sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

O SOLAR "NOTRE RÊVE - CASA NORIVAL DE FREITAS" LOCALIZADO NA RUA MAESTRO FELÍCIO TOLEDO, 474 - CENTRO DE NITERÓI SERÁ RESTAURADO.

 
 
 
A Casa Norival de Freitas, no Centro, será totalmente, restaurada para abrigar a Escola de Música Arthur Maia, batizada em homenagem ao músico e ex-secretário de Cultura da cidade, que faleceu no último dia 15 de dezembro. O local, que é um casarão de 1920, revestido de pinturas e azulejarias "art nouveau", também será a nova sede do Programa Aprendiz Música na Escola. Assim, a cidade ganha mais um equipamento de arte e cultura, cheio de oportunidades para os niteroienses e com uma homenagem especial ao eterno Arthur Maia! Curtiu? O restauro completo, orientado pelo restaurador Cláudio Valério Texeira, está previsto para os próximos meses!
 
 
 
 
Quer saber mais detalhes sobre a história da casa?
 
 
 
 
**************************************************
 
 
 
 
 
 
Tombamento estadual em 20/06/1983 - Processo INEPAC E-03/13.574/80
O Solar foi construído em 1921, para servir de residência de Norival de Freitas, advogado e político fluminense. O prédio apresenta-se em estilo eclético romântico. A imponência da edificação em dois pavimentos é suavizada pela delicadeza dos ornamentos, plenos de curvas e guirlandas que se expandem pelas paredes e sacadas. Seu interior é decorado com pinturas "pouchoir" revestimentos importados, caixilharias de vidros coloridos e ainda azulejaria e serralheria "art nouveau".
 
 
 
O torreão possui beiral sustentado por singulares mãos francesas em madeira. A escada de acesso e as estruturas das varandas são de ferro fundido. Sobre a sacada, encontra-se a inscrição "Notre Rêve" (nosso sonho). Desapropriado pela Prefeitura em 1979, foi parcialmente, destruído por incêndio em 1984. Em 1991, esta realizou obras de consolidação e atualmente, o Núcleo de Restauração de Bens Culturais de Niterói se dedica ao projeto de restauração.
 
 
 





AS IMAGENS A SEGUIR 
FORAM PUBLICADAS PELO HISTORIADOR JULIO RICART
NO GRUPO DE WHATSAPP DO IHGN - 28-05-22










 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário