segunda-feira, 3 de junho de 2019

A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS CELEBRA OS 100 ANOS DO INSTITUTO VITAL BRAZIL, EM SESSÃO ESPECIAL, EM 06 DE JUNHO DE 2019, ÀS 16 HORAS.


 
 
 
A Academia Fluminense de Letras, presidida por Waldenir de Bragança, promove nesta quinta-feira, 06 de junho, às 16 horas, sessão especial comemorativa do centenário do Instituto Vital Brazil, ressaltando o valor de seu fundador, o cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha.

 
 
Prof. Dr. Roberto Pozzan,
diretor-presidente do Instituto.
 
 
 
 
 
A solenidade contará com a presença do Prof. Dr. Roberto Pozzan, diretor-presidente do Instituto, além de outros representantes de instituições públicas e particulares.
 
O Acadêmico Antônio Werneck de Castro, ocupante da Cadeira nº 15 da Classe de Ciências da AFL, falará sobre a biografia do homenageado, seu Patrono; e o Acadêmico Aristeu Pessanha Gonçalves, ocupante da Cadeira nº 1 da mesma Classe e Presidente da Academia de Medicina Veterinária / RJ, falará sobre a contribuição de Vital Brazil para a Medicina Veterinária.
 
 
 
 
 
Aristeu Pessanha Gonçalves
 
     Antônio Werneck de Castro
 
 
 

A sede da Academia Fluminense de Letras fica na Praça da República, no Centro de Niterói (edifício conjunto com a Biblioteca Pública). A entrada é franqueada ao público.
 

 

 
 
 
 
UM POUCO SOBRE INSTITUTO VITAL BRAZIL
 
Atualmente, o IVB tem 785 serpentes, 3 mil aranhas, 1 mil escorpiões amarelos e capacidade de produção entre 250 e 300 mil ampolas de soro por ano. E por causa do aumento do número de acidentes com abelhas no país, cerca de 11 mil por ano e média de 140 mortes, o centro de pesquisa está há oito anos desenvolvendo o primeiro soro antiapílico no mundo. A criação tem parceira com o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e será usado contra picadas de abelhas africanizadas.
Érico, que é historiador desde a década de 1990, administra há 12 anos um pequeno museu que reúne parte do acervo do seu avô, chamado Casa de Vital Brazil, que fica em Campanha, no Sul de Minas Gerais. “Infelizmente não conheci meu avô pessoalmente, mas toda a história dele e dos seus feitos me aproximaram dessa memória. Fico muito emocionado em ver a magnitude e importância dele para todo o mundo. É incrível a visão que ele teve e a dedicação para o estudo”, contou.
O neto do cientista também frisou sobre a importância de Niterói para Vital Brazil.
“Ele escolheu o município de Niterói por ser de frente para a Baía de Guanabara, na época que nem tinham esses empreendimentos imobiliários na cidade. Além disso, a cidade era capital do Rio de Janeiro e queria dar força à cidade”, completou Érico. Ele contou também que toda a família tem muito orgulho da história que o avô construiu.
“A família é imensa e quando junta todo mundo é uma farra”, brincou Érico, que revelou que o avô teve 18 filhos, 54 netos e mais de 200 bisnetos.

O IVB é um dos quatro centros de pesquisas no país dividindo a ciência apenas com o Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (Paraná).
 
 
 
 

 
HOMENAGENS

Em 30 de maio de 2019, às 19h, a Associação Médica Fluminense (AMF) prestou uma homenagem ao IVB e honrosas reverências ao cientista sanitarista Vital Brazil, no Salão Nobre da sede, em Icaraí. O evento contou com uma palestra magna, abordando o centenário do IVB e a vida do pesquisador, pelo diretor-presidente do instituto, Roberto Pozzan. A reunião será presidida pela secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos.
HISTÓRIA

O INSTITUTO VITAL BRAZIL foi criado em 03 de junho de 1919, em Niterói, fundado pelo cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha (1865-1950). No decreto que o oficializou, o laboratório foi nomeado Instituto de Higiene, Soroterapia e Veterinária. No entanto, desde o primeiro dia de funcionamento, os funcionários do Instituto recusaram o nome oficial e batizaram o novo centro como “Instituto Vital Brazil”, nome que permanece até hoje em homenagem ao fundador.
 
Vital Brazil escolheu vir a Niterói a convite do presidente do Estado do Rio de Janeiro daquela época, Raul de Morais Veiga. Naquela época, o Instituto localizava-se na Rua Gavião Peixoto, 360, em Icaraí.
Fabricava produtos veterinários, biológicos (soros e vacinas) e farmacêuticos. No entanto, desde sua fundação, Vital Brazil sempre baseou as atividades do Instituto não apenas em produção, mas em pesquisa e formação. Em 1920, o Instituto Vital Brazil iniciou oficialmente atividades na antiga Olaria Santa Rosa, local aonde se encontra até hoje.
Ao redor da ex-Olaria, nasceu o tradicional bairro Vital Brazil, na zona sul de Niterói. Neste mesmo ano, Vital Brazil instala em dez cidades do interior do Brasil postos antiofídicos, para facilitar aos interioranos o acesso à informação e a coleta de animais.
Vital Brazil morreu no Rio de Janeiro em 08 de maio de 1950. Existem várias ruas a avenidas espalhadas pelo país que levam o nome do pesquisador. Tudo isso, símbolo de sua relevância para a ciência.
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário