quinta-feira, 1 de novembro de 2018

LANÇAMENTO DO LIVRO "POUCAS PALAVRAS" DA ESCRITORA E POETISA LEDA MENDES JORGE, NO CLUBE CENTRAL, EM 30 DE OUTUBRO DE 2018. FOI UM SUCESSO!

 
Leda Mendes Jorge e Maria Eduarda.
 

A escritora Leda Mendes Jorge lançou o seu recente livro, intitulado: POUCAS PALAVRAS, cuja obra é publicada pela Editora Parthenon, sob os trabalhos gráficos do editor Mauro Nolasco. É prefaciada pela acadêmica escritora doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha e a orelha esquerda ficou ao cargo do professor doutor em estudos da linguagem, docente, autor e revisor, Iran Pitthan.
 
A obra representa o universo das palavras poéticas, expressões mágicas que fazem os nossos corações baterem mais fortes e se eternizarem na alma.
 
 
Uma novidade aconteceu na tarde/noite de autógrafos, Maria Eduarda, a neta de Leda, propôs: "Quem compra o livro de minha avó, eu oferto um exemplar de minha monografia, com minha assinatura, feita com muito amor e carinho".
 
 
A autora Leda Mendes Jorge sempre teve a arte dentro de si. Estuda e ensina música, vive em uma comunidade de artistas, escritores, eventualmente, dedica-se de corpo e alma à composição poética. Haicaísta de coração, forma de poesia japonesa surgida no século XVI e ainda hoje, está em evidência, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que geralmente, tem como tema a natureza ou as estações do ano. Este emblema intenso foi carregado por muitos anos nas veias haicaístas de um dos mais importantes artistas fluminense, o saudoso Luís Antônio Pimentel. 
 
 
 
 
 
A obra é sobre poesias, insígnias diversas, e inúmeras frases-pensamentos. Um presente de fantasia, alento e aconchego para a alma, contempla todos os estados de espírito e do coração, pois fala-nos sobre: morte, ansiedade, família e pessoas, o qual se eternizará no íntimo humano.
 
A poetisa decidiu abrir a sua arca sagrada, após receber de sua neta Maria Eduarda, a especial homenagem, a MONOGRAFIA ESCOLAR, cujo título do trabalho é: Monografia sobre a minha avó. Daí, Leda confirma que decidiu publicar a monografia e o seu livro de poesias. Os quais entremeados foram celebrados, na exclusiva noite festiva, no Clube Central de Icaraí. Foi um sucesso!

 
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE LEDA MENDES JORGE
 
 
 
Leda Mendes Jorge - musicista, declamadora e poetisa formada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, onde fez, também, o Curso de Especialização para professor de piano, com a professora Lidy Mignone, esposa do maestro Francisco Mignone.
 
Possui cursos de Música Barroca, de Educação pela Arte, além de Curso Básico de Psicologia, e os de teoria musical, harmonia, morfologia, canto coral, história da música, transporte e acompanhamento, no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.
 
Participou efetivamente, de diversos recitais no Conservatório Brasileiro de Música, apresentando-se no Teatro Mesbla, no Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica, no Museu Histórico do Rio, no Teatro Municipal de Niterói, na Rádio Roquete Pinto, na Rádio MEC, na TV-Rio - Programa Jovens Pianistas, da Orquestra de Acordeões do Professor Mário Mascarenhas e do programa Coisas da Praia Grande, na TV Tupi.
 
Recebeu homenagem do Cantinho do Poeta, na Ordem dos Advogados do Brasil (seção de Niterói); da Associação Brasileira de Imprensa, o diploma de Honra ao Mérito pela Ordem dos Músicos; e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, moção proposta pelo vereador Carlos de Carvalho.
Seu primeiro livro, HAICAIS - poesias, 1999, contém prefácio de Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras.

 Em 2002, outra obra poética: SINCERAMENTE, prefaciado por Antonio Carlos da Rocha Villaça, em sua apresentação teceu-lhes comentários elogiosos ao seu trabalho de poetisa.

 Seu nome foi proposto, em 21 de agosto de 1997, pelo presidente Edmo Rodrigues Lutterbach, para integrar a Classe de Belas Artes da Academia Fluminense de Letras. Tomou posse em 22 de outubro de 1999. Sendo saudada pelo acadêmico Marcos Almir Madeira.
 
LEDA MENDES JORGE é membro da União Brasileira de Trovadores - seção de Niterói, Academia Niteroiense de Letras, Cadeira 50, patronímica de Agrippino Grieco, Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, eleita para a Cadeira nº 34, patronímica de José do Patrocínio. Atualmente, exerce a função de Presidente da Associação Niteroiense de Escritores (ANE).
 
Foi agraciada, com a Medalha "José Cândido de Carvalho", concedida através do Decreto legislativo 578/2004, proposto pelo vereador José Vicente Filho.
 
 


ALGUMAS IMAGENS
PRODUZIDAS PELO FOCUS PORTAL CULTURAL



Leda Mendes Jorge, Maria Eduarda
Neide Barros Rêgo e Nilde Diuana.





Leda, Magda Belloti e Maria Eduarda.


Leda Mendes Jorge e Maria Eduarda
Paulo Roberto Cecchetti, Dora Cecchetti.

Angela Gemesio, Leda e Maria Eduarda.

Leda, Dinha Paiva Novaes e Maria Eduarda.
 


Waldenir de Bragança, Regina Coeli, Riva Costa Leite
e segundo plano: Paulo Seixas.

Franci Darigo, Leda, Regina Coeli e Maria Eduarda.





Wanderlino L. Netto, Leda Mendes Jorge e Maria Eduarda.

Márcia Pessanha, Leda, Aldo Pessanha e Maria Eduarda.
(foto: Aldo Pessanha)

Carlos Rosa e Leda Mendes Jorge
(foto: Aldo Pessanha).
 


Leda, Sissa Schultz e Maria Eduarda.

Leda, Adelia e amiga e Maria Eduarda.

Juber e Shirley Baesso, Leda e Maria Eduarda.

Robert Preis, Aidyl Preis,
Leda Mendes Jorge e Maria Eduarda.

Valéria Gervásio, Leda e Maria Eduarda.

Dalma Nascimento, Mauro Carrero Nolasco,
Leda Mendes Jorge e Maria Eduarda.

Angela Ricommi, Leda e Maria Eduarda.

Leda Mendes Jorge, Liane Arêas e Maria Eduarda.

João Mattos, Dulce Mattos, Leda e Maria Eduarda.


Licia Lucas, Marne Serrano, Leda e Maria Eduarda.

Darcy Duarte Rosa, Leda e Maria Eduarda.
 

Dionilce de Faria, Leda Mendes Jorge, Marco Aurélio Faria
e Maria Eduarda.


Leda Mendes Jorge, Alice Fontanella e Maria Eduarda.
 
 
 
 
 
 
COBERTURA COMPLETA DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
ALBERTO ARAÚJO
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Belíssima cobertura, Confrade Alberto Araújo! - PRCecchetti

    ResponderExcluir