quarta-feira, 21 de agosto de 2019

CINE JAZZ RECEBE GILSON PERANZZETTA E MAURO SENISE EM HOMENAGEM A MICHEL LEGRAND. DIA 27 DE AGOSTO DE 2019-TERÇA-FEIRA. ÀS 19 HORAS. NO JAMBEIRO.






CINE JAZZ RECEBE GILSON PERANZZETTA E MAURO SENISE EM HOMENAGEM A MICHEL LEGRAND. DIA 27 DE AGOSTO DE 2019-TERÇA-FEIRA. ÀS 19 HORAS. NO JAMBEIRO. (CLICAR NA PRIMEIRA IMAGEM PARA A AUDIÇÃO DA MÚSICA "SUMMER OF 42" VERÃO DE 42 POR MICHEL LEGRAND. ESPETACULAR!






Acontecerá na terça-feira, dia 27 de agosto de 2019, às 19h, Solar do Jambeiro, a edição de agosto do projeto Cine Jazz, com uma homenagem ao pianista e maestro francês Michel Legrand. Logo após a exibição de um filme que traz uma apresentação de Legrand com a Orquestra Nacional da França, gravado em Paris em 2009, Gílson Peranzzetta e Mauro Senise brindarão o público com um selecionado repertório de jazz nas trilhas sonoros do cinema. A entrada é franca e a Classificação indicativa, 14 anos.

Nascido em Paris em 1932, Michel Legrand construiu sua destacada carreira compondo para o cinema. São dele os temas originais e as trilhas sonoras de filmes como, "Lola", "Os Miseráveis", "Pret-a-Porter", "Les demoiselles de Rochefort" e "Verão de 42", entre muitos outros sucessos de bilheteria ao longo dos anos.

O jazz também é marcante em sua carreira. Desde 1958, Legrand liderou bandas que contavam com alguns dos maiores nomes do segmento, como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Herbie Mann. Compôs para álbuns de Stan Getz , Sarah Vaughan e Phil Woods - em várias ocasiões. Vários músicos de jazz regravaram clássicos de sua autoria, como “What Are You Doing the Rest of Your Life”, “Watch What Happens” e “The Summer Knows (Summer of 42)”. O musico faleceu em janeiro desse ano.

Os convidados da noite são o pianista e maestro Gílson Peranzzetta e saxofonista Mauro Senise, músicos consagrados, que estão lançando projeto novo, dedicado ao cinema. Cinema e jazz nasceram juntos e foram as grandes artes do século 20. O primeiro filme sonoro chamou-se "O cantor de jazz" (1927), que na verdade era sobre um cantor de sinagoga, mas já na década de 30 as big bands do Swing ganhavam as telas. E, a partir dos anos 50, o jazz moderno se tornava referência na trilha de filmes mais sofisticados, nos EUA e na Europa. Em troca, certas canções de filmes caíram inexoravelmente nos repertórios da dos grandes músicos do jazz.

Cinéfilos de carteirinha, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise exploram esse território em seu novo álbum, "Cinema a dois", com arranjos de Peranzzetta e pesquisa de repertório da produtora Ana Luísa Marinho, que inclui entre outros, Michel Legrand.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói-FAN com curadoria de Paulo Renato Rocha.

SERVIÇO

Cine Jazz
Gilson Peranzzetta e Mauro Senise em homenagem a Michel Legrand
Data: 27 de agosto, terça-feira
Horário: 19h
Evento gratuito
Classificação indicativa: 14 anos

Solar do Jambeiro
Rua Presidente Pedreira, 195, Ingá, Niterói




MICHEL LEGRAND pianista, arranjador e compositor francês. Construiu sua carreira compondo para o cinema. São dele as trilhas sonoras de Lola, Les Misérables, Prêt-à-Porter, Les Demoiselles de Rochefort, Les Parapluies de Cherbourg, Summer of '42, Une femme est une femme (Uma mulher é uma Mulher), La piscine, entre outras.

O jazz também é marcante em sua carreira. Desde 1958, liderou bandas que contavam com alguns dos maiores nomes do segmento, como Miles Davis, John Coltrane, Bill Evans e Herbie Mann. Compôs para álbuns de Stan Getz (1971), Sarah Vaughan (1972) e Phil Woods - em várias ocasiões. Vários músicos de jazz regravaram canções de Legrand, como What Are You Doing the Rest of Your Life, Watch What Happens e The Summer Knows.

Em 2004, a Biscoito Fino lançou Homenagem a Luiz Eça, em que o pianista francês presta um tributo ao músico brasileiro. O CD foi gravado nos estúdios da Biscoito Fino. Recebeu o Oscar de melhor banda sonora pelos filmes Summer of '42 e Yentl. Recebeu o Oscar de melhor canção original pela canção The Windmills of Your Mind do filme The Thomas Crown Affair. Nasceu em Paris, 24 de fevereiro de 1932 e faleceu em  Paris, em  26 de janeiro de 2019.






APOIO NA DIVULGAÇÃO





















FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN









Nenhum comentário:

Postar um comentário