quarta-feira, 8 de maio de 2019

LINA PONZI ABRE A EXPOSIÇÃO “TODO HOMEM É ERVA”, NA SALA JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO, RUA PRESIDENTE PEDREIRA, 98, INGÁ, NITERÓI-RJ.






A artista Lina Ponzi abre, no dia 14 de maio, terça-feira, às 19h, a exposição “Todo homem é erva”, com curadoria de Desirée Monjardim, na Sala José Cândido de Carvalho.


Na mostra, objetos ressignificados. A artista, em suas andanças pela cidade, encontra, a todo momento partes de materiais que se desprenderam do original. Nasce aí uma obra de arte. Pedaços que antes eram descartados ganham uma nova forma e um novo significado.




Todo homem é erva significa para a artista, “a consciência da nossa fragilidade, do efêmero e do lugar que habitamos e no qual cultivamos a nossa humanidade, na condição transitória da vida. Como a vegetação, que nasce abundante no campo e que tem o seu tempo próprio de crescimento, mas que seca e se desfaz, assim é a condição humana: frágil e transitória diante da vida”.




Finitude e temporalidade estão presentes na obra da artista quando manipula materiais e objetos, com um outro olhar que é determinante no seu processo criativo. “São coisas que destinadas ao fim se expandem em novos ciclos. É como a erva do campo que nasce, seca e reverdece”, explica Lina.


Ao realizar a análise da imagem na obra de Lina, a Professora Rosana Costa Ramalho de Castro (UFRJ) ressalta que “não é difícil de entender sua proposta se relacionarmos sua obra a nossa própria existência. Nascemos, crescemos, seguimos uma trajetória e, mesmo em cada uma dessas etapas mantemos um ponto em comum: nossa essência. Assim é a obra de Lina: está posta para que possamos olhar e compreender quem fomos e quem somos”.



Sobre a artista


Participa do Vinho Lilás (desde janeiro de 2018) - grupo de estudos da arte contemporânea com os professores e, também artistas, Edmilson Nunes e Marcos Cardoso. Possui ateliê na Fábrica Bhering, desde 2016, na qual mantém um espaço expositivo e de vendas. Participou de diversas exposições como "Quem semeia vento colhe lindas tardes de amor", Galeria de Arte UFF; “Deslocamentos”, na Galeria do Reserva Cultural; “12 da Bhering: Desenho como Leitura” - Galeria Biblioteca Parque RJ; além das individuais “Náufragos” e "Liquefeitas", na FLIM.




SERVIÇO

Exposição “Todo homem é erva”, de Lina Ponzi
Curadoria: Desirée Monjardim
Abertura: 14 de maio, terça-feira, às 19h
Visitação: de 15 de maio a 8 de julho de 2019, 
sempre de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói-RJ
Informações: 
(21) 2719-6939/ 2719-9900

Entrada gratuita















APOIO NA DIVULGAÇÃO













FONTE: 
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN



Nenhum comentário:

Postar um comentário