quarta-feira, 10 de outubro de 2018

UM DIA PARA CELEBRAR LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL CIRCUITO PROMOVE ATIVIDADES LITERÁRIAS NO SOLAR DO JAMBEIRO.OK

 


LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL,
Praça Getúlio Vargas, Icaraí, Niterói.
FOTO: ALBERTO ARAÚJO.

 

Com o objetivo de resgatar os nomes da literatura local, o “Circuito Niteroiense de Letras” vai promover, em sua estreia, uma grande homenagem ao jornalista e literário Luís Antônio Pimentel, no dia 18 de outubro de 2018, quinta-feira, das 11h às 21h, no Solar do Jambeiro. O evento, batizado como “Dia Luís Antônio Pimentel”, contará com rodas de conversas, contação de histórias, leituras de haicais e sarau. A entrada será gratuita e a classificação livre.
 

O Dia Luís Antônio Pimentel terá atividades dirigidas, em princípio, a públicos diferenciados para que todos possam se envolver com a magia da literatura. “Nosso objetivo é semear uma cultura da experiência artística, em que a literatura não seja apenas abrir um livro e ser obrigado a ficar parado com ele aberto, fingindo que está lendo. Nosso trabalho acontece para que libertemos as letras de Niterói através de sua divulgação e de sua democratização”, conta o escritor Jordão Pablo de Pão, um dos curadores do Circuito, junto com os jornalistas Lucas Pão e Tânia Ribeiro e com o entusiasta das letras Maik Dias.

A programação terá início com uma roda de roda de histórias, referências e leituras de textos do autor homenageado, às 11h, coordenada pela professora Márcia Pessanha, também presidente da Academia Niteroiense de Letras e uma das apoiadoras do projeto. Na parte da tarde, às 14h, a contadora de histórias Cristina Pizzotti levará haicais e histórias de Luís Antônio Pimentel ao Solar. Uma roda de leituras e apreciação de textos de artistas niteroienses está agendada para as 17h, mediada por Jordão. E, para fechar o dia de atividades, o Sarau Haicais Tropicais contará com microfone aberto para artistas da palavra, inclusive música e escritores não literários.
 

O projeto de produzir “Dias Literários” na rotina cultural da cidade está sendo organizada pelo Circuito Niteroiense de Letras. "Começamos pequenos, neste 2018, com grandes sonhos. Quando eu idealizei o Circuito, não poderia supor a adesão da comunidade literária niteroiense com tanta força. Lutaremos por ser um coletivo, a literatura agrega, não exclui", ressalta Jordão Pablo de Pão.

 
LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL. Edifício Gaugin, l129,
Praia de Icaraí, Niterói -
FOTO: ALBERTO ARAÚJO.


 

PROGRAMAÇÃO DIA LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL

 

11h - Bate-Papo “Sobre Luís Antônio Pimentel”

Uma roda de histórias, de referências e de leituras que presta tributo à obra de um dos nossos grandes escritores. Luís Antônio Pimentel marcou Niterói não só pela sua longa estadia, mas também pelo seu apreço ao seu povo e à sua arte. Mediação de Márcia Pessanha.

Gratuito. Duração de 60 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 50 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.
 

14h - Contação de Histórias “Meu Querido Pimentel”

Uma sequência de histórias contadas, escritas e vividas por e com Luís Antônio Pimentel, com o afeto e a generosidade reconhecidos do autor para com seus ouvintes. Organização de Cris Pizzotti.

Gratuito. Duração de 50 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 50 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.
 

17h - Roda de Leitura “Textos de Nossa Terra”

Uma visita à sala de leitura do Solar do Jambeiro, resgatando poemas e prosas de autores niteroienses, a partir de um diálogo franco, democrático e aberto sobre o que é a literatura. Mediação de Jordão Pablo de Pão.

Gratuito. Duração de 50 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 50 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.

 

19h - Sarau “Haicai Tropical - celebrando a arte da gente de Niterói”

A partir da figura de Luís Antônio Pimentel, escritores niteroienses, de fato e de coração, celebram a produção da, na, para a Cidade Sorriso. Um grande tributo dos escritores para a sua produção em microfone aberto.

Gratuito. Duração de 90 minutos. Classificação Etária Livre. Capacidade: 70 pessoas. Distribuição de senhas 30 minutos antes.

 

 
LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL
Foto: Divulgação/Mapa de Cultura-RJ.
 

 

 

SERVIÇO

Dia Luís Antônio Pimentel no Solar do Jambeiro
Data: 18 de outubro (quinta-feira)
Horário: das 11h às 21h
Classificação etária: Livre
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195.
São Domingos, Niterói, RJ.
Distribuição de senhas
30 minutos antes de cada atividade
Entrada Gratuita 

 

 

 
LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL,
Livraria Ideal do proprietário Carlos Mônaco.
FOTO: SHIRLEY ARAÚJO.
 




 
 
 CLICAR NA SETA DA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO
ANIVERSÁRIO DE 101 ANOS DE LUÍS ANTONIO PIMENTEL
 
 

OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL

https://www.youtube.com/watch?v=dsrwXhlcH1E









APOIO NA DIVULGAÇÃO


 
 

















 
 
 
 

FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 
 



 

Um comentário:

  1. O genial Pimentel foi estagiário no Japão com meu pai. Foram dos raríssimos Ocidentais que visitaram o Mandchúkuo. Também juntos visitaram a Coréia e a China.Voltaram no mesmo navio, via canal e Venezuela, quando a guerra já havia começado. Muito do meu interesse acadêmico pela Ásia foi despertado pelas conversas dos dois geniais Brasileiros na sala da minha casa. Genial homenagem, estimado Alberto!

    ResponderExcluir