segunda-feira, 25 de março de 2019

CELEBRAÇÕES PELO DIA MUNICIPAL DO POETA: LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL SERÁ HOMENAGEADO EM GRANDE ESTILO, POR INSTITUIÇÕES CULTURAIS E MOVIMENTO ESCRITORES AO AR LIVRO.







VEJA A PROGRAMAÇÃO




Amigos foculistas, no dia 29 de março de 2019, o amigo, jornalista e poeta Luís Antônio Pimentel completaria 107 anos! Importante memorialista brasileiro, nascido em 29 de março de 1912 e falecido em 06 de maio de 2015 (103 anos).

Referência para muitas gerações nas áreas em que atuou, Luís Antônio Pimentel foi ao longo de sua vida um ativo militante de sua profissão, de suas bandeiras e principalmente, da cultura. Jornalista destinado, fotógrafo, pesquisador e poeta, além de ser um dos precursores do haicai no Brasil, foi membro da Academia Fluminense de Letras (AFL), da Academia Niteroiense de Letras (ANL) e Presidente de Honra do Grupo Mônaco de Cultura, além de ser um dos fundadores da Sociedade Fluminense de Fotografia.

Carinhosamente, chamado de "HOMEM-ENCICLOPÉDIA", Pimentel foi por inúmeras vezes em seu centenário ganhou sob a curadoria do publicitário Paulo Roberto Cecchetti a Exposição: Luís Antônio Pimentel -100 anos em foco de 22 de março a 29 de abril 2012. O Solar do Jambeiro.

Foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói, por meio da editora Niterói Livros, com a reedição, em um volume, de dois de seus mais importantes livros: "Eles Nasceram em Niterói" e "Topônimos Tupis de Niterói", obras básicas para se conhecer a história da cidade.

Todos os escritores, poetas, jornalistas e amigos têm muitas SAUDADES, de sua imensurável PAZ, Saudades de seu incomensurável carisma, SAUDADES, de seu gigantesco companheirismo.

*******************************************************

Amigos agendem aí, no dia 27 de março de 2019(quarta-feira), às 17 horas, na Sede da ANL/Academia Niteroiense de Letras. Apareçam!

DIA 27 DE MARÇO DE 2019, ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS FARÁ TRIBUTO.
A ANL CELEBRARÁ O DIA MUNICIPAL DO POETA com uma sessão colaborativa de leitura livre de poemas. Anteciparemos o dia 29, instituído pelo aniversário de nascimento do confrade Luís Antônio Pimentel. Todos estão convidados a dividir seus poemas conosco. Gratuito | Sede da ANL. Rua Visconde do Uruguai, 456, Centro de Niterói.

*********************************************************************

DIA 30 DE MARÇO DE 2019, SOB A COORDENAÇÃO DA POETISA NEIDE BARROS RÊGO, O CENTRO CULTURAL MARIA SABINA PROPORCIONARÁ TRIBUTO A PARTIR DAS 16 HORAS. O Recital Poético com o tema: POETA, a apresentações serão realizadas pelos alunos do Curso Arte de Dizer, amigos e poetas convidados.

*********************************************************************

DIA 31 DE MARÇO DE 2019, SOB A COORDENAÇÃO DO PUBLICITÁRIO PAULO ROBERTO CECCHETTI, DO MOVIMENTO ESCRITORES AO AR LIVRO, PROMOVERÁ TRIBUTO. EM RITUAL SIMBÓLICO, LADEADO DE AMIGOS VISITARÁ O BUSTO DE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL, QUE PERMANECE NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, A PARTIR DAS 10 HORAS. IMPERDÍVEL!


UM POUCO SOBRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL

Luís Antônio Pimentel nasceu em Miracema, RJ em 29 de março de 1912 foi um poeta, professor, jornalista e memorialista brasileiro. Era membro da Academia Fluminense de Letras - AFL; Academia Niteroiense de Letras - ANL e presidente de honra no Grupo Mônaco de Cultura.

Sobrinho por parte de pai do literato Figueiredo Pimentel, de quem reconhece a influência da obra sobre os primeiros trabalhos literários. Tendo sido aluno bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942, familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara Sakutarô e Takamura Kôtarô. Pimentel tem sua poesia traduzida para o inglês, o alemão, o francês, o espanhol e o sueco.

Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil, responsável pela divulgação deste estilo de poesia ao lado de Olga Savary e Helena Kolody. Tem parte na cunhagem definitiva do termo “haicai” em língua portuguesa quando, estudante da faculdade de filosofia da Universidade do Brasil, encaminhou a Aurélio Buarque de Holanda, por intermédio do gramático Celso Cunha, o pedido de dicionarização, evitando que o termo se dispersasse em outras transliterações como hai-cai, hai-kai, haikai, haiku, hai-ku e hokku. Com seu livro Namida no Kito, obra escrita em português no japão e traduzida para o japonês no ano de 1940, Pimentel se tornou o primeiro autor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia.

O autor reconhece ter se permitido inovar o haicai ao tratar de temas tropicais, criando também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Contudo, estas pequenas transgressões não corrompem o cânon estético inaugurado por Matsuô Bashô como a rigorosa métrica e a exigência da indicação da estação do ano (Kigo) e dos fenômenos da natureza.

Sua vasta obra literária, conta com livros como: Contos do velho Nipon (1940), Tankas e haicais (1953), Cem haicais eróticos e um soneto de amor nipônico (2004). E se encontra reunida em três volumes publicados pela editora Niterói Livros, que contém o texto integral de Tankas e haicais, tal como coordenada pelo professor Nelson Eckhardt em 1953.
A obra reunida, em acurada edição crítica de três volumes, conta também com poesias compiladas inéditas até 2004, data desta edição e versões para diversas línguas, entre elas o japonês, na tradução de Yonekura Teruo. Luís Antônio Pimentel faleceu em Niterói, em 06 de maio de 2015.




APOIO NA DIVULGAÇÃO







Nenhum comentário:

Postar um comentário