segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO "CHAPADA SÍRIA", DE AUTORIA DO ESCRITOR RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO. EM 31 DE OUTUBRO DE 2018, DAS 16 ÀS 18 HORAS. IMPERDÍVEL!


 
 
 
 

ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO CHAPADA SÍRIA, DE AUTORIA DO ESCRITOR RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO. EM 31 DE OUTUBRO DE 2018, DAS 16 ÀS 18 HORAS. NA OCASIÃO, OS ACADÊMICOS: ENEIDA FORTUNA BARROS E CARLOS ROSA MOREIRA FARÃO COMENTÁRIOS SUGESTIVOS À OBRA LITERÁRIA.
 

 

Em espetacular concepção/diagramação da Editora Parthenon e com a luminosa e ilustrativa capa do editor Mauro Carreiro Nolasco, o escritor Renato Augusto Farias de Carvalho lançará o seu mais recente livro: "CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças" em exclusiva tarde/noite na Academia Niteroiense de Letras, no dia 31 de outubro de 2018, das 16 às 18 horas.
 

CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças trata-se de uma narrativa dividida em quatro partes, aonde o narrador vem a ser, quando em vez, personagem. A história em época contemporânea vai-se deslocando, no tempo, e alcança múltiplos lugares. Um constante reflexo da adolescência, que se movimenta entre ficção e realidade. Encontros, ausências, e, sobretudo, entrelaces de afetos, similitudes, diferenças e amor. Enfim, são densos fatos, nos quais o tempo, enredo são os "primores da articulação". Certamente, um livro agradável, que servirá para você ler nas horas de lazer, e principalmente, nas horas em que as reminiscências se tornam a prata da luz do dia.  
 

Contém 115 páginas, com algumas fotografias do acervo particular do autor e outras do fotógrafo Odair Peçanha Marinho. O prefácio é escrito pelo acadêmico, poeta e médico Wanderley Francisconi Mendes. As orelhas são assinadas pelo poeta, escritor, mestre em Estudos Literários e membro da Academia Amazonense de Letras, José Maria Pinto.


O livro ora consagrado é a décima primeira obra do escritor-poeta-acadêmico de alma e arte, Renato Augusto Farias de Carvalho. Sendo que, dentre as onze obras as quais o autor produziu ao longo de sua carreira literária, dez, foram publicadas, aqui em Niterói. O autor lançou o seu primeiro livro, ainda adolescente, em Manaus, sua cidade natal, nos anos cinquenta.

 

"CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças" pretende contribuir para a literatura brasileira, no resgate dos tempos memoriais, com sentimentos ricos e diversificados para a construção das imagens pluralistas, sociais e culturais que estão expresso-intercaladas no interior do volume.
 

Com esses registros sentimentais, e que certamente, comoverão os leitores, que apreciam o nobre entrelaçamento da composição sensível à criação lírica de Renato Augusto Farias de Carvalho posiciona-se na afluente excursão pelos tempos da adolescência, até a idade amadurecida do autor. O poeta desenha as fases com suas confissões autênticas e cheias de originalidade. Significa que em seus textos encontramos veios exalantes que, poeticamente, se desenham com muita sabedoria.
 

Todos os leitores que preza o Amor, o querer Bem, sabem que o poeta Renato Augusto Farias de Carvalho em suas obras toca as estrelas com a sua brilhante imaginação e, com elas, guarnece uma composição prateada que alcança as almas da singular forma possível. O autor sempre nos apresenta uma bela criação. Estamos ansiosos!

 O livro será lançado na sede da Academia Niteroiense de Letras, em 31 de outubro de 2018 - quarta-feira, excepcionalmente, entre 16h e 18 horas. Na ocasião, haverá apreciação literária a respeito da obra. Os comentários relativos serão feitos pelos acadêmicos: professora Eneida Fortuna Barros e o cronista Carlos José Rosa Moreira. Os exemplares serão ofertados pelo autor aos pares acadêmicos e amigos presentes ao encontro.





LOCAL DO LANÇAMENTO DO LIVRO
SEDE DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS

DATA: 31 DE OUTUBRO DE 2018
– QUARTA-FEIRA.
HORÁRIO: DAS 16 ÀS 18 HORAS.
RUA VISCONDE DO URUGUAI, 456 - CENTRO.
NITERÓI - RJ - BRASIL

 
 

 




 
UM POUCO SOBRE RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO
 
Renato Augusto Farias de Carvalho, hoje Cidadão Niteroiense, radicado na cidade desde 1978, é membro da Academia Niteroiense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 6, patronímica de Luis Nicolau FAGUNDES VARELA.
 
Pertence também ao Cenáculo Fluminense de História e Letras, quadro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Academia Amazonense de Letras (membro correspondente), Grupo Mônaco de Cultura e ANE - Associação Niteroiense de Escritores.
 
Proferiu diversas palestras em alguns Centros Culturais, lecionou durante algum tempo Língua Portuguesa - Língua Francesa - (Gramática e Literatura) atento à vocação e formação profissional superior completada na Faculdade de Humanidades Pedro II - FAHUPE. Foi funcionário Público Federal, aposentando-se como Diretor de Recursos Humanos na sede do ex-IAPAS (Previdência Social). Renato cumpriu sua pós-graduação em Administração Pública - na sede da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
Em CHAPADA SÍRIA - Crônica Sentimental de Lembranças o autor Renato Augusto Farias de Carvalho procura brotar melodia, por meio de uma série de crônicas sentimentais selecionadas. Além disso, resgata o lirismo transformando-as em um verdadeiro convite: aos pensamentos poéticos, pois a linguagem do coração pede passagem.
 
 

DA EDITORIA
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CONVITE - LANÇAMENTO DO LIVRO "POUCAS PALAVRAS" DA ESCRITORA E POETISA LEDA MENDES JORGE, NO CLUBE CENTRAL, AVENIDA JORNALISTA ALBERTO FRANCISCO TORRES, 335, PRAIA DE ICARAÍ, NITERÓI, RJ, EM 30 DE OUTUBRO DE 2018(TERÇA-FEIRA), ÀS 17 HORAS. IMPERDÍVEL!


 

 

 

A escritora Leda Mendes Jorge convida para o lançamento do seu recente livro, intitulado: "POUCAS PALAVRAS", cuja obra é publicada pela Editora Parthenon, sob os trabalhos gráficos do editor Mauro Nolasco. É prefaciada pela acadêmica escritora doutora Márcia Maria de Jesus Pessanha e a orelha esquerda ficou ao cargo do professor doutor em estudos da linguagem, docente, autor e revisor, Iran Pitthan. A obra vem representando o universo das palavras poéticas, expressões mágicas que fazem os nossos corações baterem mais fortes e se eternizarem na alma.

A autora Leda Mendes Jorge sempre teve a arte dentro de si. Estuda e ensina música, vive em uma comunidade de artistas, escritores, eventualmente, dedica-se de corpo e alma à composição poética. Haicaísta de coração, forma de poesia japonesa surgida no século XVI e ainda hoje, está em evidência, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que geralmente, tem como tema a natureza ou as estações do ano. Este emblema intenso foi carregado por muitos anos nas veias haicaístas de um dos mais importantes artistas fluminense, o saudoso Luís Antônio Pimentel.  

A escritora nos conta que a obra é sobre poesias, insígnias diversas, e inúmeras frases-pensamentos. Um presente de fantasia, alento e aconchego para a alma, contempla todos os estados de espírito e do coração, pois fala-nos sobre: morte, ansiedade, família e pessoas, o qual se eternizará no íntimo humano.

A poetisa decidiu abrir a sua arca sagrada, após receber de sua neta Maria Eduarda, a especial homenagem, a MONOGRAFIA ESCOLAR, cujo título do trabalho é: Monografia sobre a minha avó. Daí, Leda confirma que decidiu publicar a monografia e o seu livro de poesias. Os quais entremeados serão celebrados, na exclusiva noite festiva, no Clube Central de Icaraí. Imperdível!

Amigos, impossível perder essa festa, pois, ocorrerá uma novidade na tarde/noite de autógrafos, Maria Eduarda, a neta de Leda, propôs: "Quem comprar o livro de minha avó, eu ofertarei um exemplar de minha monografia, com minha assinatura, feita com muito amor e carinho".

Foculistas, isso é coisa para a gente ficar muito orgulhoso?  

 

 

 

UM POUCO SOBRE LEDA MENDES JORGE

 

Leda Mendes Jorge - musicista, declamadora e poetisa formada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, onde fez, também, o Curso de Especialização para professor de piano, com a professora Lidy Mignone, esposa do maestro Francisco Mignone.

Possui cursos de Música Barroca, de Educação pela Arte, além de Curso Básico de Psicologia, e os de teoria musical, harmonia, morfologia, canto coral, história da música, transporte e acompanhamento, no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

Participou efetivamente, de diversos recitais no Conservatório Brasileiro de Música, apresentando-se no Teatro Mesbla, no Instituto Brasileiro de Cultura Hispânica, no Museu Histórico do Rio, no Teatro Municipal de Niterói, na Rádio Roquete Pinto, na Rádio MEC, na TV-Rio - Programa Jovens Pianistas, da Orquestra de Acordeões do Professor Mário Mascarenhas e do programa Coisas da Praia Grande, na TV Tupi.

Recebeu homenagem do Cantinho do Poeta, na Ordem dos Advogados do Brasil (seção de Niterói); da Associação Brasileira de Imprensa, o diploma de Honra ao Mérito pela Ordem dos Músicos; e da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, moção proposta pelo vereador Carlos de Carvalho.

Seu primeiro livro, HAICAIS - poesias, 1999, contém prefácio de Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras.

Em 2002, outra obra poética: SINCERAMENTE, prefaciado por Antonio Carlos da Rocha Villaça, em sua apresentação teceu-lhes comentários elogiosos ao seu trabalho de poetisa.

Seu nome foi proposto, em 21 de agosto de 1997, pelo presidente Edmo Rodrigues Lutterbach, para integrar a Classe de Belas Artes da Academia Fluminense de Letras. Tomou posse em 22 de outubro de 1999. Sendo saudada pelo acadêmico Marcos Almir Madeira.

LEDA MENDES JORGE é membro da União Brasileira de Trovadores - seção de Niterói, Academia Niteroiense de Letras, Cadeira 50, patronímica de Agrippino Grieco, Academia Fluminense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, eleita para a Cadeira nº 34, patronímica de José do Patrocínio. Atualmente, exerce a função de Presidente da Associação Niteroiense de Escritores (ANE).

Foi agraciada, com a Medalha "José Cândido de Carvalho", concedida através do Decreto legislativo 578/2004, proposto pelo vereador José Vicente Filho.
 
 

(CONVITE OFICIAL)
 
CONVITE - LANÇAMENTO DO LIVRO "POUCAS PALAVRAS" DA ESCRITORA E POETISA LEDA MENDES JORGE, NO CLUBE CENTRAL, AVENIDA JORNALISTA ALBERTO FRANCISCO TORRES, 335, PRAIA DE ICARAÍ, NITERÓI, RJ, EM 30 DE OUTUBRO DE 2018(TERÇA-FEIRA), ÀS 17 HORAS. IMPERDÍVEL!
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

PROFESSORA ANA PAULA MELLO EDUCADORA EM NITERÓI É UMA DAS VENCEDORAS DO "21º PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10", MAIOR E MAIS IMPORTANTE PRÊMIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
 
 
ANA PAULA MELLO - PROFESSORA PESQUISADORA E ALUNA DO CURSO CONHECENDO NITERÓI, PARCERIA DO IHGN E FME NITERÓI.
 
 
Com o tema: "O MEU LUGAR: EDUCAÇÃO E MEMÓRIA DE NITERÓI", desenvolvido com os alunos da turma de Geografia - Fundamental II, na Escola Municipal Levi Carneiro em Niterói, RJ a professora Ana Paula conseguiu fortalecer a relação dos estudantes de 6º e 7º ano, por meio do trabalho de educação patrimonial, com os bens culturais e naturais de Niterói. Em um julgamento prévio, eles disseram que não havia nada a se conhecer no município. Percebendo que seus alunos, apesar de frequentarem a praia de Itaipu, nunca tinham notado a existência de sambaquis, desenvolveu uma sequência didática para contemplar essa situação geográfica e despertá-los para questões ambientais. Desenhos, registros de imagens, oficinas de Arqueologia e uma saída de campo ao Museu de Itaipu contribuíram para entender o valor do patrimônio, da paisagem e do lugar. Craque na escuta atenta dos alunos, a professora transformou várias sugestões dadas por eles em atividades, como a montagem de uma horta no pátio da escola, e organizou visitas a outros espaços relevantes do município, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Museu Janete Costa de Arte Popular.
 
 
 

 
 
 
A 21ª edição do Prêmio Educador Nota 10 já tem seus vencedores. Entre os nomes escolhidos está o da representante de Niterói (RJ), Professora Ana Paula Mello, da Escola Municipal Levi Carneiro. O prêmio é de R$ 15 mil para o professor ou gestor e um vale-presente de R$ 1.000,00 para a escola onde o projeto foi desenvolvido. Além disso, os vencedores concorrem ainda ao prêmio de Educador do Ano, que será escolhido em cerimônia em São Paulo, em outubro.

Com o projeto “O meu lugar. Educação e memória de Niterói”, Ana Paula, professora de Geografia, conquistou os jurados. A professora conseguiu fortalecer a relação dos estudantes de 6º e 7º ano, por meio do trabalho de educação patrimonial, com os bens culturais e naturais de Niterói. Percebendo que seus alunos, apesar de frequentarem a praia de Itaipu, nunca tinham notado a existência de sambaquis, desenvolveu uma sequência didática para contemplar essa situação geográfica e despertá-los para questões ambientais. Desenhos, registros de imagens, oficinas de Arqueologia e uma saída de campo ao Museu de Itaipu contribuíram para entender o valor do patrimônio, da paisagem e do lugar. Craque na escuta atenta dos alunos, transformou várias sugestões dadas por eles em atividades, como a montagem de uma horta no pátio da escola, e organizou visitas a outros espaços relevantes do município, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
 
 
 
 
Além de Ana Paula, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos por uma comissão de especialistas entre os mais de 4 mil inscritos. Os selecionados são dos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. O Educador Nota 10 é uma iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Rede Globo, organização da Fundação Victor Civita e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann e Somos Educação. 
 
Dos 10 projetos vencedores, seis são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental II, três com turmas do Ensino Fundamental I, e um com o Ensino Médio. Os segmentos Fundamental I e Fundamental II contemplam um projeto de EJA (Educação de Jovens e Adultos) cada. As disciplinas são variadas, indo de Educação Física a Matemática.
 
Ana Paula Mello ainda concorreu ao título de Educador do Ano, escolhido em outubro, em cerimônia na cidade de São Paulo.
“Trabalhar Educação Patrimonial ajuda a fortalecer a relação dos jovens com os bens culturais e naturais, sensibilizando-os sobre a sua responsabilidade na valorização e preservação do patrimônio.” Disse: Ana Paula Mello.
 
 
 
 
COMENTÁRIO
 
Maravilhoso, quando encontramos em nossa jornada existencial, pessoas que se dedicam com amor e carinho ao seu trabalho educacional, usando sua criatividade, sua intuição de docente, para fazer o bem à humanidade.  São essas atitudes, que nos fazem crer que a vida, é sim, é bela, dádiva divina. Como é bonito de se ver que apesar de tantas dificuldades que a Educação brasileira enfrenta, ainda tem educadores que acordam, e se levantam para ir ao seu trabalho com alegria, com um poder de querer mudar algo, inovar os métodos de ensino, trazer aos seus discípulos algo, que faça bem e alegre um pouco a vida. Estamos orgulhosos com essa atitude da professora Ana Paula Mello, queremos parabenizá-la, por carregar o nome de Niterói, em sua bandeira, pela valorização da cultura, isso será uma imensurável preservação do patrimônio de nossa cidade. SUCESSO sempre! ALBERTO ARAÚJO -editor do Focus.
 
 
 
 
 
 
FONTE:

DIVULGAÇÃO-FVC

 
 
 

terça-feira, 23 de outubro de 2018

ESCRITORA E POETISA INÊS DRUMMOND PIMENTEL MENEZES É ELEITA PARA A ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.

 

 
 
 
 
 
 
 
ESCRITORA E POETISA INÊS DRUMMOND PIMENTEL MENEZES É ELEITA PARA A ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS.


 
 
Na sucessão da escritora e acadêmica, Branca Eloysa de Campos Góes Pedreira Ferreira, a escritora e poetisa Inês Drummond Pimentel Menezes foi eleita, para a Cadeira 26, patronímica de Luiz Pistarini da Academia Niteroiense de Letras, em 17 de outubro de 2018.
 
A sessão, em que a autora foi consagrada membro da entidade, teve na presidência a acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha, auxiliada pelos acadêmicos secretários da ANL: Wanderlino Teixeira Leite Netto e Leda Mendes Jorge.
 
Como membro Titular da ANL, o editor desta revista cultural, Alberto Araújo, a parabeniza e deseja: Seja bem-vinda, ao nosso mundo literária da Academia Niteroiense de Letras.
 
 
 

 
 
 
UM POUCO SOBRE INÊS DRUMMOND
 
 
 
Inês Drummond Pimentel Menezes, escritora, poetisa e artista plástica. Nasceu em Campos dos Goytacazes - RJ, mas "adotou Niterói para viver". Formada em Letras (Português/Inglês) e Comunicação Visual pela Universidade da Cidade - RJ. Foi professora da rede estadual de língua inglesa e fez vários trabalhos de identidade visual para empresas, lojas e artistas.
 
 
 
 
 
 
ATUAÇÃO NA ÁREA LITERÁRIA:     
Participa de vários círculos de leitura e literatura:
Clube de leitura de Icaraí- CLIC,
Leia Mulheres de Niterói,
Encontros de biblioterapia
Literatura na Varanda.                            
 
 
LIVROS PUBLICADOS:
                                          
Des-Caminhos, 2014 (poesia) -  
Editora Parthenon
Dentro das palavras (prosa e poesia), 2016 -
Editora Parthenon
A soma das lembranças, (prosa) 2017 - 
Autografia Editora.
 
 
Des Caminhos - Editora Parthenon
 
Dentro das Palavras - Editora Parthenon
 
A Soma das Lembranças - Autografia Editora.
 
 
 
PARTICIPA DAS ANTOLOGIAS:
    
 
 
Gavetas acesas - com as poesias:
Tarjas brancas e Asas.     
Relíquias - com as poesias:
Descobertas e Aventura.                             
Brumas e brisas - com as poesias:
Ressonância e Enigma.         
Vicejantes - com as poesias:
 Revelação e Travessia. 
CLARON - Centro literário da Região Oceânica de Niterói, com as poesias:
Portal e Família.                    
 
Diário da poesia, com as poesias:
Clarão e Noite.                                       
Clube de leitura de Icaraí - CLIC, com as poesias:
Ciclos e Travessia.
 
 
EVENTOS LITERÁRIOS:    
          
Participou do lançamento coletivo de livros de autores Niteroienses, na Biblioteca Parque do Rio.                 
Feira literária de Lumiar
- Lumiar-te.                                     
Literatura na varanda-
Bate-papo sobre poesia.                                             
Bienal do livro - RJ, 2017.
Mesa da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro.
 
 
 
 
 
ILUSTRAÇÕES:                                                             
 
Livros infantis: A lâmpada e o cupim, de Hilário Franciscone, 2017.                     
O menino que aprendeu a sentir, de Sandra Barros, 2018.                                    

Capas dos livros: Des-Caminhos, Dentro das palavras e A soma das lembranças.
 
EXPOSIÇÕES:
 
Exposição de desenhos e pinturas na Sala de cultura Leila Diniz, com "Filhas da terra".                                        
Exposição Coletiva de 7 anos, na Sala de cultura Leila Diniz.
 
 
 
Inês Drummond
Exposição na Sala Leila Diniz.
 
 
 
 
 
 
 
 APOIO NA DIVULGAÇÃO