sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

MENSAGEM DE ANO NOVO DO ALBERTO ARAÚJO A TODOS OS AMIGOS.

 




 

Bom dia! Sinto que hoje, 31 de dezembro de 2021, último dia do ano, confiemos que nada dará errado. Deus ofereceu mais uma chance para lutarmos por tudo aquilo que acreditamos; para lutarmos por todos os nossos sonhos. E será com Sua bênção que todos serão realizados. Um novo dia quando todos nós amigos de fé amanhecemos vivos é sinônimo de esperança. Sim, melhor que estarmos “entubados” em leitos de hospitais e também, tantos já partiram desta vida. Deus nos livre! Um novo dia é uma dádiva que devemos aproveitar com toda intensidade. É hora de celebrar a vida, de viver o amor e a paz e a alegria com toda força.

 

Bom dia com Deus no coração!

 

PARA O ANO NOVO:

 

É hora de receber o Ano Novo com alegria e esperança no coração. De deixar o ruim no passado, e abraçar o futuro com otimismo. Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Um renovar de sentimentos positivos, e um “renascer” de velhos sonhos. Desejo muita felicidade para este ano. Que sejam 365 dias de realizações, sucesso e muita prosperidade. Feliz Ano Novo!  ALBERTO ARAÚJO.

 






DOCUMENTÁRIO: GALILEU GALILEI - GÊNIOS DA CIÊNCIA (DUBLADO)




DOCUMENTÁRIO:  GALILEU GALILEI - GÊNIOS DA CIÊNCIA 

CLICAR NO LINK: https://youtu.be/w2NfCVeyg3k 






Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei, mais conhecido como Galileu Galilei  nasceu em Pisa, 15 de fevereiro de 1564 e faleceu em Florença, 8 de janeiro de 1642, foi um astrônomo, físico e engenheiro florentino, às vezes descrito como polímata.Com frequência é referenciado como "pai da astronomia observacional", "pai da física moderna", "pai do método científico" e "pai da ciência moderna".

Galileu estudou o princípio da relatividade e fenômenos como a rapidez e a velocidade, a gravidade e a queda livre, a inércia e o movimento de projéteis, mas também trabalhou em ciência e tecnologia aplicadas. Nesse âmbito, ele descreveu as propriedades de pêndulos e "balanços hidrostáticos", inventou o termoscópio e várias bússolas militares, e usou o telescópio para observações científicas de objetos celestes. Suas contribuições à astronomia observacional incluem a confirmação visual das fases de Vênus, a observação dos quatro maiores satélites de Júpiter, a observação dos anéis de Saturno e a análise das manchas solares.

A defesa de Galileu do heliocentrismo e do copernicanismo foi controversa durante sua vida, quando a maioria adotava modelos geocêntricos, como o sistema ticônico. Ele encontrou a oposição de astrônomos, que duvidavam do heliocentrismo por conta da ausência da observação de uma paralaxe estelar. O assunto foi investigado pela Inquisição Romana em 1615, que concluiu que o heliocentrismo era "tolo e absurdo em filosofia e formalmente herético, pois contradiz explicitamente em muitos lugares o sentido da Sagrada Escritura".

Mais tarde, Galileu defendeu suas opiniões no Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas Mundiais (1632), que parecia atacar o papa Urbano VIII e, assim, alienou-o dos jesuítas, que até então o haviam apoiado. Foi julgado pela Inquisição, considerado "veementemente suspeito de heresia" e forçado a se retratar, e passou o resto de sua vida em prisão domiciliar.  Enquanto estava preso, escreveu a obra Duas Novas Ciências, na qual resumiu o trabalho feito, cerca de quarenta anos antes, nas duas ciências atualmente designadas cinemática e força dos materiais.










INSCRIÇÕES PARA II CONCURSO NACIONAL DE DRAMATURGIA FLÁVIO MIGLIACCIO. CONCURSO ABRE OPORTUNIDADES PARA NOVOS AUTORES E FAZ HOMENAGEM A FLÁVIO MIGLIACCIO.

 



A partir do dia 7 de janeiro de 2022 estão abertas as inscrições para o II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio. Com a proposta de valorização do autor teatral, o concurso foi criado pelo jornalista e dramaturgo Francis Ivanovich em dezembro de 2020. O que poderia não dar certo, pelas impossibilidades geradas pela Covid 19, se tornou um sucesso, com 120 inscritos de todo o país. Agora em janeiro de 2022, o público terá a oportunidade de conhecer os premiados da primeira edição e o edital da segunda que estará disponível no site da Frankfurt Produções. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia 4 de março de 2022.


REGULAMENTO EM PDF


https://frankfurtproducoes.com/concurso-flavio-migliaccio-inscricoes-ate-04-de-marco-22/?fbclid=IwAR3RKd3M20mwTgyErNPZEPIlHKKeRduWMrqX2NdS27Z4ya31UVa53xDMq_o  



O evento de premiação, no dia 7 de janeiro de 2022, acontece a partir das 18h no Teatro Solar de Botafogo (R. Gen. Polidoro, 180 - Botafogo). Haverá o lançamento de dois livros, com seis peças premiadas nas categorias adulto e infantil, e a estreia do espetáculo teatral Trívia, de Danilo Salomão, texto vencedor na categoria adulto.

Segundo Francis Ivanovich, a ideia de dar o nome do ator Flávio Migliaccio, falecido em 2020, ao concurso foi uma forma de concretizar um sonho antigo de prestar uma homenagem a um ator querido por uma geração e também muito importante para a dramaturgia brasileira, além de chamar a atenção para a valorização do autor e do texto teatral.

“Foi uma maneira de fazer com o autor tornasse conhecido o seu texto, tirasse ele da gaveta e da sua peça entrar na pauta de um teatro. Foi uma vitória lançar este concurso em meio a tantas dificuldades e estar hoje comemorando o sucesso do primeiro concurso e anunciando a segunda edição. Me sinto feliz de poder prestar essa homenagem ao Flávio Migliaccio” completa Francis.

O II Concurso Nacional de Dramaturgia Flávio Migliaccio, criado por Francis Ivanovich, é organizado pela Frankfurt Produções, em parceria com o Teatro Solar de Botafogo, e a Editora Funilaria. Este ano conta com o patrocínio da Lei do Fomento ISS do Rio de Janeiro, através da empresa CNS Nacional de Serviços.



CLICAR NO LINK: https://youtu.be/owDODUsCPAU





 

FESTIVAL ‘RIO BOSSA NOSSA’ ABRE O VERÃO CARIOCA NA PRAIA DE IPANEMA

 







Segunda edição do evento acontece entre os dias 30 de dezembro de 2021 e 02 de janeiro de 2022 e conta com uma programação gratuita que inclui música e esporte ao ar livre

 

Rio Bossa Nossa volta à Ipanema com muita música e atividades ao ar livre - foto Carioca Entretenimento

 

O verão carioca de 2022 começa com muita música e atividades gratuitas na praia de Ipanema. Gênero musical genuinamente brasileiro, que surgiu no Rio de Janeiro na década de 50, a Bossa Nova continua ganhando adeptos. Reverenciar os grandes nomes deste importante movimento e trazer à luz novos artistas nacionais que carregam e ressignificam nossa essência musical é um dos objetivos da segunda edição do ‘Rio Bossa Nossa’. O evento gratuito acontece entre os dias 30 de dezembro e 02 de janeiro, justamente em Ipanema, onde tudo começou, nas areias de praia, em frente ao Jardim de Alah.

 

 

Roberto Menescal e Cris Delanno voltam ao Rio Bossa Nossa, após estreia, em 2019

 

A programação contará com dois shows, um de abertura e um de encerramento, sempre no final da tarde e em um palco intimista. A direção musical é de Max Viana. No dia 30, quinta-feira, Roberto Menescal, um dos pioneiros do gênero, recebe Cris Delanno. A dupla volta ao evento após o sucesso do show na edição de estreia do festival, em 2019. Já no dia 02, domingo, é a vez de Theo Bial, cantor e compositor também carioca, de 23 anos, que traz a Bossa Nova e o samba como suas inspirações, receber Leila Pinheiro.

 

Theo Bial é apaixonado pela bossa nova. O jovem cantor e compositor relata que “tocar no Rio Bossa Nossa vai ser uma honra imensa para mim. Poder tocar a bossa nova, a música que eu amo bem na praia de Ipanema, o epicentro de tudo, será incrível. Poder convidar a Leila Pinheiro, que é uma grande referência para mim, uma artista com tanta experiência, tanto talento, sensibilidade, vai ser a realização de um sonho para mim”.

 

 

Theo Bial receberá Leila Pinheiro no dia 2 de janeiro na nova edição do Rio Bossa Nossa - fotos Leo Aversa / Divulgação

 

 

“A Bossa Nova foi um movimento de libertação e mudança, sem necessariamente ter sido um movimento radical. Por isso há tanta identidade dos cariocas, conhecidos por serem despojados, boêmios, irreverentes. A Bossa Nova merece sempre ser homenageada, não por acaso uma das músicas mais tocadas do mundo é Garota de Ipanema”, comenta Emerson Martins, sócio-diretor da Carioca Entretenimento, responsável pelo evento.

 

Antes das apresentações principais, o pôr do sol será embalado pela artista Alice Citybossa. Além da música, práticas esportivas ao ar livre também fazem parte do DNA do ‘Rio Bossa Nossa’. Ipanema combina com futevôlei, frescobol, altinha, assim como diversas atividades voltadas ao bem-estar, e não poderiam faltar na programação.

 

O evento promove também aulas e competições de futevôlei, vôlei, beach tennis, slackline, altinha e futmesa. O público também poderá participar de aulas fitness de yoga, body pump, spinning e cross training. Todas as atividades são gratuitas e acontecem em um espaço de 2 mil metros quadrados montados na praia.

 

O Rio Bossa Nossa segue todos os protocolos contra a disseminação da Covid-19 estabelecidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que é parceira do projeto. Para acessar a arena do evento é obrigatório apresentar comprovante de vacinação.

 

 

 

Confira a programação completa do Rio Bossa Nossa:

Dia 30/12 (quinta-feira)

07h: Power yoga, Crossfit

08h: Body pump, Crossfit

09h: Spinning

10h - 15h: Futevôlei, beach tennis, vôlei, futmesa

16h: Altinha

18h: Sunset com Alice Citybossa

19h - 21h: Show: Roberto Menescal convida Cris Delanno

 

 

Dia 31/12 (sexta-feira)

07h: Power yoga, Crossfit

08h: Body pump, Crossfit

09h: Spinning

10h - 15h: Futevôlei, beach tennis, vôlei, futmesa

16h: Altinha

18h: Sunset com DJ Thiago

Dia 01/01 (sábado)

13h - 15h: Futevôlei, beach tennis, vôlei, futmesa

16h: Altinha

18h: Sunset com DJ Gabriel

Dia 02/01 (domingo)

07h: Power yoga, Crossfit

08h: Body pump, Crossfit

09h: Spinning

10h - 15h: Futevôlei, beach tennis, vôlei, futmesa

16h: Altinha

18h: Sunset com Alice Citybossa

19h - 21h: Show: Theo Bial convida Leila Pinheiro

 

 

SERVIÇO RIO BOSSA NOSSA

Local: Avenida Vieira Souto, praia de Ipanema, em frente ao Jardim de Alah.

Datas: 30 e 31 de dezembro; 01 e 02 de janeiro

Horário: das 7h às 22h

Classificação: livre

Entrada gratuita







quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

HOTEL NACIONAL RECEBE CONTAGEM REGRESSIVA DE PROJEÇÃO COM JOGOS DE LUZES E REALIZA SUA FAMOSA CASCATA DE FOGOS

 



Berço de um cenário deslumbrante à beira-mar, dono de uma história tradicional e um ambiente artsy e cheio de charme, o Hotel Nacional recebe pelo terceiro ano consecutivo a festa mais esperada do país, o White Rooftop.

O evento poderia acontecer apenas para celebrar a vida e a chegada do novo ano, mas para receber os primeiros minutos de 2022, realiza a maior cascata de fogos do país, rodeando os 31 andares do prédio, com total de 50 metros. Além disso, o White Rooftop fará pela primeira vez jogos de luzes projetados com contagem regressiva gigantes, no prédio do Hotel Nacional.A festa esgotou os ingressos com meses de antecedência, e promete entregar muita alegria e memórias inesquecíveis após um ano difícil.O grupo carioca Fica Comigo, que costuma lotar todos os shows Brasil afora, já garante presença confirmada, assim como os DJs Make u Sweat, João Brasil, Gigga, Adoro Frozen, Marie Bouret, Cix, Rapha Lima, Bloquinho Lucce e Allegria Takeover. A presença do Camarote Allegria, o mais animado e com gente bonita da Sapucaí, não poderia ficar de fora, no Réveillon mais carnavalesco do país.Serviço Réveillon White Rooftop:Local: Hotel NacionalData: 31/12/2021Horário: a partir das 20h

A ÓPERA O GUARANI DE CARLOS GOMES



(CLICAR NA SETA PARA OUVIR A MÚSICA)


O Guarani é uma das óperas do compositor brasileiro Antônio Carlos Gomes. É uma ópera em quatro atos, em italiano como o libreto de Antônio Scalvini e estreou no Teatro Scala de Milão, na Itália, em 19 de março de 1870, fazendo um grandioso sucesso. A ópera O Guarany tem como maior destaque a sua abertura. Esta é até hoje muito interpretada, além de muito conhecida por ser o tema do programa a Voz do Brasil.

 

A PARTITURA COMPLETA ESTÁ NO LINK:

https://pt.scribd.com/document/550280469/PARTITURA-1-DA-OPERA-O-GUARANI-DE-CARLOS-GOMES  








A ópera é conhecida pela sua abertura, conhecida por ser o tema do programa de rádio A Voz do Brasil.

 

ESTREIA E VERSÕES

 

A estreia mundial teve lugar no Teatro Alla Scala, em Milão, Itália, em 19 de março de 1870. A ópera recebeu produções europeias adicionais. A primeira apresentação brasileira foi no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1870, no Theatro D. Pedro II. Mais recentemente, em 1996, Il Guarany foi remontada pela Ópera Nacional de Washington, com Plácido Domingo no papel de Peri.

O dueto "Sento una forza indomita" para tenor e soprano fez parte do repertório gravado de Francesco Marconi com Bice Mililotti, de 1908, e de Enrico Caruso com Emmy Destinn, de 1914.

 

PERSONAGENS

 

Gonzales, (aventureiro espanhol, hóspede de Don Antônio)barítono

Don Álvaro, (aventureiro português) tenor

Rui Bento, (aventureiro espanhol)tenor

Alonso, (outro aventureiro espanhol)baixo

D. Antônio de Mariz, (velho fidalgo português) baixo

Peri, (cacique da tribo dos Guaranis) tenor

Cecília, (filha de Don Antônio)soprano leggero

Pedro, (homem de armas de Don Antônio) baixo Cacique, (chefe da tribo dos Aimorés) baixo ou barítono.

 




BIOGRAFIA DE CARLOS GOMES        

 

Carlos Gomes foi um compositor brasileiro, autor da ópera O Guarani, inspirada no romance do escritor José de Alencar. Foi considerado o maior compositor lírico das Américas. Foi o segundo nome mais encenado no Teatro Alla Scala de Milão, atrás apenas de Giuseppe Verdi.

Antônio Carlos Gomes nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 11 de julho de 1836. Filho de Manoel José Gomes, o “Maneco Músico”, e de Fabiana Maria Cardoso, desde cedo, “Tonico” (como era chamado) demonstrou interesse pela música.

Estudou com o pai e com 15 anos já compunha valsas, polcas e quadrilhas. Com 18 anos compôs a “Missa de São Sebastião”, dedicada ao pai. Com 21 anos compôs a modinha “Suspiro d’Alma”, com versos do poeta romântico português Almeida Garrett.

Formação

Em 1859, Carlos Gomes entrou para o Conservatório de Música do Rio de Janeiro. No mesmo ano, junto com Bittencourt Sampaio, compôs o “Hino Acadêmico”, que foi adotado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. 

Lecionava piano e canto e junto com o pai, se apresentava em concertos em São Paulo. Em 1860 compôs a modinha “Quem Sabe?” (“Tão longe de mim distante / Onde irá, onde irá teu pensamento”).

No dia 4 de setembro de 1861, no Teatro da Ópera Nacional, foi apresentada, “A Noite do Castelo”, a primeira ópera do compositor, baseada nos poemas da obra de Antônio Feliciano de Castilho.

A apresentação foi um grande sucesso nos meios musicais do país. O Imperador Dom Pedro II o agraciou com a “Imperial Ordem da Rosa”. No dia 15 de setembro de 1863 Carlos Gomes apresenta sua segunda ópera “Joana de Flandres”.

Estudo em Milão

Por cinco anos, Carlos Gomes foi escolhido o melhor o aluno do Conservatório e como prêmio, recebeu uma bolsa de estudos para se aperfeiçoar no Conservatório de Milão, na Itália.

 

No dia 8 de novembro de 1863, com uma carta de recomendação assinada pelo Imperador, Carlos Gomes partiu para a Europa, se dirigindo para Milão. Foi aluno do compositor Lauro Rossi, que ficou encantado com o jovem aluno. Em 1866 Carlos Gomes recebeu o diploma de mestre e compositor e o elogio de todos os professores.

 

No dia 1 de janeiro de 1867, estreou no Teatro Fossetti com a peça musicada “Se Se Minga”. Em 1968, apresenta “Nella Luna” no Teatro Carcano.

 

O Guarani

No dia 19 de março de 1870, apresenta no Teatro Alla Scala de Milão, a ópera “O Guarani”. Adaptada do romance de José de Alencar, a obra seguia uma tendência em voga na Europa de seu tempo: a curiosidade sobre povos e costumes estrangeiros.

Com a ópera que narra o romance entre Ceci, filha de um fidalgo português, e Peri, o índio herói, Carlos Gomes colocou o Brasil no mapa cultural europeu, que o imortalizou.

O sucesso europeu da ópera “O Guarani” se repetiu no Brasil. No dia 2 de dezembro de 1870, no aniversário de Dom Pedro II, a ópera foi apresentada no Teatro Lírico do Rio de Janeiro, quando o compositor viveu intensa emoção e consagração.

No ano seguinte, ao retornar A Milão, casa-se com a pianista Adelina, com quem teve cinco filhos, mas que sobreviveu apenas Ítala Gomes. 

Outras composições

Durante essa época, escreveu as composições: “Fosca”, melodrama em quatro atos que estreou no Scala de Milão, “Salvador Rosa” (1874) e “Maria Tudor” (1879). 

A partir de 1882, dividia seu tempo entre o Brasil e a Europa. A ópera “Lo Schiavo”, que por vários motivos não pode ser representada na Itália, foi levada à cena, no Teatro Imperial Dom Pedro II, no dia 27 de setembro de 1887, em Homenagem à Princesa Isabel. No Teatro Lírico do Rio de Janeiro, Carlos Gomes estreou "O Escravo" (1889).

Com a proclamação da república, Carlos Gomes perdeu o apoio oficial e a esperança de ser nomeado diretor da Escola de Música do Rio de Janeiro. De volta à Milão, estreou a ópera "O Condor" (1891), no Scala de Milão, onde apresentou uma forma mais próxima do recital moderno.

Últimos anos

Doente e em dificuldades financeiras, Carlos Gomes compôs seu último trabalho, "Colombo", oratório em quatro atos para coro e orquestra a que chamou "poema vocal sinfônico" e dedicou ao quarto centenário do Descobrimento da América. A obra foi encenada em 1892 no Teatro Lírico do Rio de Janeiro.

Em 1993 a opera O Guarani, já meio esquecida, voltou aos palcos europeus ao ser montada por Werner Herzog, na Ópera de Bonn, com Plácido Domingo no papel de Peri. 

Em 1895 Carlos Gomes dirigiu “O Guarani” no Teatro São Carlos, de Lisboa, cidade em que recebeu a última homenagem, sendo foi condecorado pelo rei Carlos I.

Ainda em 1895, o compositor chegou ao Pará, já doente, para ocupar a diretoria do Conservatório de Música de Belém, cargo criado pelo governador Lauro Sodré para ajudá-lo financeiramente.

Antônio Carlos Gomes faleceu em Belém, Pará, no dia 16 de setembro de 1896.

 

 

 LINK DA PARTITURA 2 DA ÓPERA O GUARANI


https://pt.scribd.com/document/550280967/PARTITURA-DA-OPERA-O-GUARANI-PARTE-2  


REDE DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS DE SÃO PAULO PROMOVE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS PARA O PERÍODO DE FÉRIAS

 


Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo promove atividades diversificadas para o período de férias

Acompanhe os prazos de inscrições. Programação é gratuita


Cinema brasileiro e indígena, poemas modernistas e oficina de temperos integram a agenda que abre o ano de 2022 da Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. As instituições formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis. O público deve seguir os protocolos de biossegurança para participar das atividades presenciais.
 

Casa Guilherme de Almeida
 

A programação começa pela Casa Guilherme de Almeida. O curso Arqueologia do cinema brasileiro: fragmentos de uma história aborda os momentos incertos e pouco conhecidos da história cinematográfica nacional, devido à má preservação de documentos e da memória. Desde os pioneiros dos anos 1910 aos primeiros cineastas de vanguarda, da década de 1930, as aulas passam pelo “parque arqueológico” que é o cinema nacional e por essas épocas quando já se lutava contra o monopólio dos estúdios norte-americanos e pela profissionalização da produção de filmes no Brasil.

As aulas serão ministradas por Donny Correia, mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP, escritor, crítico de cinema e professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como o Sesc, e estão programadas entre os dias 10 e 13 de janeiro, 17 a 20 de janeiro, segundas às quintas-feiras, das 19h às 21h, via Zoom. A inscrição está aberta até 6 de janeiro pelo site do museu.


História e Cinema no Brasil: pêndulo entre fato e representação é um curso realizado no formato híbrido, com encontros presenciais para, no máximo, 20 participantes na Sala Cinematographos do Anexo do museu, com inscrição aberta neste link, e pelo Zoom disponível aqui. As inscrições seguem até 20 de janeiro. 
O conteúdo destaca a retomada, a partir de 1995, com os chamados “filmes históricos” e levanta questionamentos como “quais são os problemas quando um filme, uma obra de ficção, aborda acontecimentos históricos?”. Entre os longas abordados estão Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati; Netto perde sua alma (2001), de Tabajara Ruas; Guerra de Canudos (1996), de Sérgio Rezende; Getúlio (2014), de João Jardim; e O Que É Isso, Companheiro? (1997), de Bruno Barreto.

As aulas nos dias 26 e 31 de janeiro e 2, 7, 9 e 14 de fevereiro, segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, serão ministradas por Humberto Pereira da Silva, professor de História do Cinema na FAAP, crítico de cinema e membro da Abraccine.


Cyntia Calhado,
 jornalista, curadora, pesquisadora e professora universitária dos cursos de Comunicação e Audiovisual, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, coordena o curso Identidade em Walter Salles. O objetivo é analisar a construção da identidade e a renovação da cultura brasileira pós-redemocratização a partir dos filmes dirigidos por Salles, e como essas questões são elaboradas no plano da imagem e da narrativa visual. As aulas ocorrem nos dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, terças-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro pelo site.

 

O cineasta que dirigiu, até o momento, mais de dez longas-metragens - como Diários de Motocicleta (2004) e Central do Brasil (1998), o primeiro com o prêmio Bafta como melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora, e o segundo premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim como Melhor Filme - articula a experiência contemporânea relacionada às identidades locais, aos impactos da globalização e ao desamparo.

 

Já o Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida oferecerá a oficina Temperos no quintal do museu no dia 22 de janeiro, sábado, a partir das 15h, para até 10 participantes. A inscrição deve ser feita pelo site do museu até o dia 20/01. A atividade propõe o plantio de temperos e ervas aromáticas que podem ser cultivados dentro de casa, é voltada para diversas faixas etárias e busca agregar o público por meio de memórias relacionadas aos alimentos e plantas.

 

Casa Mário de Andrade

 

Lançamento de livro e o cinema indígena têm espaço na programação do museu Casa Mário de Andrade.

 

O curso Panorama do cinema indígena pretende debater as produções cinematográficas realizadas por diretores indígenas. A cada encontro, um cineasta indígena convidado fará uma breve apresentação profissional, seguida da exibição de trechos de seus filmes. As aulas estão programadas para os dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, quintas-feiras, das 19h às 21h, pelo Zoom, e com a mediação de Cristina Flória, especializada em Gestão Cultural pelo Senac/SP, cientista social pela PUC-SP e dirigiu o documentário Piõ Höimanazé - a mulher Xavante em sua arte. A inscrição fica aberta até 19 de janeiro (link)

 

Cronograma - convidados(as):

20/01 - Divino Tserewahú: Cineasta Xavante da aldeia de Sangradouro, município de General Carneiro - MT;

27/01 - Alberto Alvares: Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandeva - MS;

3/02 - Marcia Djerá Retê Mirim: Pertence ao povo Mbya Guarani - SP;

10/02 - Caimi Wassé Xavante: Pertence ao clã Poreza'õno e grupo Hötörã -- MT.

 

O museu ainda traz o lançamento do livro Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia - Diário poético de um turista aprendiz (ed. Abacatte), com a participação do autor Fernando A. Pires. A obra fartamente ilustrada apresenta textos selecionados de O turista aprendiz, de Mário de Andrade. O evento acontecerá no dia 18 de janeiro, terça-feira, a partir das 19h, via Zoom. A inscrição para acompanhar o evento voltado à obra literária infantojuvenil deve ser feita até 17 de janeiro (clique aqui).

 

Casa das Rosas

 

A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, cujo imóvel está sendo restaurado, segue com sua programação viva: as atividades presenciais são realizadas na área externa do museu, em seu jardim, assim como nas demais instituições da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e atividades virtuais são oferecidas em diferentes plataformas.

 

O curso Eu quero mesmo é isso aqui: poesia na canção contará com encontros nos dias 20 e 27 de janeiro, 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 20h, via Zoom. A inscrição deve ser feita pelo site da instituição até 20 de janeiro. A coordenação é de Gustavo Galo, compositor, músico e intérprete, lançou Se tudo ruir deixa entrar o ruído (2019), QUARTO (2020) e o EP Deixa entrar o ruído - ao vivo (2021), faz parte da banda Trupe Chá de Boldo, e há 10 anos apresenta show com letras e poemas de Torquato Neto ao lado de Gustavo Cabelo e Tomás Bastos.

 

A série on-line Poemas modernistas, apresentada no canal de YouTube da Casa das Rosas aos sábados, às 15h, traz quinzenalmente autores convidados apresentando leituras e comentando poemas do movimento Modernista dos anos 1920.

 

No dia 29/01, Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, poeta, tradutor, ensaísta e professor, apresentará poemas de Guilherme de Almeida, jornalista, crítico cinematográfico e poeta que colaborou na realização da Semana de Arte Moderna de 1922 ao lado de Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Menotti del Picchia, entre outros, e foi um dos editores da revista Klaxon, porta-voz do movimento.

 

Poemas de Mário de Andrade, poeta, escritor, pesquisador, músico, crítico de arte e gestor cultural, serão lidos por Donny Correiaprofessor de História e Linguagem do Cinema. O encontro com comentários está agendado para 12/02, um dos dias de fevereiro nos quais se realizou a Semana de Arte Moderna de 1922.

 

E para encerrar esse ciclo de leituras dos poemas modernistas, no dia 26 de fevereiro, Cecília Furquim, poeta, atriz e educadora, lerá e comentará alguns poemas de Oswald de Andrade, escritor, dramaturgo e uma das principais lideranças na definição da literatura modernista no Brasil.

 

Fique por dentro das novidades da programação da Rede de Museus-Casas Literários também pelo hotsite +Cultura.

 

SERVIÇO:

 

CASA GUILHERME DE ALMEIDA


Curso

Arqueologia do cinema brasileiro: fragmentos de uma história

Com Donny Correia

De segundas às quintas-feiras, dias 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19 e 20 de janeiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom  

Inscrição até 6/01: aqui 
300 vagas | Grátis

 

Curso híbrido

História e Cinema no Brasil: pêndulo entre fato e representação
Com Humberto Pereira da Silva
Segundas e quartas-feiras, dias 26 e 31 de janeiro e dias 2, 7, 9 e 14 de fevereiro das 19h às 21h
Presencial: Sala Cinematographos (20 vagas) -- End: 
Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré/SP
Plataforma: Zoom (300 vagas)
Inscrições até 20/01:
Inscrição para o on-line: aqui 
Inscrição para o formato presencial: link
Grátis

Curso

IDENTIDADE EM WALTER SALLES

Com Cyntia Calhado

Terças-feiras, dias 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom  

Inscrição até 31/01: neste link

300 vagas | Grátis

 

Oficina

TEMPEROS DO QUINTAL

Com Núcleo de Ação Educativa

Sábado, 22 de janeiro, das 15h às 16h

Presencial: Museu Casa Guilherme de Almeida

Inscrição até 20/01: aqui

10 vagas | Grátis

 

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Casa Guilherme de Almeida

Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.

Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura

Museu - R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré, São Paulo/SP
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita


CASA MÁRIO DE ANDRADE

 

 

Lançamento de livro

Há uma gota de poesia em cada rio da Amazônia - Diário poético de um turista aprendiz 
Com Fernando Pires

Terça-feira, 18 de janeiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrição até 17/01: clique aqui
300 vagas | Grátis

 

Curso

Panorama do cinema indígena

Com Cristina Flória e convidados

Quintas-feiras, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrição até 19/01: clique aqui
300 vagas | Grátis

 

Cronograma:

20/01 - Convidado: Divino Tserewahú -- (Cineasta Xavante da aldeia de Sangradouro, município de General Carneiro, MT);

27/01 - Convidado: Alberto Alvares (Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandeva - MS);

3/02 - Convidada: Marcia Djerá Retê Mirim (Pertence ao povo Mbya Guarani, vive na Tekoá - SP);

10/02 - Convidado: Caimi Wassé Xavante (Pertence ao clã Poreza'õno e grupo Hötörã - MT)

 

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Casa Mário de Andrade
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.

Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura

Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda - São Paulo

Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita



 

CASA DAS ROSAS -- ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA

 

Curso

Eu quero mesmo é isso aqui: poesia na canção

Com Gustavo Galo

Quintas-feiras, 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, das 19h às 21h

Plataforma: Zoom
Inscrições até 20/01: link

 

Ciclo de leituras

Poemas modernistas

Sábados, 29 de janeiro, 12 e 26 de fevereiro, das 15h às 15h30

 

Guilherme de Almeida

Com Marcelo Tápia

29 de janeiro, às 15h

 

Mário de Andrade

Com Donny Correia

12 de fevereiro, às 15h

 

Oswald de Andrade

Com Cecília Furquim

26 de fevereiro, às 15h

 

Atividade apresentada pelo YouTube
Sem a necessidade de inscrição

Grátis | Livre

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Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 -- Paraíso -- São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)
O museu está fechado para restauro, e tem realizado atividades no espaço livre do jardim e no seu orquidário.

Fique por dentro dessa agenda acessando o site (aqui).

 

O jardim fica aberto todos os dias da semana, das 7h às 22hO restante das atividades continua virtual e com programação acessível pelos sites do museu e do +Cultura

Programação gratuita

Tel. 3285-6986; 3673-1883 (atendimento na Casa Guilherme de Almeida)

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 















FONTE

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

Área de Imprensa da Secretaria