quinta-feira, 24 de setembro de 2020

A FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN - LISBOA PORTUGAL DISPONIBILIZA ONLINE TEXTOS CLÁSSICOS E CENTENAS DE EDIÇÕES.

 


Uma parte importante do acervo editorial da Fundação Gulbenkian, composto por obras fundamentais para a cultura portuguesa, para o ensino universitário e para o conhecimento em geral, começou a ser disponibilizada online.

 

Cinquenta e dois títulos da Coleção de Textos Clássicos encontram-se já acessíveis ao público, estando as restantes Coleções – Cultura Portuguesa e Manuais Universitários – em processo de seleção e tratamento digital para futura reedição neste suporte. Além das obras destas coleções, que serão colocadas à disposição dos leitores de um modo faseado até ao final do próximo ano, a Fundação Gulbenkian irá privilegiar também a via digital, com acesso gratuito e universal, a outros conteúdos produzidos, como ensaios, atas de colóquios, relatórios e outros textos relativos aos seus programas e projetos. Algumas das mais significativas edições da Delegação da Fundação Gulbenkian em Paris virão também a ter livre acesso.

 

Esta decisão resulta de uma nova política da Fundação que tem como linha orientadora tornar acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e também obras marcantes da cultura portuguesa. A partir de agora, as edições de novos títulos e as reedições de antigos títulos serão, assim, primordialmente efetuadas em formato digital, com acesso gratuito e universal, desde que tal seja viável pela salvaguarda dos direitos de autor.

 

Isabel Mota, presidente da Fundação, sublinha que a esta nova orientação “resulta de um compromisso com a sociedade e persegue o mesmo propósito de sempre: tornar a leitura acessível a todos. Foi assim com as Bibliotecas Itinerantes, as emblemáticas carrinhas que levaram a leitura por todo o país, de forma gratuita, e será agora também com as suas edições de clássicos, publicadas pela Fundação a preços acessíveis”.

 

No âmbito desta política, o Plano de Edições da Fundação vai privilegiar textos fundamentais da cultura portuguesa que, pelo seu custo, o mercado não se dispõe a editar, e também a tradução e edição em língua portuguesa de clássicos estrangeiros, que constituem marcos fundamentais da cultura universal. Irá também dar continuidade à edição de obras completas ou antologias já iniciadas, como as de Pedro Nunes, Fernão Oliveira, Eduardo Lourenço, Borges de Macedo, Miriam Halpern Pereira e Luís Filipe Tomás. Nestes casos, serão mantidas as edições em papel, tal como nos casos dos Catálogos de Arte e da Revista Colóquio-Letras.

 

Entre os livros da Coleção de Textos Clássicos já acessíveis contam-se A República, Teeteto e O Sofista de Platão, Cartas a Lucílio de Séneca,  História da guerra do Peloponeso de Tucídides, Medeia de Eurípedes, A douta ignorância de Nicolau de Cusa, Crítica da Razão Pura e Metafísica dos costumes de Immanuel Kant, Acerca do infinito, do universo e dos mundos de Giordano Bruno, A Cidade Virtuosa de Alfarabi, Utopia de Thomas More, A Cidade de Deus de Santo Agostinho, Da arte edificatória de Leon Battista Alberti, Sidereus Nuncius: o mensageiro das estrelas de Galileu, Poética: textos teóricos de Edgar Allan Poe, Introdução à filosofia matemática de Bertrand Russell ou Princípios da política econômica de Walter Eucken.

 










 

 

INFORMAÇÕES

Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa - Portugal

(+351) 21 7823000.

 

FONTE

https://gulbenkian.pt/noticias/gulbenkian-disponibiliza-online-textos-classicos-e-centenas-de-edicoes/?utm_source=Informa%C3%A7%C3%A3o+Gulbenkian&utm_campaign=03a03c2f93-Enews_Gulbenkian_20200924&utm_medium=email&utm_term=0_e941074765-03a03c2f93-220950441

Nenhum comentário:

Postar um comentário