terça-feira, 31 de dezembro de 2019

FELIZ ANO NOVO. CARTÃO DIGITAL DO FOCUS PORTAL CULTURAL


CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR.


OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL

https://youtu.be/pAExNGciJLU?t=1





CARTÃO DIGITAL DE ANO NOVO 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL. 


AMIGOS FOCULISTAS sejam sempre bem-vindos ao FOCUS PORTAL CULTURAL. Esperamos que esta revista cultural seja sua casa de entretenimento e alegria. Que todos você encontrem em nós uma segunda família. Certamente, viveremos no Ano Novo grandes momentos, e todos juntos e felizes iremos alcançar muito sucesso.

Afinal, suas qualidades e capacidades vão acrescentar muitos pontos positivos à família foculista e sabemos que iremos aprender muito com vocês também.


Este Ano Novo tem tudo para ser maravilhoso! Só depende de nós. Acreditemos em nossas capacidades. Amemo-nos como nunca!

Busquemos sempre a felicidade e não desistir jamais de correr atrás dos nossos sonhos.

Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido, e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e mais sábios.

FELIZ ANO NOVO!!!




sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

RENATO ROCKETH É A PRÓXIMA ATRAÇÃO DO “FESTIVAL ARTE NA RUA JAZZ E BLUES” .





Renato Rocketh é o convidado do “Festival Arte na Rua Jazz e Blues” do dia 9 de janeiro, quinta-feira, às 20h, no Bar da Máfia, em Itaipu.  Seu swing inigualável e sua técnica de slep primorosa, atuando tanto no pop e soul music, como no jazz, vem encantando o publico europeu, onde é chamado de super-baixista. Chamado pela cantora Vanessa Jay Mulder, Rocketh participou do show Soul Magic, como convidado especial, na Itália, durante o verão 2014. Além de Renato, Vanessa Jay Mulder recebeu em seu show o guitarrista Henry Padovani, um dos fundadores da banda The Police.

Ainda na Itália, Renato Rocketh acompanhou o cantor Umberto Papadia e a cantora Luccila Vario. Formou a banda de jazz instrumental ‘Nova Bossa Nova’, com os músicos italianos Alessandro Napolitano (bateria), Mirko Maria Matera (piano) e Eddy Palermo (guitarra). Em 2015, gravou no país europeu o CD "Noite Carioca", em Salento, com a participação de Alessandro Napolitano (bateria), Eric Mariental (sax), Eddy Palermo (guitarra) e Umberto Pappadia.





Carioca de uma família de músicos, o baixista, cantor e compositor Renato Rocketh iniciou sua carreira artística ainda na adolescência. Influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia, suas primeiras referências musicais foram Steve Wonder, Mahavishinu Orchestra, Earth, Wind &Fire, Billy Preston, entre tantos da Black music americana. Mas foi ouvindo StalenKlark, Verdine White, Arnaldo Brandão (A Bolha), Antônio Pedro (Os Mutantes), Valdeci e Jamil Joanes (Banda Black Rio) que, aos 12 anos de idade, decidiu o que seria para o resto da vida: baixista.

Foi baixista do cantor Biafra por 7 anos, com quem viajou por todo o Brasil. Nos anos 1980 participou do conjunto "Alinaskina", que foi lançado com muito sucesso na Radio Fluminense FM. Tunai, Biafra, Ritchie, Márcio Montarroyos, Cláudio Zoli, Alcione e Martinho da Vila são alguns dos artistas que tiveram Renato Rocketh como baixista em suas bandas.

Aos 23 anos de idade, Rocketh entrou para a banda "Põe Pra Fora", exclusiva da cantora Marina Lima. Formada por Paulinho Guitarra (guitarra), Sérgio Della Monica (bateria), Jorjão Barreto (piano), Luizão Ramos (sax), a banda acompanhou a cantora em temporadas com mais de 100 show por ano.

 Com Marina Lima, ele teve a oportunidade de se lançar como compositor e cantor. A música "Uma Noite e Meia", de sua autoria, gravada no álbum "Virgem" com sua participação nos vocais, alcançou a marca de 550 mil cópias vendidas, ganhando Disco de Platina. A canção ganhou as rádios de todo o país e tornou-se o hino do verão brasileiro até os dias de hoje, sendo regravada por vários outros artistas. "Uma Noite e Meia" foi tema para clipe do programa Fantástico e da minissérie Contos de Verão, da TV Globo, além de estar presente em vários comerciais para TV.

 O artista também foi baixista e arranjador da banda "Feras do Caju", de Cazuza, e gravou o lendário álbum "Burguesia". Compôs duas canções em parceria com o cantor: "Eu Quero Alguém" e "O Brasil Vai Ensinar ao Mundo". Em 1995, passou a fazer parte da "Banda Serta", que acompanhava a cantora Sandra de Sá, e compôs a canção "Lucky", título do disco lançado por ela em 1997. Com Sandra, tocou por 7 anos.

 Ultrapassando as fronteiras do pop, rock e soul blackmusic, Renato Rocketh integrou, ainda, a banda do sambista Martinho da Vila com quem trabalhou em Portugal, em 1999. Em seu trabalho solo, gravou em 2011 o CD “Hoje’, lançado pela Niterói Discos.



SERVIÇO

Arte na Rua Jazz e Blues
Renato Rocketh
Data: 9 de janeiro de 2020, quinta-feira
Horário: 20h

Local: Bar da Máfia
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 9777 - Itaipu, Niterói
EVENTO GRATUITO   




 APOIO NA DIVULGAÇÃO










FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN


DANIEL DÚ BLUES VOLTA AOS PALCOS CARIOCAS COM 38 ANOS DE CARREIRA, ARTISTA FARÁ SHOW COM ENTRADA FRANCA NA GAMBOA E LANÇA NOVO ÁLBUM.









O cantor, guitarrista e compositor Daniel Dú Blues está de volta aos palcos do Rio de Janeiro. O reencontro do artista com o público carioca será no sábado, dia 28 de dezembro, a partir das 22h, no Mississippi Delta Blues Bar, na Gamboa, no Centro.

Com 38 anos de carreira, Dú Blues integrou o movimento blues que tomou projeção nacional nos anos de 1980 alçado por Celso Blues Boy. Ao longo da sua trajetória, passou por diversas bandas, como Voodoo, Naja, Veneno do Rock, Bandana, Fora da Lei e Blues Pirata, até partir para voo solo. Após 20 anos longe da Cidade Maravilhosa, entre a Europa e o norte do Brasil, ele volta para lançar o seu próximo álbum, “2020”, em todas as plataformas digitais a partir de janeiro.

A sua apresentação no Mississippi contará com repertório repleto de releituras de clássicos do Blues, do Rock and Roll e da Soul Music, além de obras autorais, formando trio com Yves Aworet no contrabaixo e Bruno Coelho na bateria. A participação especial da noite será do consagrado guitarrista Alexandre Valladão, conhecido pelas parcerias com nomes como Barão Vermelho, Frejat, Celso Blues Boy, Toninho Horta e Blues Etílicos.

O show começa às 22h e a entrada é franca. O Mississippi Delta Blues Bar fica na rua Pedro Ernesto, 89, na Gamboa.

Serviço:
Daniel Dú Blues Trio
Data: 28/12/19 - Sábado
Local: Mississippi Delta Blues Bar - Rua Pedro Ernesto 89 Gamboa RJ
Início: 22h
ENTRADA FRANCA





 APOIO NA DIVULGAÇÃO









"FABULICES" NO SOLAR DO JAMBEIRO A PARTIR DO DIA 5 DE JANEIRO A 2 DE FEVEREIRO, ÀS 11H.









Todos os domingos, a partir do dia 5 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, às 11h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, “Fabulices”, que tem o objetivo de dar uma repaginada nas fábulas mais populares. A lenda trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo. A partir da ideia de harmonizar as diferenças, tão cultuada hoje em dia, dois palhaços (Marcela Galvão e Junior Mello) mostram à garotada as lições que podem aprender ao conhecerem o outro.

A partir da adaptação sobre as histórias e da direção dinâmica concebida por Marcello Caridade, juntando a trilha sonora original composta divertidamente por Glorinha Lattinni e Renato Pfeil, é possível ‘brincar’ de teatro com essas histórias que vem de geração em geração.

São encenadas “A casa da onça e do bode”, “O macaco e a velha” e “Moça baratinha” com o grande charme desta encenação que é o teatro dentro do teatro. Com a tagarelice própria de gente do ambiente teatral, os atores se transformam em seus personagens, enquanto levam pra cena as suas mesmices, tolices, rabugices do cotidiano.

Todas as fábulas ‘contadas’ – em uma linguagem popular e atualizada - são construídas em cena, com a ajuda da plateia, mostrando o processo do criar/construir. Toda linguagem teatral é usada em “Fabulices”, desde o gramelô – uma conversação improvisada – ao teatro de mamulengos.

Este espetáculo foi selecionado na Chamada Pública para Teatro Infantil em novos espaços cênicos da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói – FAN.


“Fabulices”

Elenco
MARCELA GALVÃO (A Onça, A Velha e A Barata)
JUNIOR MELLO (O Bode, O Macaco e Outros Bichos)
Texto e Direção de Marcello Caridade
Assistência de Direção de Marcela Galvão
Músicas Originais de Glorinha Lattini e Renato Pfeill
Figurinos de Zezé Caridade
Concepção Cenográfica da Cia. de Repertório de Teatro Musical
Iluminação de Raphael Cesar Grampolla
Adereços e Cenotécnica da Cia. de Repertório de Teatro Musical
Bonecos de Andréa Ferrer
Programação Visual de Bia Freitas
Fotos de Michelle Iassanori
Direção Geral de Marcello Caridade
Realização Cia. de Repertório de Teatro Musical e MC Produções Artísticas
Serviço:

Datas: 05, 12, 19 e 26 de janeiro e 02 de fevereiro de 2020 - domingos
Horário: às 11h
Local: SOLAR DO JAMBEIRO
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195 – Boa Viagem – Niterói
Telefone: (21) 2109.2222
Ingressos: entrada gratuita (sujeito a lotação)
(senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência)
Duração: 50min.
Lotação: 60 lugares
Classificação etária: LIVRE 








APOIO NA DIVULGAÇÃO


















FONTE

Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN


quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

LANÇAMENTO DO LIVRO "TODA POESIA - 50 ANOS DE PAULO ROBERTO CECCHETTI.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME)

 
(CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL)
 
 
 
 
LANÇAMENTO DO LIVRO "TODA POESIA - 50 ANOS - COLETÂNEA 1968 / 2018", DO POETA E ACADÊMICO PAULO ROBERTO CECCHETTI SERÁ LANÇADO DIA 18 DE OUTUBRO, A PARTIR DAS 18 HORAS, NO SUUD - GASTRONOMIA ÁRABE (RUA MOREIRA CÉSAR, Nº 217 LJ 103 - ICARAÍ - NITERÓI). IMPERDÍVEL!

 
 
"Cecchetti, além de poeta, cronista, haicaísta, publicitário é, também, um produtor cultural de boas realizações, das quais se pode destacar o movimento ‘Escritores ao Ar Livro’, que tanto sucesso alcançou  ao reunir autores e leitores, nos fins de semana, em Icaraí.

Pessoa admirável, poeta constante. Não bissexto Cecchetti completa 50 anos de vida literária reunindo neste livro certamente, o melhor de sua produção." -
 
 Aníbal Bragança
(parte do texto da apresentação do livro TODA POESIA).
 

 

"Este livro é em homenagem aos amigos Luís Antônio Pimentel, jornalista e poeta, Miguel Coelho, artista plástico e contista, Alaôr Eduardo Scisínio, advogado e poeta, e Sérgio Cid, jornalista e romancista, que - ao longo das minhas andanças literárias - acolheram-me com afetuoso carinho nesta aldeia tupiniquim que recebeu a alcunha de “Cidade Sorriso”, assim batizada pelo também poeta Gomes Filho, lá pelo início do século XX. A todos eles, minha imensa gratidão e saudade..." P.R.Cecchetti

 

HAICANIANO - poesia de P.R.Cecchetti


Pressinto poemas orientais. 
Sem ocorrências acidentais... 
Tudo pelas sílabas métricas, 
Tudo com nuances nipônicas sonoras... 
Aprendiz que fui de um velho poeta 
que me ensinou o novo verbo versejar... 
Um início, uma saga, um arreliado gozo.





O prazer do texto - minicrônica de P.R.Cecchetti



 
 
Poesia é propriedade de quem nos lê. Poemas são ditos na direção do vento. Reinvento. Declamar é a partida por uma compreensão. Sensação. Convidamos, pois, o leitor a ouvir a sensibilidade do texto poético. Estético. Quem assim o diz leva a poesia a nos ajudar a viver.

 
HAICAIS - de P.R.Cecchetti

 
 


No azul do céu 
o sol se deita vermelho 
nas ondas do mar...
 
* * *
 
Ziguezagueando...
motocicletas no trânsito
feito mariposas!
 
* * *
 
Multicoloridas
voam no jardim da praça
duas borboletas!
 
* * *
 
Vagalume vaga 
tão silenciosamente, 
porém, luminoso!
 
 


























































 
 
 



UM POUCO SOBRE PAULO ROBERTO CECCHETTI



PAULO ROBERTO CECCHETTI - Niteroiense, publicitário, editor, letrista, curador, poeta, membro da Academia Niteroiense de Letras, Cenáculo Fluminense de História e Letras, Associação Niteroiense de Escritores. Idealizador do projeto Escritores ao ar Livro.
 
Vinte e sete livros publicados, com destaque para: Alvoramada (poesias, 1987);  Cardumes (haicais, 1988); Pleno Pensar (crônicas, 1989); Quintal (haicais, 1997); Meu gato de nome Mário (poesias, 2005); Poética emoldurada (haicais onomásticos, 2009) e Sete vidas em haicai (haicais, 2010). Os livros Cardumes, Quintal e Meu gato de nome Mário tem ilustrações do saudoso artista plástico Miguel Coelho, com bicos-de-pena e aquarelas; Sete vidas em haicai tem aquarelas de Fernando Brevense.
 

TODA POESIA - 50 anos - coletânea 1968 / 2018, do poeta e acadêmico Paulo Roberto Cecchetti será lançado dia 18 de outubro de 2018, a partir das 18 horas, no SUUD - gastronomia árabe (Rua Moreira César, nº 217 Loja 103 - Icaraí - Niterói- RJ.
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO