segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

DESTAQUE DO DIA: LIVRO DE ARTE SACRA "SANTUÁRIO MARIANO E HISTÓRIA DAS IMAGENS MILAGROSAS DE NOSSA SENHORA" ESCRITO PELO FREI AGOSTINHO DE SANTA MARIA 1642 - 1728 - LISBOA - PORTUGAL - COM IMAGENS DE NOSSA SENHORA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.EM 2007, PELO INEPAC/RIO DE JANEIRO. SUNTUOSO PRESENTE DE NATAL!



 
 
Caros foculistas, compartilhamos com vocês esse presentão de natal, que ganhamos recentemente.
Estamos felizes e muito agradecidos, por ter ganhado de presente essa admirável relíquia. Ao perceber que é uma reedição do SANTUÁRIO MARIANO, o Tomo X, da obra-prima datada de 1.723 e a história e imagens das artes sacras de diversos estados brasileiros, e em especial o Rio de Janeiro.
 
 
 
Verdadeiro itinerário minudenciado das capelas, igrejas, santuários e das imagens da época. Adequada obra que se faz aproximadamente, três séculos depois da edição publicada em Portugal. Esse Tomo é considerado de suma importância por se tratar de uma obra raríssima, datada de 1723 e escrita por Frei Agostinho de Santa Maria com base em pesquisas realizadas em sete estados do Brasil, incluindo o Estado do Rio de Janeiro.

Considerada um valor cultural e histórico, a obra que, em diferentes registros, além do encanto estético das imagens de Nossa Senhora, que estão situadas em nosso Estado, e em 19 municípios, que aparecem na presente edição em alta qualidade técnica e artística, apresenta a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, que comprovadamente, se revela não só nas diferentes crenças religiosas, como na culinária, e os costumes e comportamentos do povo colonizado, indígena, negro, colonizador e o europeu.

 
 
 
ALGUMAS IMAGENS DO INTERIOR DA OBRA
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
DESTAQUE DO DIA: LIVRO DE ARTE SACRA "SANTUÁRIO MARIANO E HISTÓRIA DAS IMAGENS MILAGROSAS DE NOSSA SENHORA" ESCRITO PELO FREI AGOSTINHO DE SANTA MARIA 1642 - 1728 - LISBOA - PORTUGAL - TOMO DÉCIMO E ÚLTIMO. REEDIÇÃO ILUSTRADA COM IMAGENS DE NOSSA SENHORA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A OBRA CONTÉM 336 PÁGINAS E TEM O TAMANHO 30 X 23 CM E REEDITADA EM 2007, PELO INEPAC/RIO DE JANEIRO. A PRECIOSIDADE NOS FOI OFERTADA, PELA TERAPEUTA ANA E O JORNALISTA SÉRGIO, SUNTUOSO PRESENTE DE NATAL!
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
COMENTÁRIOS

Alberto Araújo, tive o prazer de ajudar nesta reedição que completou 295 anos. Só existem 3 exemplares originais com os 9 tomos do Santuário Mariano no Brasil. Pesquisei nos exemplares do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Foi emocionante! Pesquisei em 40 livros, todos do historiador Alberto Lamego, mais de 300 fotografias do arquivo do IPHAN e a localizações das imagens em várias igrejas do estado do Rio de Janeiro. Um trabalho incansável e gratificante!!! Sergio Caldieri.
 
 
***********************


Olá, prezado amigo Sérgio, com essas precisas informações, provindas de você, a obra tornou-se ainda mais, uma relíquia sagrada, a qual nós temos exclusivamente, em nossas mãos!!! Que maravilha, que emoção! Amigo, essa absoluta coletânea, veio em momento oportuno, pois, juntamos os nossos conhecimentos, quando fizemos por duas vezes, os caminhos marianos europeus. Certamente, afirmamos, que nessa viagem, sentimos a maior emoção que o ser humano pode sentir, foi sim, algo inexplicável, tomou conta dos nossos corações, espécie de alegria+felicidade+beleza+contentamento, coisas misteriosas mesmo, que não sabemos expressar até hoje. Agora, recebemos esse roteiro, quem sabe ano que vem visitaremos algumas dessas igrejas, capelas do Estado do Rio, que estão indicadas no interior da obra. Eu e Shirley vamos providenciar isso, sim! Muito obrigado, por tudo!

Ah! Eu ia esquecendo, você também foi o portador da pintura que o artista plástico uruguaio Carlos Gallero pintou e me ofertou, fizemos até a foto do dia da entrega, acontece que a foto não ficou boa, mas eu irei publicar o importante momento da entrega da pintura, uma relíquia também...
Abraços do Alberto Araújo.

 

 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário