sexta-feira, 29 de março de 2019

ALBERTO ARAÚJO É HOMENAGEADO PELO ROTARY CLUB DE NITERÓI EM NOITE ENGALANADA.






Sob a presidência da Dra. MATILDE CARONE SLAIBI CONTI, o jornalista e escritor Alberto Araújo é homenageado pelo ROTARY CLUB DE NITERÓI- DISTRITO 4750, com o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO.








Amigos foculistas, eu estou com o coração feliz e alma completamente, honrada, no ENCONTRO DAS INSTITUIÇÕES, as quais Dra. Matilde Carone Slaibi Conti preside, homenageou-me com DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, estou com o coração que não cabe de tanto, orgulho e eventualmente, GRATIDÃO, pois ser homenageado pelo ROTARY CLUB DE NITERÓI - Instituição afiliada AO ROTARY INTERNACIONAL com SEDE INTERNACIONAL, em EVANSTON, ILLINOIS, EUA. Hoje em dia, pelas suas ações beneficentes é considerado, uma das aprimoradas instituições do PLANETA, que luta em prol do SOCIAL, AMOR entre os semelhantes e a PAZ nos CORAÇÕES DAS PESSOAS.

Como esta revista aprecia todas essas qualidades, provindas da renomada agremiação, que seguramente, trabalha por um mundo melhor e igualitário, a nossa estima está no ápice do agrado e da consideração. No momento, ainda não tenho palavras para agradecer, a Dra. Matilde Conti, mas o coração pulsando e quase saindo pela boca, quer acima de tudo que eu diga em letras garrafais: O B R I G A D O, muito OBRIGADO, mesmo, por tudo Dra. Matilde Carone Slaibi Conti, também envio às minhas considerações a todos os ROTARIANOS, que aos poucos estou os conhecendo e amando.

Asseguro que a sociedade é muito ESPECIAL, para a FAMÍLIA FOCULISTA, lugar aprazível de participar, todo o colegiado é agradável e recebe aos amigos com um LARGO SORRISO, isso para nós é imprescindível, pois ao chegar a ambientes e ser bem recebido, é muito bom. Inclusive, a secretária que estava à mesa, ontem, 28/03, superou-se em receptividade, aproveitamos e enviamos os nossos abraços e efusivos PARABÉNS! (Voltando às honrarias), no entanto, como sou inveterado seguidor de JESUS CRISTO, que nos falou e deixou o grande legado da palavra GRATIDÃO, toda ação boa, deve ser retribuída com RECONHECIMENTO.

Esta revista cultural em nome do editor Alberto Araújo também homenageou a Dra. Matilde Carone Slaibi Conti com um Expressivo Texto, que o foi entregue em uma linda moldura.

MEMORÁVEL NOITE! A que será lembrada sempre, com carinho e consideração, afinal, registramos todas as ações. Breve, colocarei o vídeo. No momento, vejam apenas as fotos, mas como diz: Confúcio: Uma imagem vale mais que mil palavras. Sim, UMA IMAGEM REVELA TUDO! Veja são 09 fotos e estão, abaixo, no anexo. Como sempre é só seguir clicando, para assim ampliá-la. Abraços do ALBERTO ARAÚJO.





TEXTO HOMENAGEM 
A MATILDE CARONE SLAIBI CONTI








MATILDE: SINÔNIMO DE SÁBIA E ERUDITA


MATILDE, no âmbito cultural é multifacetada... Mulher de inteligência colhida. Existe em auscultar ao mundo dos sensíveis, apesar de o tempo ser tão fugaz. Temos algo em comum, acreditamos no deslumbre da Literatura. Logo que cheguei a Niterói, tornamos-nos parceiros do ofício literário, compartilhamos convictos os zelos pelas palavras e o esmero pelos semelhantes.

MATILDE é das mulheres mais encantadoras que eu distingo, não apenas doutora competentíssima é solidária com o assunto igualitário, basta estender-lhe as mãos, pronto, o mundo é naturalmente, completo, com a sua bondade e carisma... Gosto muito em seu admirável aspecto, o lance de existir nela, por completo, enorme abrangência da amizade e o consentimento do belo. É de uma elegância ímpar e isso eu vejo em raros indivíduos.

MATILDE é educadora de todos nós, sempre estar em alguma parte abrilhantando com o seu sorriso a atmosfera ambiental... Não tenho se quer um resquício de como reverenciá-la ao esplendoroso merecimento, mas ao mesmo tempo, eu asseguro e proclamo em todos os lugares da civilização presente, que acato a sua intelectualidade e a sua feição agradabilíssima, ambas contempláveis! MATILDE CARONE SLAIBI CONTI é o nosso orgulho. Sua sapiência é notável. E este singelo escriba, a considera, completamente: 
"MULHER SÁBIA E ERUDITA!"


Homenagem da revista Focus Portal Cultural do editor, jornalista e escritor © Alberto Araújo à presidente Matilde Carone Slaibi Conti, 28/03/2019. Encontro Cultural das três instituições: Rotary Club Niterói, Elos Clube de Niterói, Cenáculo Fluminense de História e Letras.



OUTRAS IMAGENS










Alberto Araújo ler o texto em Homenagem a 
Matilde Carone Slaibi Conti.









terça-feira, 26 de março de 2019

SAIU NA MÍDIA IMPRESSA: O CONVITE PARA O RECITAL "ETERNAMENTE GERSWIN", COLUNA "GENTE DE ESTILO" DA JORNALISTA ESTELA PRESTES, EM O FLUMINENSE! AGRADECEMOS AO JORNALISTA ERTHAL ROCHA, PELOS SEUS OLHOS DE LINCE!









A soprano Magda Belloti e a pianista Talitha Peres se apresentam dia 31de março de 2019, às 12h, no recital beneficente “Eternamente Gershwin”, com participação especial de Lorena Belloti. O espetáculo, homenageando os 120 anos de nascimento do compositor americano, beneficiará o Grupo Espírita Servidores de Jesus. Local: Centro Cultural Avatar, Rua Pereira Nunes, 141, Ingá. Ingresso: 01 lata de leite em pó. Imperdível!



COMENTÁRIO E AGRADECIMENTO DO FOCUS PORTAL CULTURAL

Muito feliz e contente, por aquela matéria que divulgamos em nosso portal, seguiu viagem, foi parar no "O FLUMINENSE!" E isso, nós devemos ao jornalista ERTHAL ROCHA, pelos seus olhos de lince, que está sempre prestigiando o nosso trabalho. Enviamos os nossos agradecimentos ao acadêmico, escritor jornalista Erthal Rocha, pelo seu constante apoio, e por sempre prestigiar o Focus, e através de nossa revista recolher os artigos/matérias em destaques e remetê-las aos admiráveis jornais: O FLUMINENSE, JORNAL ATUAL, JORNAL SANTA ROSA e por muitas vezes, ao Site da ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS. Portanto, o autorizamos, sempre que precisar de alguma coisa, pode pegar/copiar, a casa é sua também.

Os nossos corações estão pulsando de satisfação, e juntos seguem os nossos eternos agradecimentos. MUITO OBRIGADO, amigo/parceiro Erthal Rocha. Se Deus permitir estaremos fazendo a cobertura completa do recital das artistas: Magda Belloti, Talitha e Lorena.


AGRADECIMENTO À JORNALISTA ESTELA PRESTES


Agradecemos muitíssimo à jornalista ESTELA PRESTES, da Coluna "Gente de Estilo", do jornal O FLUMINENSE, por sempre receber com carinho e consideração, e acima de tudo divulgar, as matérias do Focus Portal Cultural. Um importante intercâmbio cultural inicia-se assim, com o apoio em massa de jornalistas e amigos. Acredito, para o ápice de uma conexão arrematada. Todos nós temos que nos conectar, por uma cultura, educação, literatura e jornalismo com amor, paz e sabedoria. Pois o mundo está precisando muito de coisas bonitas. Muito Obrigado, prezada Estela Prestes! Ah! Não posso deixar de registrar. Desde em que o jornalista Ernesto "Guadá", nos apresentou, a nossa admiração, pelo seu brioso trabalho, tem somente, aumentado! SUCESSO sempre para você! Abraços do ALBERTO ARAÚJO.

CLICAR NO LINK DO SITE O FLUMINENSE:
http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cultura/estela-prestes/estela-prestes-26032019





A soprano Magda Belloti e a pianista Talitha Peres se apresentam dia 31de março de 2019, às 12h, no recital beneficente “Eternamente Gershwin”, com participação especial de Lorena Belloti. O espetáculo, homenageando os 120 anos de nascimento do compositor americano, beneficiará o Grupo Espírita Servidores de Jesus. Local: Centro Cultural Avatar, Rua Pereira Nunes, 141, Ingá. Ingresso: 01 lata de leite em pó. Imperdível!





segunda-feira, 25 de março de 2019

CELEBRAÇÕES PELO DIA MUNICIPAL DO POETA: LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL SERÁ HOMENAGEADO EM GRANDE ESTILO, POR INSTITUIÇÕES CULTURAIS E MOVIMENTO ESCRITORES AO AR LIVRO.







VEJA A PROGRAMAÇÃO




Amigos foculistas, no dia 29 de março de 2019, o amigo, jornalista e poeta Luís Antônio Pimentel completaria 107 anos! Importante memorialista brasileiro, nascido em 29 de março de 1912 e falecido em 06 de maio de 2015 (103 anos).

Referência para muitas gerações nas áreas em que atuou, Luís Antônio Pimentel foi ao longo de sua vida um ativo militante de sua profissão, de suas bandeiras e principalmente, da cultura. Jornalista destinado, fotógrafo, pesquisador e poeta, além de ser um dos precursores do haicai no Brasil, foi membro da Academia Fluminense de Letras (AFL), da Academia Niteroiense de Letras (ANL) e Presidente de Honra do Grupo Mônaco de Cultura, além de ser um dos fundadores da Sociedade Fluminense de Fotografia.

Carinhosamente, chamado de "HOMEM-ENCICLOPÉDIA", Pimentel foi por inúmeras vezes em seu centenário ganhou sob a curadoria do publicitário Paulo Roberto Cecchetti a Exposição: Luís Antônio Pimentel -100 anos em foco de 22 de março a 29 de abril 2012. O Solar do Jambeiro.

Foi homenageado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação de Arte de Niterói, por meio da editora Niterói Livros, com a reedição, em um volume, de dois de seus mais importantes livros: "Eles Nasceram em Niterói" e "Topônimos Tupis de Niterói", obras básicas para se conhecer a história da cidade.

Todos os escritores, poetas, jornalistas e amigos têm muitas SAUDADES, de sua imensurável PAZ, Saudades de seu incomensurável carisma, SAUDADES, de seu gigantesco companheirismo.

*******************************************************

Amigos agendem aí, no dia 27 de março de 2019(quarta-feira), às 17 horas, na Sede da ANL/Academia Niteroiense de Letras. Apareçam!

DIA 27 DE MARÇO DE 2019, ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS FARÁ TRIBUTO.
A ANL CELEBRARÁ O DIA MUNICIPAL DO POETA com uma sessão colaborativa de leitura livre de poemas. Anteciparemos o dia 29, instituído pelo aniversário de nascimento do confrade Luís Antônio Pimentel. Todos estão convidados a dividir seus poemas conosco. Gratuito | Sede da ANL. Rua Visconde do Uruguai, 456, Centro de Niterói.

*********************************************************************

DIA 30 DE MARÇO DE 2019, SOB A COORDENAÇÃO DA POETISA NEIDE BARROS RÊGO, O CENTRO CULTURAL MARIA SABINA PROPORCIONARÁ TRIBUTO A PARTIR DAS 16 HORAS. O Recital Poético com o tema: POETA, a apresentações serão realizadas pelos alunos do Curso Arte de Dizer, amigos e poetas convidados.

*********************************************************************

DIA 31 DE MARÇO DE 2019, SOB A COORDENAÇÃO DO PUBLICITÁRIO PAULO ROBERTO CECCHETTI, DO MOVIMENTO ESCRITORES AO AR LIVRO, PROMOVERÁ TRIBUTO. EM RITUAL SIMBÓLICO, LADEADO DE AMIGOS VISITARÁ O BUSTO DE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL, QUE PERMANECE NA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, A PARTIR DAS 10 HORAS. IMPERDÍVEL!


UM POUCO SOBRE LUÍS ANTÔNIO PIMENTEL

Luís Antônio Pimentel nasceu em Miracema, RJ em 29 de março de 1912 foi um poeta, professor, jornalista e memorialista brasileiro. Era membro da Academia Fluminense de Letras - AFL; Academia Niteroiense de Letras - ANL e presidente de honra no Grupo Mônaco de Cultura.

Sobrinho por parte de pai do literato Figueiredo Pimentel, de quem reconhece a influência da obra sobre os primeiros trabalhos literários. Tendo sido aluno bolsista em intercâmbio no Japão, residiu lá entre os anos de 1937-1942, familiarizando-se com o haicai ao ter contato com autoridades como Hagiwara Sakutarô e Takamura Kôtarô. Pimentel tem sua poesia traduzida para o inglês, o alemão, o francês, o espanhol e o sueco.

Pimentel é um dos precursores do haicai no Brasil, responsável pela divulgação deste estilo de poesia ao lado de Olga Savary e Helena Kolody. Tem parte na cunhagem definitiva do termo “haicai” em língua portuguesa quando, estudante da faculdade de filosofia da Universidade do Brasil, encaminhou a Aurélio Buarque de Holanda, por intermédio do gramático Celso Cunha, o pedido de dicionarização, evitando que o termo se dispersasse em outras transliterações como hai-cai, hai-kai, haikai, haiku, hai-ku e hokku. Com seu livro Namida no Kito, obra escrita em português no japão e traduzida para o japonês no ano de 1940, Pimentel se tornou o primeiro autor brasileiro traduzido para o japonês que se tem notícia.

O autor reconhece ter se permitido inovar o haicai ao tratar de temas tropicais, criando também o haicai erótico, o engajado politicamente e o étnico. Contudo, estas pequenas transgressões não corrompem o cânon estético inaugurado por Matsuô Bashô como a rigorosa métrica e a exigência da indicação da estação do ano (Kigo) e dos fenômenos da natureza.

Sua vasta obra literária, conta com livros como: Contos do velho Nipon (1940), Tankas e haicais (1953), Cem haicais eróticos e um soneto de amor nipônico (2004). E se encontra reunida em três volumes publicados pela editora Niterói Livros, que contém o texto integral de Tankas e haicais, tal como coordenada pelo professor Nelson Eckhardt em 1953.
A obra reunida, em acurada edição crítica de três volumes, conta também com poesias compiladas inéditas até 2004, data desta edição e versões para diversas línguas, entre elas o japonês, na tradução de Yonekura Teruo. Luís Antônio Pimentel faleceu em Niterói, em 06 de maio de 2015.




APOIO NA DIVULGAÇÃO







sexta-feira, 22 de março de 2019

CONCERTO "ETERNAMENTE GERSHWIN" TRIBUTO AOS 120 ANOS DO NASCIMENTO DO IMORTAL DA MÚSICA CLÁSSICA, COM MAGDA BELOTTI – SOPRANO E TALITHA PERES – PIANO, PARTICIPAÇÃO ESPECIAL - LORENA BELOTTI, NO CENTRO CULTURAL AVATAR.

(Clicar na imagem para ampliá-la)


CONCERTO ETERNAMENTE GERSHWIN TRIBUTO AOS 120 ANOS DO NASCIMENTO DO IMORTAL DA MÚSICA CLÁSSICA, COM MAGDA BELOTTI – SOPRANO E TALITHA PERES – PIANO, PARTICIPAÇÃO ESPECIAL - LORENA BELOTTI, NO CENTRO CULTURAL AVATAR, RUA DR. PEREIRA NUNES, 141, INGÁ, NITERÓI, EM 31 DE MARÇO DE 2019. 



A música de George Gershwin é eterna. Não fosse, não seria tantas vezes regravada, reinterpretada, e rearranjada. O que faz tantos músicos e instrumentistas se voltarem para ela, é o "sabor" sempre jovem e contemporâneo que ela apresenta. Nenhum outro músico americano, em sua época ou depois dela, soube mesclar tão harmonicamente estilos diferentes como o blues e o clássico, o jazz e o gospel. Suas composições podem ser alegres, ou tristes,efusivamente vibrantes, ou melancolicamente românticas mas, invariavelmente, belas.
            
     Gershwin será lembrado para sempre como sinônimo de inovação.

No concerto apresentarão uma seleção de alguns dos maiores sucessos compostos por Gershwin: são 12 canções, quase todas extraídas de musicais da Broadway, que levam o público / ouvinte por uma viagem de estilos diferenciados, mas integrados entre si, conduzidos pela voz marcante da cantora Magda Belloti e pela sensibilidade musical da pianista Talitha Peres.

            Da ópera, de estilo marcadamente, negro, Porgy & Bess, ao maior sucesso de sua carreira na Broadway, o musical Of thee I sing, o espetáculo passeia por canções como: 
            


 Programação: George Gershwin – I love you Porgy, Summertime, But not for me, Embraceable you, I got rhythm, I’ve got a crush on you, The man I love, Of thee I sing, Someone to watch over me, A foggy day e Let’s call the whole thing off.



CONCERTO BENEFICENTE 
FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR 
Rua Dr. Pereira Nunes, 141 – Ingá 
Niterói – RJ - Brasil
Data: 31 de março de 2019, às 12 horas
Ingresso: 01 Lata de Leite em Pó 
Instituição beneficiada: 
GESJ (Grupo Espírita Servidores de Jesus)
Informações: (21) 2621-0217




George Gershwin



George Gershwin, nascido em Jacob Gershowitz, no Brooklyn, em Nova Iorque, 26 de setembro de 1898, foi um compositor dos Estados Unidos. Escreveu a maioria de seus trabalhos vocais e teatrais em colaboração com seu irmão mais velho, o letrista Ira Gershwin. George Gershwin compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Ele também escreveu músicas populares de grande sucesso.


Muitas de suas composições tem sido usadas na televisão e em inúmeros filmes, além de tornar-se standards de jazz. A cantora Ella Fitzgerald gravou muitas das canções de Gershwin em seu álbum de 1959, Ella Fitzgerald Sings the George and Ira Gershwin Songbook (com arranjos de Nelson Riddle). 


Incontáveis músicos e cantores gravaram músicas de autoria de Gershwin, incluindo Louis Armstrong, Charlie Parker(The Bird) , Oscar Peterson, Miles Davis, Frank Sinatra, Doris Day, João Gilberto, Fred Astaire, Al Jolson, Percy Grainger, Bobby Darin, Art Tatum, Bing Crosby, Yehudi Menuhin, Janis Joplin, John Coltrane, Billie Holiday, Sam Cooke, Herbie Hancock, Madonna, Judy Garland, Julie Andrews, Barbra Streisand, Marni Nixon, Natalie Cole, Nina Simone, Maureen McGovern, John Fahey, The Residents, Sublime (banda), e Sting. O teatro Gershwin Theatre, foi nomeado em sua homenagem e ao seu irmão. Faleceu em Hollywood, Califórnia, 11 de julho de 1937.



Magda Belloti e Talitha Peres


Magda Belloti, Jorge Mathias e Lorena Belloti.





APOIO NA DIVULGAÇÃO









quinta-feira, 21 de março de 2019

MELHORES MOMENTOS DA SESSÃO CELEBRATIVA AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, NA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS, RUA VISCONDE DO URUGUAI, 456, CENTRO, EM 20 DE MARÇO DE 2019.




A Academia Niteroiense de Letras promoveu na quarta-feira, 20 de março de 2019, uma especial homenagem às diversas Mulheres da cultura e literatura brasileira, a sessão com mediações livres e leituras de composições sobre a vida e a obra de proeminentes nomes da história fluminense ou de outros lugares.

Primeiro ouvimos as palavras do Presidente Juber Baesso, muito expressivo e linguagem fluente, em seu discurso enalteceu a Mulher, falou que a mulher é o Centro gravitacional da humanidade, sim, tudo isso, tomando por base as teorias de Nicolau Copérnico o astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar.

Em seguida a acadêmica Márcia Pessanha como mulher representativa a todas as mulheres ali presentes, foi convidada a mesa presidencial, assim que sentou a mesa, sugeriu ao presidente que também chamasse outra mulher para abrilhantar/compor a mesa dos trabalhos, assim foi chamada a acadêmica presidente do Centro Cultural Maria Sabina, a poetisa Neide Barros Rêgo.

Então iniciando, Márcia Pessanha fez uma pequena apresentação falando frases da poetisa e psicanalista escritora do livro "A ciranda das Mulheres Sábias", Clarissa Pinkola Estés, a autora que reverencia a amadurecimento feminino, que fez uma comovente e profunda homenagem àquelas mulheres que souberam acumular sabedoria ao longo de suas existências.  Segundo Márcia, Clarissa traz algumas reflexões e pensamentos que são usados no dia a dia, que com isso faz com que podemos ver a mulher como um ser guerreiro, lutador, embora de o feminicídio for tão frequente. Que apesar dessa atrocidade, a MULHER é sim, um ser doce, amável, poderosa, e possui encantamento irresistível.

Logo após, alguns dos presentes se manifestaram e fizeram seus depoimentos e mensagens. Dentre eles: O professor-biólogo Flavio Joppert falou também sobre a Mulher; em seguida, Neide Barros Rêgo, declamou o poema "Religião" de Martins Fontes; Nilde Barros Diuana declamou de sua autoria o poema "Quem foi que disse"; Alberto Araújo leu de sua autoria o poema: LEMBRANÇA ETERNIZADA DE MARIA SABINA; André Santa Rosa falou dois poemas da poetisa mineira Cora Coralina; Paulo Roberto Cecchetti leu poema e haicai de sua autoria;  A acadêmica Uyara Schiffer falou sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, escritora de Papari - Rio Grande do Norte, uma mulher educadora, poetisa brasileira, fundou a primeira escola brasileira que ensinava ciências e línguas para meninas; Wanderlino Teixeira Leite Netto falou sobre Eufrásia Teixeira Leite filantropa brasileira, de Vassouras - RJ cuja trajetória de vida mostra claramente, como a riqueza podia modificar o tratamento que a sociedade dava a algumas mulheres no século XIX. A Shirley Baesso esposa do presidente Juber Baesso disse uma trova de sua autoria.

Ao final foram distribuídas flores às mulheres presentes. Por fim, foi servido o delicioso lanche, no salão de conveniência da Academia Niteroiense de Letras. Foi uma tarde/noite aprazibilíssima e os presentes todos estavam muito risonhos. Esta revista cultural esteve presente e trouxe as imagens para você.




OUTRAS IMAGENS

O professor-biólogo Flavio Joppert falou também sobre a Mulher.

Neide Barros Rêgo, declamou o poema "Religião" de Martins Fontes. 

Nilde Barros Diuana declamou de sua autoria o poema "Quem foi que disse".

Alberto Araújo releu de sua autoria o poema: 
LEMBRANÇA ETERNIZADA DE MARIA SABINA

LEMBRANÇA ETERNIZADA DE MARIA SABRINA


Nobre poetisa MARIA SABINA,
admirável no artifício de escrever,
cuja inspiração até hoje nos fascina,
além da talentosa Arte de Dizer.

Malabarista da palavra por vocação...
Mola propulsora de sabedoria,
deixou para sempre em nosso coração,
sua trajetória cintilante de alegria.

Muitos anos já se são passados
e sua estrela permanece a faiscar
na alma de Neide e dos alunos amados
que não deixam seu emblema se apagar.

Tributo memorável bem merecido.
Trazer o nome jamais esquecido
da grande Mulher MARIA SABINA,
cuja lembrança ainda as Letras ilumina!


Homenagem do escritor e jornalista Alberto Araújo à professora e poetisa Maria Sabina, ocasião do RECITAL DE POESIAS 25 ANOS DE SAUDADE, realizado no palco do Centro Cultural Maria Sabina em 18 de junho de 2016.

André Santa Rosa falou dois poemas 
da poetisa mineira Cora Coralina. 

Paulo Roberto Cecchetti 
leu poema e haicai de sua autoria


A acadêmica Uyara Schiffer falou sobre Nísia Floresta Brasileira Augusta, escritora de Papari - Rio Grande do Norte, uma mulher educadora, poetisa brasileira, fundou a primeira escola brasileira que ensinava ciências e línguas para meninas.


Wanderlino Teixeira Leite Netto falou sobre Eufrásia Teixeira Leite filantropa brasileira, de Vassouras - RJ cuja trajetória de vida mostra claramente, 
como a riqueza podia modificar o tratamento que a sociedade 
dava a algumas mulheres no século XIX.




A Shirley Baesso esposa do presidente Juber Baesso 
disse uma trova de sua autoria. 













APOIO NA DIVULGAÇÃO







COMENTÁRIOS



Alberto Araújo disse: Excelentes momentos, na tarde/noite de 20 de março, homenagem às Mulheres, proporcionada pela Academia Niteroiense de Letras. Agradabilíssimos!!!



*****************************************



Neide Barros Rêgo disse: Bela cobertura fotográfica da reunião da Academia Niteroiense de Letras, em Homenagem à Mulher, realizada em 20 de março de 2019. Belas palavras dos oradores e belos poemas recitados por acadêmicos e convidados. Muito agradável a tarde de hoje. O presidente Juber Baesso presenteou com lindas rosas de várias cores as mulheres presentes. Reunião inesquecível!


****************************

Resposta a Neide, Obrigado, Dama da Cultura de Niterói, prezada Neide Barros, pelo compartilhamento. O objetivo é esse. Foi inesquecível mesmo, todos ficaram encantados com as homenagens!!! Alberto.


****************************


André Santa Rosa disse: Parabéns à Academia Niteroiense de Letras e sua diretoria por esta belíssima iniciativa de homenagear as mulheres, flores que enfeitam a existência terrena.
O que seria do mundo sem elas?


******************************

Resposta ao André Santa Rosa: Valeu, prezado amigo André, muito obrigado, pela sua importante participação. Sempre prazeroso estar ao seu lado. Seu carisma é impar. Lindos os poemas da Cora Coralina recitados por você. Não se esqueça de entregar a flor. RS...RS... PARABÉNS, SUCESSO sempre. Apareça na quarta-feira, dia 27 de março, pois acontecerá uma homenagem especial ao nosso Mestre Luís Antônio Pimentel, pela passagem do DIA DO POETA. Abraços, Alberto Araújo.

 **************************

ANTONIO SOARES DISSE: ELAS MERECEM DE NÓS, // SEUS TERNOS ADORADORES, // P A R A B É N S A UMA SÓ VOZ, // TODO O AMOR... E MUITAS FLORES !!!

*****************************

RESPOSTA AO ANTONIO SOARES-ASO: Olá, prezado confrade Antonio Soares-ASO, sentimos a sua falta, tinha que ter levado a sua musa Terezinha Campos, para receber flores, foi lindo, lindo demais hoje na ANL. Flores e mais flores às mulheres de nossas vidas! Flores e muitas flores às mulheres queridas, SUCESSO sempre a você irmão-amigo. Abraços do Alberto Araújo.

*****************************