PARCERIA DO IHGN E FME NITERÓI.
 
 
Com o tema: "O MEU LUGAR: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DE NITERÓI", desenvolvido com os alunos da turma de Geografia - Fundamental II, na Escola Municipal Levi Carneiro em Niterói, RJ a professora Ana Paula conseguiu fortalecer a relação dos estudantes de 6º e 7º ano, por meio do trabalho de educação patrimonial, com os bens culturais e naturais de Niterói. Em um julgamento prévio, eles disseram que não havia nada a se conhecer no município. Percebendo que seus alunos, apesar de frequentarem a praia de Itaipu, nunca tinham notado a existência de sambaquis, desenvolveu uma sequência didática para contemplar essa situação geográfica e despertá-los para questões ambientais. Desenhos, registros de imagens, oficinas de Arqueologia e uma saída de campo ao Museu de Itaipu contribuíram para entender o valor do patrimônio, da paisagem e do lugar. Craque na escuta atenta dos alunos, a professora transformou várias sugestões dadas por eles em atividades, como a montagem de uma horta no pátio da escola, e organizou visitas a outros espaços relevantes do município, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Museu Janete Costa de Arte Popular.
 
 
 

 
 
 
A 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10 já tem seus vencedores. Entre os nomes escolhidos está o da representante de Niterói (RJ), Professora Ana Paula Mello, da Escola Municipal Levi Carneiro. O prêmio é de R$ 15 mil para o professor ou gestor e um vale-presente de R$ 1.000,00 para a escola onde o projeto foi desenvolvido. Além disso, os vencedores concorrem ainda ao prêmio de Educador do Ano, que será escolhido em cerimônia em São Paulo, em outubro.

Com o projeto “O meu lugar. Educação e memória de Niterói”, Ana Paula, professora de Geografia, conquistou os jurados. A professora conseguiu fortalecer a relação dos estudantes de 6º e 7º ano, por meio do trabalho de educação patrimonial, com os bens culturais e naturais de Niterói. Percebendo que seus alunos, apesar de frequentarem a praia de Itaipu, nunca tinham notado a existência de sambaquis, desenvolveu uma sequência didática para contemplar essa situação geográfica e despertá-los para questões ambientais. Desenhos, registros de imagens, oficinas de Arqueologia e uma saída de campo ao Museu de Itaipu contribuíram para entender o valor do patrimônio, da paisagem e do lugar. Craque na escuta atenta dos alunos, transformou várias sugestões dadas por eles em atividades, como a montagem de uma horta no pátio da escola, e organizou visitas a outros espaços relevantes do município, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
 
 
 
 
Além de Ana Paula, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos por uma comissão de especialistas entre os mais de 4 mil inscritos. Os selecionados são dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O Educador Nota 10 é uma iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Rede Globo, organização da Fundação Victor Civita e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann e Somos Educação. 
 
Dos 10 projetos vencedores, seis são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental II, três com turmas do Ensino Fundamental I, e um com o Ensino Médio. Os segmentos Fundamental I e Fundamental II contemplam um projeto de EJA (Educação de Jovens e Adultos) cada. As disciplinas são variadas, indo de Educação Física a Matemática.
 
Ana Paula Mello ainda concorreu ao título de Educador do Ano, escolhido em outubro, em cerimônia na cidade de São Paulo.
“Trabalhar Educação Patrimonial ajuda a fortalecer a relação dos jovens com os bens culturais e naturais, sensibilizando-os sobre a sua responsabilidade na valorização e preservação do patrimônio.” Disse: Ana Paula Mello.
 
 
 
 
COMENTÁRIO
 
Maravilhoso, quando encontramos em nossa jornada existencial, pessoas que se dedicam com amor e carinho ao seu trabalho educacional, usando sua criatividade, sua intuição de docente, para fazer o bem à humanidade.  São essas atitudes, que nos fazem crer que a vida, é sim, é bela, dádiva divina. Como é bonito de se ver que apesar de tantas dificuldades que a Educação brasileira enfrenta, ainda tem educadores que acordam, e se levantam para ir ao seu trabalho com alegria, com um poder de querer mudar algo, inovar os métodos de ensino, trazer aos seus discípulos algo, que faça bem e alegre um pouco a vida. Estamos orgulhosos com essa atitude da professora Ana Paula Mello, queremos parabenizá-la, por carregar o nome de Niterói, em sua bandeira, pela valorização da cultura, isso será uma imensurável preservação do patrimônio de nossa cidade. SUCESSO sempre! ALBERTO ARAÚJO -editor do Focus.
 
 
 
 
 
 
FONTE:

DIVULGAÇÃO-FVC

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário