quarta-feira, 30 de agosto de 2017

NATHALIA DILL, VILMA MELO E RAFAEL CANEDO FAZEM PRÉ-ESTREIA DE “FULANINHA E DONA COISA” NO MUNICIPAL DE NITERÓI

 
 


OS ATORES NATHALIA DILL,
VILMA MELO E RAFAEL CANEDO
FAZEM A PRÉ-ESTREIA DE
“FULANINHA E DONA COISA”
NO MUNICIPAL DE NITERÓI

 
 
A peça Fulaninha e Dona Coisa faz sua pré-estreia no Teatro Municipal de Niterói, de 01 a 10 de setembro. Em cena, Nathalia Dill e Vilma Melo vivem respectivamente Fulaninha e Dona Coisa. Rafael Canedo interpreta um técnico de telefonia, que se envolve com Fulaninha. “Uma peça que fala das muitas possibilidades e ambiguidades que podem existir numa relação entre o personagem que oprime e o outro que é oprimido”, destaca o produtor e idealizador do projeto Eduardo Barata.
 

     Em um momento em que o país passou recentemente por uma transformação nos direitos trabalhistas dos empregados domésticos, que estende aos trabalhadores do lar os mesmos direitos dos demais com carteira assinada, a comédia “Fulaninha e Dona Coisa”, de Noemi Marinho, aparece como uma oportunidade de falar das recentes modificações, de maneira bem-humorada, sem deixar de ser informativa. “A imensidão do Brasil sintetizada na relação apaixonante, cruel e afetuosa entre patroa e empregada”, comenta Daniel Herz, diretor da montagem.
 
 
 
 

Fulaninha é uma jovem com a cabeça cheia de sonhos que chega do interior para trabalhar como empregada doméstica. Dona Coisa, a patroa, é uma mulher moderna, independente, que prefere manter certa distância em suas relações. O encontro entre as duas resulta na comédia de costumes “Fulaninha e Dona Coisa”. O espetáculo retrata, através do humor, as dificuldades da convivência diária entre patroa e empregada, resultado das trapalhadas de Fulaninha, que entre muitas confusões pensa que a piscina do prédio chique de Dona Coisa é um açude, se assusta com o telefone e elevador e ainda arruma um namorado, técnico de telefonia, bem enrolado. Apesar do estranhamento com a vida moderna, Fulaninha é muito esperta e usa a inteligência para conquistar a patroa.
 

Encenado originalmente em 1990, o texto aborda como a relação entre patroa e empregada doméstica pode se confundir através de laços criados pela convivência diária, que abre brechas para excessos cometidos por ambas as partes, fruto do típico jeitinho brasileiro. De um lado está a patroa, Dona Coisa, que só admite a empregada com muitas exigências, como dormir no local e trabalhar nos finais de semana. Além disso, com o pretexto de “cuidar” da empregada, Dona Coisa sugere que Fulaninha não namore e não gosta muito que a moça passeie pela cidade. Sem saber sobre seus direitos, Fulaninha acata as exigências por também gostar da patroa, e aproveita para curtir a casa como se, literalmente, fosse sua, usando as roupas de Dona Coisa e comendo suas comidas preferidas.

 

SERVIÇO

Fulaninha e Dona Coisa – Teatro Adulto

Datas: 01 a 10 de setembro

Horário: Sextas e Sábados às 20 horas e Domingos às 19 horas.

Duração: 70 min

Classificação etária: 12 anos

Ingresso: R$ 60,00 (inteira)

Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro 35
Telefone: (21) 2620-1624

Horário de funcionamento da bilheteria:

• Ingressos antecipados: terça a sexta, das 10h às 18h.

sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h (se houver teatro Infantil, das 17h às 18h).

• Ingressos para o espetáculo do dia: das 10h até o início do mesmo.

• A bilheteria fecha para almoço das 13h às 14h.  

Vendas online pelo site Ingresso Rápido: http://www.ingressorapido.com.br
 
 
 
 
 APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE

Assessoria de Imprensa – TMN
ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
 
 

RODA DE NOVOS POETAS RECEBE ANDREA BOAVENTURA E LUÍZ CARLOS PONTES




 


 
RODA DE NOVOS POETAS RECEBE
 
ANDREA BOAVENTURA
 
E LUÍZ CARLOS PONTES






 
 
 
 
 
O Salão Nobre Eunice Linton, do Teatro Municipal de Niterói, recebe mais uma edição da Roda de Novos Poetas na terça-feira, 5 de setembro, a partir das 19h. No evento, conduzido pela cantora, poeta e blogueira Andrea Boaventura, haverá a participação de Luíz Carlos Pontes Melim, escritor de diversos poemas, membro da Academia de Letras de Magé e frequentador de diversos movimentos literários e artísticos, como poeta convidado.
 
Andrea Boaventura
 
Carioca, Andrea Boaventura é cardiologista infantil e, desde criança, sempre adorou música. Aos 6 anos, acompanhava seu avô sanfoneiro tocando vários instrumentos de percussão e, aos 14, aprendeu a tocar violão na igreja onde participava do grupo jovem. Cantou música gospel durante muitos anos, além de ter participado de peças teatrais infantis compondo trilhas sonoras.
 
Já adulta resolveu estudar música; estudou Canto Lírico com grandes mestres no Rio de Janeiro e um pouco de Piano Clássico. Entretanto, as sementes plantadas na infância a trouxeram de volta à Música Popular, aos ritmos tipicamente brasileiros e hoje a cantora tem um repertório bem eclético, contemplando Samba, MPB, Pop, Forró e Rap. A cantora tem se apresentado em alguns charmosos bistrôs na zona sul mostrando seu trabalho autoral, acompanhada pelos músicos Mario Coutinho, Marcos Melo e Gabriel Barreto.
 
Há um ano também tornou-se escritora, poetisa e blogueira. Seu blog de poesias chamado "Poeminhas" já conta com quase 10.000 seguidores e, em dezembro de 2016, lançou seu primeiro livro de poesias, pela Dowslley Editora. Intitulado "Poeminhas: O Resgate de uma Workaholic", a obra trata de sua trajetória da vida médica e empresarial rumo à nova carreira de poeta, cantora e compositora.
 
Luís Carlos Pontes Melim
 
Contabilista, advogado e escritor, Luís Carlos Pontes Melim nasceu no Rio de Janeiro. É pai de cinco filhos, todos ligados à arte e a música, e atualmente mora na cidade de Niterói. Formou-se em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas, em 1987.
 
Durante a infância e juventude, escreveu diversos poemas e poesias, sempre gostando de brincar com as rimas e a mistura de palavras. Mais tarde, passou a frequentar alguns movimentos literários e artísticos, chegando a ser membro da Academia de Letras de Magé e a participar do Movimento Um Brinde à Poesia.
 
Em 2014, lançou um CD intitulado “Minhas Valsas”, com doze valsas autorais, fato inédito na história da música brasileira. A obra "Fragmentos de Alma" é seu primeiro livro de poemas, publicado em 2017 pela Dowslley Editora.
 
 
 
 
SERVIÇO
 
Roda de Novos Poetas com
Andrea Boaventura e Luíz Carlos Pontes Melim
Data 05 de setembro de 2017(terça-feira)
Horário: 19h
Entrada Franca
(Distribuição de 80 senhas
meia hora antes de cada espetáculo)
Classificação indicativa: Livre
 
Local: Salão Nobre Eunice Linton -
Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35,
Centro, Niterói, RJ.
Tel: (21) 2620-1624
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Assessoria de Imprensa do TMN
ASCOM Secretaria de Cultura/ FAN
 

terça-feira, 29 de agosto de 2017

A ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS NA 18ª EDIÇÃO DA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO 2017, NO RIO DE JANEIRO.

 
 
 
 
 
A Academia Fluminense de Letras na Bienal
do Rio de Janeiro
 
 
 
 
 
A Academia Fluminense de Letras participará na Bienal Internacional do Livro no dia 9 de setembro, no Riocentro, a partir das 15 horas, com estande expondo obras de autoria de seus membros, sob a coordenação do acadêmico e editor Luiz Augusto Erthal. Uma caravana liderada pelo presidente Waldenir de Bragança, prestigiará o evento.
 
 
A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação.
 
Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura.
 
Atraente, variada e dinâmica, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!
 
Saiba mais em www.bienaldolivro.com.br 
 
 
 
 
 
------------
 
 
 
Acadêmico e jornalista Erthal Rocha
posa ao lado do Presidente da AFL, Dr. Waldenir de Bragança
Foto: Focus Portal Cultural
 
 
 

O Acadêmico Erthal Rocha falará sobre a Imprensa fluminense, no curso conhecendo Niterói.
 
 

A convite do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, o jornalista Erthal Rocha fará palestra sobre "A Imprensa Fluminense" na próxima terça-feira (5), às 15 horas, no Centro de Memória da Literatura e da História Fluminense (Memorial Roberto Silveira), no Caminho Niemeyer, atrás do Terminal Rodoviário de Niterói.
 
A palestra é parte do Curso Conhecendo Niterói, coordenado por Heraldo Mesquita e Cristina Pontes.
 
A entrada é franca.
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

NÉLIDA PIÑON EM ORIGENS GALEGAS NA LITERATURA BRASILEIRA, AULA INAUGURAL NO CAMPUS DA UFF. IMPERDÍVEL!


 
 
 
 
A Direção do Instituto de Letras da UFF e a Direção do Núcleo de Estudos Galegos da UFF convidam para a Aula Inaugural do segundo semestre de 2017.
NÉLIDA PIÑON ORIGENS GALEGAS
NA LITERATURA BRASILEIRA

NA
será ministrada pela escritora NÉLIDA PIÑON, da Academia Brasileira de Letras e breve apresentação da obra da escritora, pela professora Dalma Nascimento e pelo cineasta Julio Lellis.
 
 
LOCAL: Auditório Macunaíma, 4º andar, Bloco B,
Gragoatá, Niterói - RJ
DATA: 29 de agosto de 2017, às 18h
Entrada Franca

 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO MÚSICA NO MUSEU PARA O MÊS DE SETEMBRO DE 2017. CONFIRA.


 
 
 
 
MÚSICA NO MUSEU
SETEMBRO 2017
 
 
Pianos & Novidades
 
 
Setembro, como já tradicional, é o mês dos pianos e atrações: o pianista paulista Fabio Caramuru  em parceria com a Echo Promoções e a Kommitment Produções, exaltando  a ecologia com a participação de jovens da Comunidade do Caju, as comemorações dos 120 anos de Lorenzo Fernandes com o pianista Marcos Leite, e um  século de música brasileira com o sobrinho-neto de Ernesto Nazareth, o pianista Newton Nazareth  além da  pianista argentina, Daniela Salinas, mais uma atração internacional mas já no dia 1º de outubro. E na versão internacional a pianista Licia Lucas  Serrano com os clássicos brasileiros em Lisboa, Coimbra e Roma repetindo-o,  no Palácio São Clemente, no Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
 
Mas também traz outras novidades  no CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro com os Sons do Brasil  a música de diversas regiões do país, a nossa diversidade musical inserindo-se na exposição ali realizada sob o titulo Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão", com a magia, força criativa e inventividade popular na criação de objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais das nossas grandes festas e  celebrações populares nas várias regiões do país.
 
E no Museu do Exército a  Banda BOMOKO- que em Lingala significa união-  reúne músicos e cantores refugiados do Congo e Angola que moram atualmente no Rio com  um repertório de  musicas de diversas partes da África revelando a alegria e a riqueza cultural que estão trazendo para o Brasil.
 
Esperamos por vocês!
 
Sergio da Costa e Silva
Diretor de Música no Museu 
(21) 2233-6711 e 99988-9332
 
 
 
 

 

 
 
 
 
PROGRAMA
 
 
 
Dia 1  - 6ª feira - 12h30min
CRAB- Centro Sebrae de
Referência do Artesanato Brasileiro
Praça Tiradentes, 69 - Centro
Capacidade: 100  lugares
Músico:  Orquestra Popular CÉU na Terra:
Bianca Leão; Rita Gama; Luzia de Mendonça; Norma Nogueira; Jean Philipe; Péricles Monteiro; Vania Santarosa Monteiro
Instrumentos: 5 sopros, violão de sete cordas, cavaquinho, dois cantores e 3 ritmistas tocando ritmos, maxixe, marcha-ranbcho, marchinhas, samba/samba enredo, frevo/maracatu.
Programa: Sons do Brasil.
 
 
________________________________
 
Dia  3- Domingo - 11h30min
Museu de Arte Moderna
Rua Infante Dom Henrique -Centro
Capacidade: 200 lugares
Músico:Pedro Flores, piano
PROGRAMA: J.S BachL. Beethoven; 
E. Nazareth; F. Chopin G. Gershwin.
 
_________________________
 
Dia  4- Segunda-feira - 12h30min
Biblioteca Nacional
Rua México s/nº - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Capacidade: 120 lugares
Músico: Coral Vozes do Outono.
Regência de Cleia Gonçalves  
e participação do tecladista  Edi Muniz
PROGRAMA:  Clássicos  da Música  Brasileira.
___________________________
 
Dia 5 - 3ª. feira- 18h
Biblioteca da Maison de France
Av. Presidente Antonio Carlos, 58  - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Capacidade- 80 lugares
Músico: Ismael Patriota, piano.  
PROGRAMA: W.A.Mozart, R. Schumann  
____________________
 
Dia 6 - 4ª feira - 12h30min
CCBB
Rua 1º. de Março 66 - 4º andar - Sala 26
- Centro - Rio de Janeiro - RJ
Capacidade: 90 lugares
Músico: Duo Renascer: Jurema Fontoura, mezzo-soprano  e Maria Luisa Lundberg, piano.
Programa: Árias de Óperas  e Canções Brasileiras,
 
______________________
 
 
Dia 7 - 5ª feira - 12h30min
Museu Nacional de Belas Artes
Av. Rio Branco, 199 - Centro - Rio de Janeiro
Capacidade: 144 lugares
Músico: Erico Bomfim, piano
Programa: Rosemary Brown.
 
_________________
 
 
 
 
Dia 8  - 6ª feira - 15h
Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Capacidade: 141 lugares
Músico: Trio Giuseppe Mauro, Belkiss Campos,
voz e Dília Costa, piano,
Programa: Árias de ópera.
 
________________
 
Dia 9  - Sábado - 16h
Clube Hebráica
Rua das Laranjeiras no
Capacidade: 200 lugares.
Músico: Camerata de Cordas Uerê
- Comunidade da Maré
Programa: Clássicos brasileiros.
 
_________________
 
Dia 10  - Domingo - 11h30min
Museu de Arte Moderna
Av. Infante Dom Henrique, 85 -
Parque do Flamengo
Capacidade: 200 lugares
Músico: Coral Bomtempo.
Programa: Clássicos brasileiros.
____________________
 
Dia 12 - 3ª feira- 12h30min
Museu da República
Rua do Catete 135- Catete
Capacidade: 90 lugares
Músico: José Carlos Vasconcellos, piano
Programa: Chopin.
_____________________
 
Dia 13  - 4ª feira - 12h30min
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua 1º. de Março 66- Teatro I - Centro
Capacidade: 182  lugares
Músico: Fábio Caramuru, piano.
Concerto eco-música.
Lançamento/
Projeção do videoclipe Tico-tico 3'50'' 
____________________
 
Dia 14 - 3ª feira- 12h30min
Museu da República
Rua do Catete 135- Catete
Capacidade: 90 lugares
Músico: Tiago Martins, piano
Programa: Chopin.
 
____________________
 
Dia 15- 6ª. feira- 15h
Centro Cultural da Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Teatro - Centro
Capacidade: 141 lugares
Músico: Fábio Caramuru, piano
concerto eco-música
Lançamento/
Projeção do videoclipe Tico-tico 3'50''
___________________
 
Dia 19- 3a. feira- 20h
IATE CLUBE
Av. Pasteur s/nº
Capacidade: 150 lugares
Músico: Newton Nazareth
Show multimídia:  recital de piano com projeção simultânea de imagens históricas
e  intercalado por cenas teatrais
Programa: "Um Século de Música Brasileira": 
Antônio Carlos Gomes,
Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga,
Pixinguinha, Noel Rosa
com destaque para
vida e obra de Ernesto Nazareth
____________________
 
Dia 20  - 4ª feira - 12h30min
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua 1º. de Março 66- 4º andar- Sala 26
- Centro - Rio de Janeiro
Capacidade: 90 lugares
Músico: Maycon Marchette,  
Programa: J.S. Bach, F. Chopin
M.Ravel, R.Schumann
___________________
 
Dia  24- Domingo - 11h30min
Museu de Arte Moderna
Rua Infante Dom Henrique -Centro
Capacidade: 200 lugares
Músico: Fernanda Canaud, piano
Programa: Clássicos brasileiros
_____________________
 
Dia 26- 3ª. feira- 18h
Museu do Exército-Forte de Copacabana.
Praça Coronel Eugênio Franco 1 posto 6
Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Capacidade:142 lugares.
Músico: Banda Bomoko
(refugiados do Congo e Angola)  
Programa: Clássicos africanos.
 
___________________
 
Dia 27 - 4ª feira - 12h30min
Centro Cultural do Banco do Brasil
Rua 1º de Março, 66 - 4º andar - sala 26
Capacidade: 90 lugares
Músico: Jeff Gardner ao piano
Programa: Clássicos brasileiros
______________________________
 
Dia 29  - 6ª feira - 12h30min
CRAB - Centro Sebrae de
Referência do Artesanato Brasileiro
Praça Tiradentes, 69 - Centro
Capacidade: 100 lugares
Músico Trio Caxangá: Daniel Fernandes;
Vania Santa Rosa; Péricles Monteiro
Programa: Nosso país é a nossa cultura.
Celebração das festas,
ritmos e danças de nossa cultura popular.
Apresentação com os bonecos
Boi Barnabé, Cavalinho,
Guará, Curupira e Jaraguá.
 
___________________________
 
Dia  30- Sábado - 18h
Palácio São Clemente
Rua São Clemente,434   - Botafogo
Capacidade: 200 lugares
Músico: Licia Lucas, piano.
Programa: Clássicos Internacionais
_____________________________
 
Dia 1º. de outubro- 11h30min
MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 -
Parque do Flamengo
Capacidade: 200 lugares
Músico: Daniela Salinas (Argentina), piano
Programa: F.Chopin
 
_____________________________
 
 
 
 
 
OUTRAS CIDADES
 
São Paulo - SP - Brasil
Museu da Casa Brasileira:
10- 12h  - Cellos d0 Instituto Fukuka
17 -12h  - Pixinguinha em pauta - 
coordenação: Paulo Braga
24 -12h  -  ZIKIR - Rota da Seda
 
___________________
 
 
 
 
 
 
 
MÚSICA NO MUSEU INTERNACIONAL
 



 
 
PORTUGAL
Lisboa
Dia 4 de setembro - 19h
Palácio Foz
Coimbra
Dia 6 de setembro - 18h30min
Capela do Tesoureiro -
Museu Nacional de Machado de Castro
Largo Dr. José Rodrigues, 3000 - Coimbra
 
 
___________________
 




 
ITÁLIA
Roma
Dia 13 de setembro de 2017 - 16h
Sala Baldini
Piazza Campibelli, Centro
Músico: Licia Lucas, piano
Programa: Clássicos brasileiros
 
 
 
 
 


 

 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO