sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

CULTURA DE NITERÓI É MARCADA PELA VARIEDADE, INÚMEROS PONTOS CULTURAIS: QUE SE DESTACAM: MUSEUS, CENTROS CULTURAIS, CONSTRUÇÕES E SÍTIOS HISTÓRICOS.



Arariboia foi um chefe da tribo dos temiminós, grupo indígena tupi que habitava o litoral brasileiro no século XVI. Ajudou os portugueses na conquista da baía de Guanabara frente aos tamoios e franceses, em 1567. Como recompensa, os portugueses lhe cederam uma região na entrada da baía que viria a dar origem à atual cidade de Niterói, da qual é considerado o fundador.
 
 
CULTURA DE NITERÓI
 
 
 


Destacam-se a Vila de Pescadores de Jurujuba, fortalezas, museus, igrejas e monumentos futuristas, como o Museu de Arte Contemporânea, o símbolo do município, construído pelo arquiteto modernista Oscar Niemeyer e o Teatro Popular de Niterói, contrastando com edifícios históricos. A cidade é um importante centro histórico-cultural do Brasil.

Em Niterói há diversas tradições festivas tanto as festas juninas como as de fim de ano, além de uma folia de carnaval com desfile de agremiações carnavalescas em passarela montada e "carnavais" de rua pelos vários bairros da cidade. A cidade também é sede de um dos mais tradicionais grupos sinfônicos brasileiros: a Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF).

PONTOS CULTURAIS: MUSEUS, CENTROS CULTURAIS, CONSTRUÇÕES E SÍTIOS HISTÓRICOS.

Um patrimônio histórico-cultural com museus, igrejas, teatros, arte em vários estilos, hábitos e costumes. A arquitetura é de uma impressionante beleza estética e importância histórica. Enfim, um acervo dos mais atraentes está à disposição.

Ilha da Boa Viagem – Relevo bastante erodido, com pequenas grutas e coberta de vegetação, tem excelente localização em relação à entrada da Baía de Guanabara. É um ponto de onde se avistam todas as embarcações que chegam ou saem da baía. O seu sítio é um dos principais monumentos da história de Niterói, por suas edificações e caminhos escavados na pedra.

Duna Grande de Itaipu – São 100.000 m² de área com 30m de altura, totalmente coberto de areia, sendo identificado como jazida arqueológica pela presença de restos ósseos, lascas de quartzo e instrumento de povos antigos.

Igreja São Lourenço dos Índios – Igreja do séc. XIX destaca-se por sua grande volumetria. O seu interior é amplamente decorado. O altar-mor tem colunas salomônicas ladeando o nicho, onde de encontra a imagem de São Lourenço, vinda de Portugal em 1897.

Nossa Senhora da Boa Viagem – Erguida em meados do século XVII. De estilo colonial, guarda no altar principal a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Próximo á igreja encontra-se as ruínas do Forte da Boa Viagem e todo o Patrimônio Histórico Cultural da Ilha de Boa Viagem.

Museu de Arqueologia de Itaipu – Instalado nas ruínas do recolhimento de Santa Tereza, o museu é de grande importância ao acervo arqueológico do Brasil.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é por si só uma obra de arte em harmonia com o panorama da Baía de Guanabara. O museu abriga diversas coleções de artes e esculturas, além de outras expressões artísticas.

Teatro Municipal de Niterói – É citado pelos historiadores como o marco de teatro brasileiro. Passou a chamar-se teatro João Caetano em homenagem ao grande ator. As pinturas interiores são de autoria de Thomas Driendl e o atual pano de boca foi criado pela paisagista e artista Burle Marx. É o atual local da maior parte das apresentações da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN-UFF).

Cantareira – Ruínas do antigo estaleiro da companhia Cantareira e estação das barcas Cantareira, restaurado para funcionar como Estação Cantareira. A região é conhecida como a “Lapa de Niterói”, por reunir estudantes universitários, professores, intelectuais, profissionais liberais e artistas.

Solar do Jambeiro – Sobrado recém-restaurado, construído em 1872, de arquitetura portuguesa, com fachada totalmente revestida de azulejos e beirais constituídos por talhões de louça. Sua arquitetura é um marco no estilo colonial. O casarão abriga diversas exposições e produções culturais de Niterói.

Caminho Niemeyer – Conjunto arquitetônico de equipamentos culturais ao longo da orla da cidade com projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer, além do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Possui o Teatro Popular de Niterói, o Memorial Roberto Silveira, a sede da Fundação Oscar Niemeyer e o Museu Petrobras de Cinema.

Centro de Artes UFF – Centro cultural organizado e mantido pela Universidade Federal Fluminense, localizado no prédio da Reitoria da UFF, bairro de Icaraí, formando o mais completo centro cultural da cidade.

Museu de Arte Sacra de Niterói, Igreja da Conceição da Cidade. Museu de Arte Sacra de Niterói – Museu instalado em salão anexo da igreja colonial da Conceição, no Centro da cidade.

Praça da República – Conjunto de edifícios públicos de arquitetura eclética tombados pelo patrimônio histórico, construído para abrigar o centro cívico do antigo estado do Rio de Janeiro - composto atualmente pela Câmara Municipal de Niterói, Biblioteca Estadual de Niterói, o antigo Tribunal de Justiça (atual Centro de Memória Judiciária), o Liceu Nilo Peçanha e o Monumento Triunfo à República.

Estátua de Arariboia – Monumento em homenagem ao fundador da cidade, o cacique Arariboia, herói da guerra da Confederação dos Tamoios e da expulsão dos franceses da colônia de França Antártica, com uma estátua pedestre em bronze, no meio da praça do mesmo nome, onde também abriga o terminal hidroviário da Praça Arariboia.

Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro (MHAERJ) – Abrigado no antigo Palácio Nilo Peçanha (também chamado Palácio do Ingá), outrora sede do governo do Estado do Rio de Janeiro antes da fusão com o Estado da Guanabara. Abriga acervo histórico, artístico e de arte popular, além de centro de memória e referência da política fluminense, e ateliê e cursos de artes plásticas.

Igreja de São Francisco Xavier – Igreja colonial no bairro de São Francisco.

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora – Igreja em arquitetura neogótica do século XIX. Possui o maior órgão de tubos da América Latina.

Catedral São João Batista – Catedral da cidade dedicada ao santo padroeiro instalado no largo do rocio no meio do centro histórico, e o conjunto arquitetônico que circunda, incluindo o antigo palácio (Paço Municipal de Niterói) que abrigava a Câmara Municipal até 1974.

Museu Antônio Parreiras – Museu e galeria de arte dedicada a vida e obra do pintor Antônio Parreiras.

Palácio Arariboia – Antigo palácio sede da Prefeitura Municipal de Niterói, seu nome é uma homenagem ao fundador da cidade, o cacique Arariboia, herói da guerra da Confederação dos Tamoios e da expulsão dos franceses da colônia de França Antártica.

Palácio dos Correios – Antigo edifício em frente à Praça Arariboia em arquitetura eclética que abrigou a agência central dos Correios na cidade. No momento passa por restauração para abrigar um centro cultural.

 

CIRCUITO DE FORTES E FORTALEZAS

 

Um importante conjunto de Fortes e Fortalezas do Brasil exibe em sua construção arquitetura e paisagens marcantes, em um cenário que revive um pedaço da história do país.

Fortaleza de Santa Cruz vista do Pão de Açúcar. Fortaleza de Santa Cruz – Foi a primeira fortaleza erguida em volta da Baía de Guanabara. Pode ser vista também a Capela de Santa Bárbara, em estilo colonial que abriga no seu interior uma imagem de tamanho natural, em madeira maciça e ornada de pedras preciosas, o relógio de sol de 1820 construído em mármore, prisões colônias, pontos de tortura, o local de fuzilamento e um antigo paiol.

Forte Rio Branco e Forte Imbuí – Suas construções, em cantarias de pedras e cimentadas com óleo de baleia, cal de conchas e mariscos, iniciaram-se no séc. XIX. Juntos eles constituem um complexo que reúne uma série de atrações para os turistas ao lado das belezas naturais.

Forte de São Luís – Construído no séc. XVIII, no alto do Morro do Pico. Muralha de pedra, com um grande portão de entrada, faz do forte uma das áreas mais visitadas do Rio de Janeiro.

Forte do Pico – Encontra-se a 230 metros de altitude, no Morro do Pico. Sua construção foi concluída no início do séc. XX. Conta com antigos obuseiros de 280 mm, importados da Alemanha. Do alto do pico, avista-se, de um lado, a Fortaleza de Santa Cruz, o Morro da Urca, a Baía de Guanabara, e toda a cidade do Rio de Janeiro. Do outro lado, a enseada de Charitas e São Francisco, o Forte Imbuí e uma visão do Oceano Atlântico.

Forte Gragoatá – As primeiras baterias datam de 1600, entretanto, a construção vista atualmente é do séc. XVIII. O nome Gragoatá vem de uma planta abundante no morro ao lado do forte que se chama gravatá, da família das bromeliáceas.




 

 

 

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Reserva Cultural em Niterói

Solar do Jambeiro em Niterói

Teatro Popular de Niterói

Caminho Niemeyer em Niterói

Orquestra de Cordas do Grota de Niterói
 
Allegro Trio de Harpas com Magda Belloti
Márcio Paes Selles, cantor e regente de coral em Niterói
 
O Inspetor Geral de Nikolai Gogol no Teatro Municipal de Niterói.
 
Exposição 100 anos de Luis Antônio Pimentel
no Jambeiro, curadoria de Paulo Roberto Cecchetti.

Bandeira de Niterói
 
Brasão
 



 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário