quarta-feira, 3 de outubro de 2018

V FESTIVAL DE COROS DO PROGRAMA APRENDIZ, NO TEATRO POPULAR OSCAR NIEMEYER, EM 10 DE OUTUBRO DE 2018.


 



 
 

No dia 10 de outubro vai acontecer, às 18h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, O V Festival de Coros do Programa Aprendiz. E com ingresso a preço popular: R$ 2.
 

Nesta edição, vão se apresentar os grupos formados por alunos das unidades escolares atendidas pelo Programa Aprendiz e o Coro da Sala Aprendiz. O Festival também contará com a participação de outros quatro coros Infanto-Juvenis: Clube do Coral CLAC, Coral Agnes Moço, Coral Jovem de Itatiaia e Coral Juvenil da Rocinha.

 
Mais sobre os Coros:

 
Coro Referência Aprendiz

 

Regido pela maestrina Fátima Mendonça, do Programa Aprendiz - Música na Escola - iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói. O Coro é composto por crianças e jovens entre 10 e 23 anos, que compõe as classes de Canto e Iniciação Musical do Aprendiz, além de professores. A "performance" aposta em refinamento e inovação. Atualmente o grupo se apresenta com até oito vozes abertas simultaneamente, além de executar percussão corporal em uma das canções.

 

Coros Escolares
 

Formados por cerca de 100 crianças, o grupo reúne os coros escolares da rede municipal de educação que fazem parte do Programa Aprendiz - Música na escola.


Coros convidados:

Rocinha

 

Desde 1995, a Escola de Música da Rocinha mantém a atividade de Canto Coral para crianças, adolescentes e jovens. Esta ação, assim como os cursos de instrumentos oferecidos na escola, cumpre o papel de contribuir para a formação geral dos alunos, possibilitando o acesso ao estudo da Música e aumentando suas chances de obterem bom rendimento na escola regular.

O grupo trabalha com repertório variado que engloba tanto a música popular quanto a erudita e a de tradição oral. Já participou de diversos encontros na cidade do Rio de Janeiro, Campos, Teresópolis, Maceió e São Paulo. Ao longo de sua história o grupo atuou em gravações, com destaque para a participação nos CDs da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro (1998) e dos músicos: Joanna (2002), João Bosco (2002), e em 2001 lançou seu primeiro CD: PAZ – Coro da Escola de Música da Rocinha.  Também foi destaque nos programas de Fátima Bernardes e de Luciano Huck, além de envolver-se em shows com ícones da musica nacional e internacional.

 

CLAC

 

Criado em 2011, é um curso livre de prática coral para jovens, com ênfase no repertório popular internacional. Em 2017, o grupo apresentou programa dedicado a Chico Buarque. Os arranjos são escritos atendendo as especificidades do grupo.

 

ITATIAIA

 

O Coral Jovem é formado por alunos do Projeto Música nas Escolas, que é desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Itatiaia/RJ. Foi idealizado pelo Maestro Jorge Botelho. Atualmente é coordenado pela Profª Maristela de Souza Feliciano da Silva e tem como auxiliar o Profº Haroldo de Castro.

 
 

AGNES MOÇO

 

Fundado em 1993. Em 1987, deu-se início o Curso de especialização Agnes Moço trabalhando com crianças desde oito meses de idade. Muitos integrantes do coral começaram com essa idade, dando continuidade aos seus conhecimentos no Canto Coral. Inspirados no mestre Villa-Lobos, utiliza desde o repertório folclórico nacional e estrangeiro, passando por sacro, popular e clássico. O coral vem mantendo atividades nas mais diferentes áreas, realizando concertos, CDs, gravações para televisão, jingles, trilha sonora de peças, entre outros.

 

 

 

SERVIÇO
 
Título: V Festival de Coros do Programa Aprendiz música na escola
Subtítulo: Programa Aprendiz | Música na Escola
Data: 10 de outubro de 2018, quarta-feira
Horário: 18h
Duração: 90min
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n - Centro, Niterói – RJ
Telefones: (21) 2620-6101
Ingressos: R$ 2,00 *Sujeito à lotação
Classificação indicativa: Livre

 

 

--

 

 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
FOCUS PORTAL CULTURAL

 
 
 
 
 
 

 













FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário