quinta-feira, 21 de março de 2019

MELHORES MOMENTOS DA SESSÃO CELEBRATIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS, RUA VISCONDE DO URUGUAI, 456, CENTRO, EM 20 DE MARÇO DE 2019.




A Academia Niteroiense de Letras promoveu na quarta-feira, 20 de março de 2019, uma especial homenagem às diversas Mulheres da cultura e literatura brasileira, a sessão com mediações livres e leituras de composições sobre a vida e a obra de proeminentes nomes da história fluminense ou de outros lugares.

Primeiro ouvimos as palavras do Presidente Juber Baesso, muito expressivo e linguagem fluente, em seu discurso enalteceu a Mulher, falou que a mulher é o Centro gravitacional da humanidade, sim, tudo isso, tomando por base as teorias de Nicolau Copérnico o astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar.

Em seguida a acadêmica Márcia Pessanha como mulher representativa a todas as mulheres ali presentes, foi convidada a mesa presidencial, assim que sentou a mesa, sugeriu ao presidente que também chamasse outra mulher para abrilhantar/compor a mesa dos trabalhos, assim foi chamada a acadêmica presidente do Centro Cultural Maria Sabina, a poetisa Neide Barros Rêgo.

Então iniciando, Márcia Pessanha fez uma pequena apresentação falando frases da poetisa e psicanalista escritora do livro "A ciranda das Mulheres Sábias", Clarissa Pinkola Estés, a autora que reverencia a amadurecimento feminino, que fez uma comovente e profunda homenagem àquelas mulheres que souberam acumular sabedoria ao longo de suas existências.  Segundo Márcia, Clarissa traz algumas reflexões e pensamentos que são usados no dia a dia, que com isso faz com que podemos ver a mulher como um ser guerreiro, lutador, embora de o feminicídio for tão frequente. Que apesar dessa atrocidade, a MULHER é sim, um ser doce, amável, poderosa, e possui encantamento irresistível.

Logo após, alguns dos presentes se manifestaram e fizeram seus depoimentos e mensagens. Dentre eles: O professor-biólogo Flavio Joppert falou também sobre a Mulher; em seguida, Neide Barros Rêgo, declamou o poema "Religião" de Martins Fontes; Nilde Barros Diuana declamou de sua autoria o poema "Quem foi que disse"; Alberto Araújo leu de sua autoria o poema: LEMBRANÇA ETERNIZADA DE MARIA SABINA; André Santa Rosa falou dois poemas da poetisa mineira Cora Coralina; Paulo Roberto Cecchetti leu poema e haicai de sua autoria;  A acadêmica Uyara Schiffer falou sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, escritora de Papari - Rio Grande do Norte, uma mulher educadora, poetisa brasileira, fundou a primeira escola brasileira que ensinava ciências e línguas para meninas; Wanderlino Teixeira Leite Netto falou sobre Eufrásia Teixeira Leite filantropa brasileira, de Vassouras - RJ cuja trajetória de vida mostra claramente, como a riqueza podia modificar o tratamento que a sociedade dava a algumas mulheres no século XIX. A Shirley Baesso esposa do presidente Juber Baesso disse uma trova de sua autoria.

Ao final foram distribuídas flores às mulheres presentes. Por fim, foi servido o delicioso lanche, no salão de conveniência da Academia Niteroiense de Letras. Foi uma tarde/noite aprazibilíssima e os presentes todos estavam muito risonhos. Esta revista cultural esteve presente e trouxe as imagens para você.




OUTRAS IMAGENS

O professor-biólogo Flavio Joppert falou também sobre a Mulher.

Neide Barros Rêgo, declamou o poema "Religião" de Martins Fontes. 

Nilde Barros Diuana declamou de sua autoria o poema "Quem foi que disse".

Alberto Araújo releu de sua autoria o poema: 
LEMBRANÇA ETERNIZADA DE MARIA SABINA

LEMBRANÇA ETERNIZADA DE MARIA SABRINA


Nobre poetisa MARIA SABINA,
admirável no artifício de escrever,
cuja inspiração até hoje nos fascina,
além da talentosa Arte de Dizer.

Malabarista da palavra por vocação...
Mola propulsora de sabedoria,
deixou para sempre em nosso coração,
sua trajetória cintilante de alegria.

Muitos anos já se são passados
e sua estrela permanece a faiscar
na alma de Neide e dos alunos amados
que não deixam seu emblema se apagar.

Tributo memorável bem merecido.
Trazer o nome jamais esquecido
da grande Mulher MARIA SABINA,
cuja lembrança ainda as Letras ilumina!


Homenagem do escritor e jornalista Alberto Araújo à professora e poetisa Maria Sabina, ocasião do RECITAL DE POESIAS 25 ANOS DE SAUDADE, realizado no palco do Centro Cultural Maria Sabina em 18 de junho de 2016.

André Santa Rosa falou dois poemas 
da poetisa mineira Cora Coralina. 

Paulo Roberto Cecchetti 
leu poema e haicai de sua autoria


A acadêmica Uyara Schiffer falou sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, escritora de Papari - Rio Grande do Norte, uma mulher educadora, poetisa brasileira, fundou a primeira escola brasileira que ensinava ciências e línguas para meninas.


Wanderlino Teixeira Leite Netto falou sobre Eufrásia Teixeira Leite filantropa brasileira, de Vassouras - RJ cuja trajetória de vida mostra claramente, 
como a riqueza podia modificar o tratamento que a sociedade 
dava a algumas mulheres no século XIX.




A Shirley Baesso esposa do presidente Juber Baesso 
disse uma trova de sua autoria. 













APOIO NA DIVULGAÇÃO







COMENTÁRIOS



Alberto Araújo disse: Excelentes momentos, na tarde/noite de 20 de março, homenagem às Mulheres, proporcionada pela Academia Niteroiense de Letras. Agradabilíssimos!!!



*****************************************



Neide Barros Rêgo disse: Bela cobertura fotográfica da reunião da Academia Niteroiense de Letras, em Homenagem à Mulher, realizada em 20 de março de 2019. Belas palavras dos oradores e belos poemas recitados por acadêmicos e convidados. Muito agradável a tarde de hoje. O presidente Juber Baesso presenteou com lindas rosas de várias cores as mulheres presentes. Reunião inesquecível!


****************************

Resposta a Neide, Obrigado, Dama da Cultura de Niterói, prezada Neide Barros, pelo compartilhamento. O objetivo é esse. Foi inesquecível mesmo, todos ficaram encantados com as homenagens!!! Alberto.


****************************


André Santa Rosa disse: Parabéns à Academia Niteroiense de Letras e sua diretoria por esta belíssima iniciativa de homenagear as mulheres, flores que enfeitam a existência terrena.
O que seria do mundo sem elas?


******************************

Resposta ao André Santa Rosa: Valeu, prezado amigo André, muito obrigado, pela sua importante participação. Sempre prazeroso estar ao seu lado. Seu carisma é impar. Lindos os poemas da Cora Coralina recitados por você. Não se esqueça de entregar a flor. RS...RS... PARABÉNS, SUCESSO sempre. Apareça na quarta-feira, dia 27 de março, pois acontecerá uma homenagem especial ao nosso Mestre Luís Antônio Pimentel, pela passagem do DIA DO POETA. Abraços, Alberto Araújo.

 **************************

ANTONIO SOARES DISSE: ELAS MERECEM DE NÓS, // SEUS TERNOS ADORADORES, // P A R A B É N S A UMA SÓ VOZ, // TODO O AMOR... E MUITAS FLORES !!!

*****************************

RESPOSTA AO ANTONIO SOARES-ASO: Olá, prezado confrade Antonio Soares-ASO, sentimos a sua falta, tinha que ter levado a sua musa Terezinha Campos, para receber flores, foi lindo, lindo demais hoje na ANL. Flores e mais flores às mulheres de nossas vidas! Flores e muitas flores às mulheres queridas, SUCESSO sempre a você irmão-amigo. Abraços do Alberto Araújo.

*****************************


Um comentário:

  1. Parabéns, confrade Alberto Araújo pela cobertura fotográfica do evento. Abç. PRCecchetti

    ResponderExcluir