segunda-feira, 13 de maio de 2019

CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO: "UMA FURTIVA LÁGRIMA", DE NÉLIDA PIÑON, TEM A ASSINATURA DA EDITORA RECORD, DIA 16 DE MAIO DE 2019, QUINTA-FEIRA, A PARTIR DAS 18H, NA LIVRARIA DA TRAVESSA, ENDEREÇO: AV. AFRÂNIO DE MELO FRANCO, 290 - LOJA 205 A - SHOPPING LEBLON - LEBLON, RIO DE JANEIRO - RJ. INFORMAÇÕES: TELEFONE: (21) 3138-9600. IMPERDÍVEL!


 

(Clicar na imagem para ampliá-la)
 
 
 

 
UM POUCO SOBRE NÉLIDA PIÑON
 
 
NÉLIDA PIÑON nasceu em 1937 no Rio de Janeiro, numa família originária da Galiza. Formou-se em Jornalismo em 1956 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora catedrática da Universidade de Miami desde 1990 e doutor honoris causa das universidades de Santiago de Compostela, Rutgers e Montreal, entre outras, foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras em 1996. Desde 2004 é membro da Academia das Ciências de Lisboa.
 
A sua extensa produção literária, traduzida em diversas línguas, foi distinguida com numerosos galardões, entre os quais o Prêmio Walmap (1969) pela novela Fundador; o Prêmio Mário de Andrade (1972) por A Casa da Paixão; o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Literatura LatinoAmericana e do Caribe (México, 1995); o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e o Prêmio Ficção PEN Clube, ambos em 1985, pelo romance A República dos Sonhos; o Prêmio Iberoamericano de Narrativa Jorge Isaacs (Colômbia, 2001); o Prêmio Rosalía de Castro (Espanha, 2002); o Prémio Internacional Menéndez Pelayo (Espanha, 2003); o Prêmio Jabuti para o melhor romance (Brasil, 2005) por Vozes do Deserto; e o Prêmio Literário Casa de las Americas (Cuba, 2010) por Aprendiz de Homero.
Em 2005 recebeu o importante Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras pelo conjunto da sua obra, o primeiro escritor de língua portuguesa a consegui-lo.
Em 2015, recebeu o Prêmio El Ojo Crítico Iberoamericano, concedido pela Rádio Nacional de Espanha.
 


 
 
 

Uma das mais importantes vozes da literatura brasileira contemporânea, Nélida Piñon. Ler seus livros é entrar em enlevadas confabulações sofisticadas e suaves músicas. Reverenciada dentro e fora do Brasil, tendo recebido diversos prêmios importantes, como o Juan Rulfo, em 1995, e o prestigioso Príncipe de Astúrias, em 2005. Nélida estreou na literatura em 1961 com Guia mapa de Gabriel Arcanjo e, desde então, publicou duas dezenas de livros, entre romances, memórias, coletâneas de contos, de ensaios e de crônicas, além do infantojuvenil A roda do vento. Após lançar seus Melhores contos, pela editora Global, seu novo livro está a caminho. Dia 16 de maio, às 18h, na Livraria da Travessa do Leblon, Rio, lançará: "Uma Furtiva lágrima", a autora nos adiantou que será uma obra dedicada ao seu cachorrinho "gravetinho" já falecido. Estamos ansiosos!
 
As redação do FOCUS

 

 
 
 
 
Mensagem de Nélida Piñon,
agradecendo-me a postagem no Focus.
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário