quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

ATRAVÉS DA POESIA "MINHA VIDA, MEUS TEMORES, MEU FUTURO!" O FOCUS HOMENAGEIA O POETA E ESCRITOR GENTIL MOREIRA DE SOUSA, PERSONALIDADE QUE ESSE ANO, CELEBRA 90 ANOS DE VIDA.

 
  
 
 

ATRAVÉS DA POESIA "MINHA VIDA, MEUS TEMORES, MEU FUTURO!" O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA, EM 03 DE JANEIRO DE 2018, O POETA E ESCRITOR GENTIL MOREIRA DE SOUSA, PERSONALIDADE QUE ESSE ANO CELEBRA 90 ANOS DE VIDA.

 
 
MINHA VIDA, MEUS TEMORES, MEU FUTURO!
 
Autor: Gentil Moreira de Sousa


Era jovem, tocava clarinete
Na janela da minha casa!
Tocava descontraído focado nele.
Um senhor ouvia-me da rua!
Era um trinado que eu fazia
Todas as tardes vinha ele
A ouvir-me tocar meu clarinete.
 
Nas tardes de verão com a janela aberta
Virado para o casario da aldeia,
Todos abriam suas janelas
Achava isso muito confortante
Meu ego ficava exuberante!
Na minha pequenez, ficava alegre!
Na aldeia que era pobre!
 
Tinha artífices e artistas:
Havia músicos e canastreiros
E até professores e pintores!
As cantadeiras a ceifar os campos.
Todas manhãs vinham os lenhadores
Cortar pinheiros na floresta.
Minha vida!
Meus temores!
Meu futuro!




 
O AUTOR DESEMBARCOU EM NITERÓI, NOS ANOS 50, APORTANDO AQUI SE FIRMOU COMO FUNCIONAL EMPRESÁRIO E HOMEM DAS LETRAS, ENRIQUECENDO ESTA CIDADE COM SUA ASTÚCIA COMERCIAL E  BAGAGEM CULTURAL.





GENTIL MOREIRA DE SOUSA nascido no ano de 1929, em Burgo - (Arouca), em Portugal. (Burgo uma freguesia portuguesa do conselho de Arouca, com 6,76 km² de área e 1.993 habitantes. Vila e sede de conselho entre 1363 e 1817. Designou-se Vila Meã do Burgo ou Burgo Novo de Arouca. O conselho era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 955 habitantes).
Empreendedor e poeta em Niterói. Foi importante alfaiate e músico em Arouca. Aos 21 anos, o profissional Gentil Moreira de Sousa, de Burgo (Arouca), quis mudar de vida, deixou os afazeres de alfaiataria em Arouca, a família e o posto de clarinetista da banda filarmônica local, regida pelo pai e embarcou no North King, rumo ao Rio de Janeiro. Gentil chegou ao Brasil em 1951.
Quando emigrou, não imaginaria se tornar um representante de seu país natal no exterior. As associações luso-brasileiras de cuja história participa incluem o Real Gabinete Português de Leitura e o Clube Ginástico Português, dos quais é sócio, e o Arouca Barra Clube, que ajudou a fundar. Foi dirigente de instituições como o Clube Português de Niterói e recebeu os títulos de cidadão niteroiense e fluminense, além do grau de comendador (governo de Portugal).
Recebeu o título de Empresário do Ano da FIRJAN Leste Fluminense e a Comenda da Ordem do Mérito do governo de Portugal. É membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras e Elos Clube de Niterói. Um pensamento do poeta que resume o que o impulsionou na vida.
Sou fazedor de sonhos
Sonhadores, sempre acordado,
Sonhos até idealizados
E por eles era levado!”.
Seus versos, a julgar por sua biografia, não ecoam como algo ficcional. Pois, ao passo em que Portugal perdia um alfaiate-músico, o Brasil recebia um poeta-empreendedor.

 
 

 
Alberto Araújo -editor desta revista com o escritor Gentil Moreira
de Sousa, foto feita durante o lançamento do livro Tudo está Vivo,
em 31 de março de 2017, no Bistrô Beira Mar, Icaraí, Niterói, RJ.
  

Acadêmico Gentil Moreira de Sousa
recebe Homenagem de Honra ao Mérito,
pelas mãos da Presidente Matilde Conti.
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
 
Alberto,
Que maravilha a sua homenagem ao seu Gentil Moreira de Sousa, pessoa tão amável, educada a qual muito amamos e também, a cidade de Niterói muito deve, pela sua melhor Padaria e Confeitaria do Brasil. Inigualável.
 
É um empresário de primeira categoria. Muito nos orgulhamos do Senhor Gentil e de toda a sua família os quais muito trabalham, não só pela nossa querida cidade, como por todo o país.

Matilde Carone Slaibi Conti
 
*****************************************
 
LABOURÉ LIMA DISSE:
Que maravilha de reportagem! Parabéns, Alberto Araújo pela iniciativa de homenagear tão ilustre personagem. Adorei rever e saber notícias do nosso estimado amigo GENTIL MOREIRA DE SOUSA. Fiquei com pena quando ele saiu do face book. Era uma excelente companhia por aqui. Foi uma honra ter sido escolhida para publicar o seu livro TUDO ESTÁ VIVO., que por sinal o título foi uma sugestão minha. Se estiver com ele dê lembranças e um forte abraço em meu nome. Muito legal mesmo! Ele é gentleman.
 
*******************************************
 
ALBERTO ARAÚJO DISSE:
Olá, prezada confreira Labouré, estivemos com o Gentil Moreira, hoje, dia 03/01, na Padaria Beira Mar. Quando ele me viu, foi logo apertando a minha mão e abriu aquele largo sorriso dele e disse: - Parabéns, pelas suas excelentes postagens, eu leio todas. Eu falei: - Que maravilha, eu gostei de saber de seu carinho, pelo meu trabalho. Então eu pedi a autorização para publicar a poesia no anexo, acima. Fiz a postagem-homenagem, por ele ser uma pessoa agradável, por ele ter esse imenso valor cultural e essa caminhada literária, (tenho o livro dele: "Tudo está vivo", publicado por vocês) e por ele e se manifestar dizendo que ler todas as minhas matérias culturais, ao perceber que ele aprecia e se interessa pela cultura fluminense, o quanto gosta do meu trabalho, pois reproduzo aqui, somente, as coisas da cultura fluminense. Não é legal isso?
Gentil Moreira de Sousa, faz jus ao nome que tem, pois sua gentileza e educação com seus pares são imensuráveis. Quem o conhece sabe que digo a verdade. Todos que têm a oportunidade de conhecer verão que as qualidades que estamos dizendo são verdadeiras. Como a amiga Labouré falou é um GENTLEMAN, muito educado, pessoa finíssima mesmo! Por isso amigos, muito obrigado, por todos vocês que se manifestaram aqui na postagem que fizemos com dedicação. Abraços do Alberto Araújo.
 
*******************************************
ANGELA GEMESIO DISSE:
Alberto, sempre com a delicadeza!!! A homenagem ao Senhor Gentil, é merecida por todos de Niterói, sempre com muito carinho no tratar todos, sem distinção, e você Alberto, sempre sensível e atento nos ofertou!!!Parabéns!!!
 
 
 
 

 
 APOIO NA DVULGALÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:


  1. Alberto

    Que maravilha a sua homenagem ao seu Gentil, pessoa tão amável, educada a qual muito amamos e também, a cidade de Niterói muito deve, pela sua melhor Padaria e Confeitaria do Brasil.
    Inigualável.
    É um empresário de primeira categoria.
    Muito nos orgulhamos do Senhor Gentil e de toda a sua família os quais muito trabalham, não só pela nossa querida cidade, como por todo o país.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha a sua homenagem ao seu Gentil, pessoa tão amável, educada tive o prazer de está nesse último momento dele vai com Deus meu querido que Deus conforte todos os familiares

    ResponderExcluir