terça-feira, 26 de novembro de 2024

“ONDE VOCÊ ESTIVER – RECORDAÇÕES DE NÉLIDA PIÑON” – AUTORA DALMA NASCIMENTO | HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

 

A obra “Onde você estiver – Recordações de Nélida Piñon é o último volume da série de cinco livros, que a escritora, professora Dalma Nascimento escreveu sobre toda a produção literocultural, nos mais diferentes níveis em volume extensos: Nélida Piñon nos labirintos da memória; Nélida Piñon entre contos e crônicas; Aventuras narrativas de Nélida Piñon; Conversas com Nélida da renomada escritora Nélida Piñon. A obra contém 192 páginas e tem o selo da  H. P. Comunicação Associados que tem como editor, o competente e talentoso Paulo França no Rio de Janeiro. Dedicada, integralmente, à escritora, professora Dra. Eliana Bueno Ribeiro, intelectual, com quem compartilha as obras da grande autora Nélida Piñon, há mais de 50 anos. 

QUERIDOS FOCULISTAS, QUEM MELHOR PARA FALAR SOBRE A OBRA, SIM, A PRÓPRIA AUTORA. Eis, a justificação. 

Texto escrito nas orelhas da obra por Dalma Nascimento. 

O que ainda comentar sobre sua extensa produção que tanto gerou reboliço quando iniciou a carreira literária nos anos 1960? Naquela época, certos críticos e teóricos não perceberam que, na ficção da jovem estreante, algo novo ali se gestava, bem diverso do consignado. Era a energia, da palavra poética, desvelando-se, em nudez seminal, que Nélida trazia à luz e defendia. 

Com a força tenaz de uma Antígona dos remotos tempos, ela desafia o poder dos Creontes literários da crítica da época. Já que em Nélida, vida e obra estão essencialmente enlaçadas, resolvi, então, falar de seus livros, porém com apenas mínimas pinceladas. Impossível aprofundar cada um, porque sobre todos eles já compus extensos textos. Isso porque meu fascínio pela obra de Nélida Piñon vem de longa data. De pronto, houve entre mim e sua escrita, a instantânea amistosa empatia interlocutiva que logo se transformou em fecunda cumplicidade.

E, nesse intercâmbio textual, bem cedo percebi que as letras literárias de Piñon traduziam sentimentos da nossa humana condição. Isso logo se percebe quer quando seu andarilho coração navegava nas caudalosas águas dos romances, quer nas ondas mais tranquilas dos contos ou ainda no remanso das crônicas.

Discorrer sobre Nélida Piñon, sedutora mulher no escrever e no falar, é um desafio diante dos múltiplos horizontes para os quais sua vasta narrativa aponta e se dirige. O que escolher para expressar minha antiga admiração pela narrativa e pelo ser existencial dessa celebrada ficcionista, cuja obra já escrevi quatro livros sobre toda a sua produção, nos mais diferentes níveis em volume extensos: Nélida Piñon nos labirintos da memória; Nélida Piñon entre contos e crônicas; Aventuras narrativas de Nélida Piñon; Conversas com Nélida e  o quinto “Onde você estiver – Recordações de Nélida Piñon.

Quais as palavras para, mesmo de leve, mencionar o universo dessa escritora falecida com 27 livros publicados. Vários deles, traduzidos em mais de 30 países, inclusive para o chinês, além dos prêmios de dois Jabutis no Brasil e muitos e muitos outros internacionais, dentre eles o disputadíssimo Príncipe de Astúrias de Letras, em 2005, entregue pelo príncipe da Espanha?

O que mais dizer sobre essa extraordinária mulher que assumiu a presidência da Academia Brasileira de Letras com segurança e labor? A primeira presidente mulher. E isso ocorreu num expressivo momento não só para aquela entidade secular, mas também para os destinos da Nova Mulher, que surgia, esplendorosa — em FORÇA DE AURORA — para os Movimentos do Mundo.




Onde você estiver 

Querida Nélida, que lição você nos oferece nesta reverente cena. Contrita e irmanada ao grande e antigo tronco dessa árvore centenária da Galícia no Bosque de as Palabras, em 2014, você eternizou, também nessa foto, a união dos humanos com o reino vegetal. Partilhou de um tema de tanta atualidade, analisado, agora, por cientistas de diferentes países. 

Ao abraçar, com afeto, a árvore, misturou a seiva de sua humana escrita à dos vegetais em perfeita conjunção fraterna. Em suas páginas literárias já se encontram, desde os seus primeiros livros, as ligações de seus personagens aos vegetais, pedras e animais. 

Você, na década de 60, ainda bem novinha, produziu duas obras inovadoras: Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, 1961 e Madeira feita cruz, 1963. Em ambas se percebem não somente suas desconstruções literária dos cânones narracionais, como também a enfática presença dos reinos da Natureza em fraterna união. 

Desde garota, o ambiente campestre a fascinou. Tendo vivido o início de sua vida no febricitante Rio de Janeiro, aos doze anos seu avô Daniel levou-a à terra ancestral do clã galego. E você, em liberdade, conheceu o silêncio montanhês. Partilhou da vida agreste dos trabalhadores do campo. Observou o gado no pasto, as ovelhas e cabritos subindo o monte Pá de Múa, seu “Everest particular”. Alimentou as vacas galegas da avó Isolina, conforme relatou nas passagens de seu livro Coração andarilho e em outros ensaios. Tornando-se camponesa, escavou os mistérios da terra, “cercada de carvalho e toxo. Naquelas terras, viu de perto a vegetação rasteira salpicada de verde e amarelo. Conheceu casas da pedra e visitou ruínas de castros romanos. Ouviu a voz do vento e o uivar dos lobos. O galego com paladar montanhês, que se fundiu um dia com o português, e o castelhano, altivo e descampando” e aprendeu simultaneamente duas línguas. Sentiu a prodigalidade das emoções, em que os animais tinham nome e coparticipavam da vida campestre familiar, plenas de identidade interativa com o humano. Você mergulhou de modo tão intenso no imo local que se tornou cicerone até dos pais em excursão às maravilhas locais. Da terra doméstica “identificava hábitos, origens, nomes de árvores”, conforme relembra: “ao anoitecer o fio da água de algum manancial para as veigas da avó e beneficiar suas terras”. Você foi uma das pioneiras a usar as lembranças de uma Galícia encantada em cenas de seus livros, tornando ligações humanas. 

Em 28 de setembro de 2014, a convite de Beatriz Piñero, relembro que você esteve no Bosque de lãs Palabras, no Pazo Quintteiro da Cruz, localizado no Ayuntamiento Ribadumia, Galícia, Espanha. Após o seu falecimento, o lugar vem recebendo muitas homenagens. Palavras de Nélida na foto acima e autografadas por ela. No mesmo dia de sua celebração, ela, acompanhada de amigos, plantou uma árvore. Compartilho com os leitores que observem a naturalidade com que você contempla a árvore e a alegria demonstrada ao receber tal reconhecimento. Porém, não apenas na Galícia, você foi valorizada por sua constante ligação com a vegetação e, por isso, recebeu tais honras.

Também, bem antes, em Israel, no ano de 1989, você plantou uma simbólica árvore no Bosque da Paz, em Jerusalém. Demonstrou, assim, grande apreço, desde sempre, pelo cultivo da natureza. Em razão disso, foi agraciada com um certificado, em hebraico, emitido por aquela cidade. 

Bem a par de todos os meandros da terra, “identificava hábitos, origens, nomes de árvores”, Nélida em Israel, em 1989, conforme relembra: “Quem melhor conhecia as trilhas secretas e os arredores de Borela a ponto de desviar, ao anoitecer, o fio da água nascido de algum manancial para as veigas da avó e beneficiar suas terras”. O hábito de plantar árvores tornou-a uma emissária ecológica. Sempre por onde passasse, ia semeando seu amor pelos vegetais numa tentativa de demonstrar a importância da árvore, cada vez mais desprestigiada, nos dias atuais, pelo capitalismo selvagem ao dizimar florestas.

Ei-la portanto a fazer sua parte para um mundo melhor. Você também mencionava pedras. Muitas, em seus livros. Em gesto amoroso, referia-se à casa de pedras da avó Isolina, que tinha uns 300 anos, ou ainda falava da questão da importância da pedra na região galega. Certificado a Nélida Piñon, Rio de Janeiro, Brasil, que plantou uma árvore com as próprias mãos em Jerusalém.

Assim, com este livro, eu viso a demonstrar o quanto a sua narrativa é riquíssima, também em tais aspectos. Esta obra é o começo de um trabalho maior, abrangendo desde Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, 1961 e Madeira feita cruz, 1963, até Um dia chegarei a Sagres e, em certas obras intermediárias, os elementos da natureza comandarão a cena literária, sobretudo em A casa da paixão, aqui já demonstrando a ligação da personagem Marta com os fenômenos cósmicos. 

Querida Nélida, este é meu quinto livro analítico sobre toda a sua obra, quando comecei escrevendo Nélida Piñon nos labirintos da memória, Nélida Piñon entre contos e crônicas, Aventuras narrativas de Nélida Piñon, Conversas com Nélida e, agora, Onde você estiver. Este presente de aniversário, além de tematizar questões ligadas à Fitoliteratura, literatura das plantas e à Zooliteratura, literatura dos animais, traz também outros ensaios temáticos e configura um caleidoscópico e recordações textuais. 

Será meu presente a você pelo seu aniversário, além de agradecer a dedicatória em seu livro póstumo Os rostos que tenho: “À Dalma Nascimento, que dedicou sua vida à procura do enigma que bendiz e amaldiçoa a obra arte. A mestra que enveredou pelas linhas secretas”. Em seu registro, meu nome figura ao lado da amada cachorrinha Pilara Piñon. Com tal ligação explícita, você mais uma vez demonstrou que humanos e animais estão no mesmo nível, conforme atesta a Zooliteratura e a Fitoliteratura. Ademais, testemunho seu antigo amor aos animais — e Gravetinho foi exemplo disso — que você, Nélida, foi uma antecipadora do tema, demonstrando a inter-relação, entre animais, vegetais, minerais e o humano. 

Feliz aniversário, querida amiga! Onde você estiver... saiba que a plantinha que semeou e os galhos que abraçou continuam a crescer igual ao legado que você deixou, expandindo cultura a todos os seus leitores e às novas gerações.

 




















POSTAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL

ALBERTO ARAÚJO - EDITOR

CONVITE PARA EXPOSIÇÃO “MULHERES BRASILEIRAS” DE ANGELA GONÇALVES


De diversas etnias, culturas, línguas e profissões, as mulheres brasileiras são as verdadeiras construtoras de nossa identidade nacional. 

Nesta exposição, a artista plástica Angela Cavalcante apresenta uma coleção de obras que celebram a essência da mulher brasileira.

Par meio de traços e cores, suas criações exaltam a beleza, a elegância a esperança, a competência e a força que tornam essas mulheres símbolos de resiliência e inspiração. 

VERNISSAGE

10 de dezembro de 2024, terça-feira.

Horário: às 18h

Local: Solar do Jambeiro

Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 Ingá, Niterói, RJ

 

Dias da exposição:

De 10 de dezembro a 27 de janeiro

Horário: das 11 às 16 horas

Visitação: terça a domingo

APOIO CULTURAL

Prefeitura de Niterói

Fundação de Arte de Niterói

Solar do Jambeiro

 

@arte_angelacavalcante

 




 

MÚSICA, CONFERÊNCIAS E LIVROS ASSINALAM OS 500 ANOS DA MORTE DE VASCO DA GAMA


Ministério da Cultura de Portugal preparou um programa evocativo dos 500 anos da morte do navegador português. O primeiro ato será a 16 de dezembro de 2024. 

É com um concerto nos Jerónimos, um ciclo de conferência e a edição de livros que serão assinalados os 500 anos da morte de Vasco da Gama.

VASCO DA GAMA. O navegador português que dobrou o Cabo da Boa Esperança e foi pioneiro na chegada à Índia morreu em Cochim, a 24 de dezembro de 1524. Cinco séculos depois, a sua memória será evocada com um programa preparado pelo Ministério da Cultura a que a Renascença teve acesso. 

Será com uma homenagem junto ao túmulo de Vasco da Gama, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, que se iniciarão as comemorações, a 16 de dezembro, com a presença do primeiro-ministro.

O programa que a ministra Dalila Rodrigues apresenta esta terça-feira no coro baixo da igreja do Mosteiro dos Jerónimos, junto ao túmulo do navegador e na companhia do historiador José Manuel Garcia e do diretor da Biblioteca Nacional de Portugal, Diogo Ramada Curto, prevê no mesmo dia 16 de dezembro um concerto. 

A Orquestra de Câmara Darcos e o Officium Ensemble, com a direção do maestro Nuno Côrte-Real interpretará uma peça da autoria do maestro intitulada “Magnificat Manuelino” e outra de Arvo Pärt, intitulada “Frates” para Orquestra de cordas e percussão. O concerto terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. 

No programa evocativo desenhado pelo gabinete de Dalila Rodrigues, está também previsto um ciclo de três conferências. Entre janeiro e março, as conferências, que terão a coordenação do historiador José Manuel Garcia, pretendem olhar Vasco da Gama de diferentes prismas. 

Em janeiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, o encontro será sobre “Vasco da Gama e o início de uma nova época da História da Humanidade”. Depois, a 15 de fevereiro, na Casa de Vasco da Gama, em Sines, a conferência versará sobre a cidade-natal do descobridor. A 15 de março, na Biblioteca Dr. Palma Caetano, será abordada a ligação de Vasco da Gama à Vidigueira. 

Prevista está também a edição de cinco livros, coordenados pelo diretor da Biblioteca Nacional, Diogo Ramada Curto. Um conjunto de historiadores irão analisar os itinerários do navegador nascido em Sines, a sua ideia de novo mundo, a organização social da época, a religiosidade e os movimentos artísticos do manuelino e joanino, pode ler-se no programa a que a Renascença teve acesso.

 

Texto de Maria João Costa

Fonte: 

https://rr.sapo.pt/noticia/vida/2024/11/26/musica-conferencias-e-livros-assinalam-os-500-anos-da-morte-de-vasco-da-gama/403060/  


 

GRANDES NOMES DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO ESTARÃO NA 14ª MOSTRA AUDIOVISUAL DE PETRÓPOLIS


De 2 a 7 de dezembro de 2024, a cidade de Petrópolis será palco de uma celebração única do cinema nacional e da cultura audiovisual na 14ª Mostra Audiovisual de Petrópolis (MAP). Realizado pelo EMI em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Dom Pedro II, a Tramas & Sonhos, a Biruta Educação Audiovisual e a Reprodutora, o evento acontecerá no Centro Cultural Sesc Quitandinha e contará com uma programação diversificada e gratuita que inclui masterclasses, oficinas, exibições de filmes e debates. 

Com o tema "Linguagens híbridas II – As interseções entre o audiovisual e outras artes", a edição deste ano promete atrair um público variado, incluindo jovens cineastas, estudantes e grandes profissionais da indústria cinematográfica. Entre os convidados confirmados estão nomes de destaque como Karine Teles, Arthur Sherman, Davi Pretto e Milena Pinheiro. 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

LUCIANO VIDIGAL E ARTHUR SHERMAN 

A Mostra será aberta no dia 3 de dezembro com o longa-metragem “Kasa Branca”, dirigido por Luciano Vidigal, seguido de uma masterclass com o diretor de fotografia do filme, Arthur Sherman. Nascido no Vidigal, Sherman possui um olhar singular que já foi explorado em produções como Cidade de Deus: 10 Anos Depois e séries renomadas do GNT e Canal Brasil. 

DAVI PRETTO  

No dia 4, o público poderá conferir o premiado diretor Davi Pretto, que apresentará seu mais novo longa, “Continente”, um thriller psicológico que estreou no Festival de Munique. Pretto é conhecido por sua participação em grandes festivais internacionais e por filmes aclamados como "Rifle" e "Castanha". 

MILENA PINHEIRO  

No dia 5, será exibido o filme “Avenida Beira-Mar”, estrelado por Milena Pinheiro, jovem atriz que contracena ao lado de Andréa Beltrão e Isabel Teixeira. A produção aborda temas sensíveis e atuais, trazendo uma narrativa que conecta gerações. 

KARINE TELES 

Encerrando as masterclasses no dia 6, a atriz, roteirista e diretora Karine Teles compartilhará sua vasta experiência, adquirida em obras icônicas como "Benzinho", "Bacurau" e "Que Horas Ela Volta?". Com mais de 30 anos de carreira, Karine também está em fase de produção de seu primeiro longa como diretora. 

Além das masterclasses e debates, a programação incluirá a Premierè de filmes petropolitanos realizados com incentivo da Lei Paulo Gustavo, reforçando o papel da MAP como vitrine para jovens cineastas locais. 

CONEXÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CINEMA 

O evento também se destaca pela integração entre educação básica e superior. No primeiro dia, a unidade Bingen da Universidade Estácio de Sá oferecerá uma oficina dedicada à Comunicação e ao Cinema, fortalecendo o diálogo entre alunos e profissionais do mercado audiovisual. 

Para mais informações sobre a programação e os convidados, siga as redes sociais oficiais:

 @mostrapetropolis e @emi.av.pet. 






 

“BEATLES ’64” DOCUMENTÁRIO DE MARTIN SCORSESE


É o novo documentário produzido por Martin Scorsese que vai mostrar o momento eletrizante em que a banda visitou os Estados Unidos pela primeira vez, com imagens nunca antes vistas!!!

“BEATLES ’64” vai estrear, exclusivamente,

no Disney+ na sexta-feira (29)

Olha só o trailer 

https://www.youtube.com/watch?v=J794AvPbDBk



THE BEATLES foi uma banda de rock britânica, formada na cidade de Liverpool em 1960. Com os integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, o grupo tornou-se altamente reconhecido como o melhor e mais bem sucedido da era do rock. Enraizados no skiffle, beat e o rock and roll dos anos 1950, os Beatles mais tarde experimentaram com diversos gêneros, desde baladas pop e a música indiana até a música psicodélica e o hard rock, e incorporaram elementos clássicos de maneiras inovadoras. Em meados da década de 1960, a imensa popularidade da banda tornou-se conhecida como a "Beatlemania", mas conforme a música do grupo crescia em sofisticação, liderada pelos principais compositores Lennon e McCartney, seus membros começaram a ser percebidos como uma incorporação dos ideais compartilhados pelas revoluções socioculturais da era.

Os Beatles construíram sua reputação apresentando-se em boates de Liverpool e Hamburgo durante três anos na década de 1960. O empresário da banda Brian Epstein transformou seus integrantes em artistas profissionais, e o produtor George Martin melhorou seus potenciais musicais. Eles ganharam popularidade no Reino Unido com seu primeiro sucesso "Love Me Do" no final de 1962. Eles adquiriram o apelido "The Fab Four", conforme a Beatlemania crescia em território britânico no ano seguinte, e ao final de 1964 tornaram-se astros internacionais, liderando a "Invasão Britânica" no mercado musical estadunidense. A partir de 1965, os Beatles produziam o que muitos consideram como seus melhores materiais, incluindo os inovadores e influenciadores álbuns Rubber Soul (1965), Revolver (1966), Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), The Beatles — comumente referido como White Album — (1968) e Abbey Road (1969). Após a separação de seus membros em 1970, eles conquistaram carreiras musicais bem-sucedidas. McCartney e Starr, os membros ainda vivos, estão musicalmente ativos. Lennon foi assassinado em dezembro de 1980, enquanto Harrison morreu de câncer de pulmão em novembro de 2001.

De acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), os Beatles são os artistas com o maior número de vendas nos Estados Unidos, com 178 milhões de unidades certificadas. Eles possuem o maior número de álbuns que chegaram ao cume da UK Albums Chart e venderam mais singles no Reino Unido do que qualquer outro artista. Em 2008, o grupo foi listado pela Billboard como o ato mais bem sucedido de todos os tempos nas tabelas publicadas pela revista; até 2015, o conjunto ainda detém o recorde de mais números um na Billboard Hot 100, com 20 canções. Eles receberam dez Grammy Awards, um Oscar para Melhor Banda Sonora e 15 Ivor Novello Awards. Com seus membros coletivamente incluídos na compilação da Time que listou as 100 pessoas mais influentes do século 20, a banda é a mais bem sucedida comercialmente na história, tendo vendido mais de 600 milhões de cópias em âmbito global. O grupo foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1988, com todos os participantes sendo adicionados individualmente entre 1994 e 2015, e possui cinco álbuns na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, juntamente ao Led Zeppelin.

 






📸 Divulgação no Focus Portal Cultural




STOCK CAR DEFINE FINALISTAS EM DOMINGO SOBERANO DE GAETANO DI MAURO EM GOIÂNIA


Com performance dominante na manhã de sábado, dia 23 de novembro, Gaetano Di Mauro conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series. O paulista da Cavaleiro Sports liderou os três segmentos da tomada de tempos que definiu o grid de largada das corridas principal e sprint da 11ª e penúltima etapa da temporada 2024, no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Na fase decisiva, Gaetano superou Ricardo Zonta (RCM Motorsport) por meros 0s028 e anotou 1min27s887 com seu Chevrolet Cruze para conquistar o Troféu Snapdragon Pole Position no Planalto Central, em etapa decisiva para a definição dos finalistas do campeonato.

“Queria muito. Foi inesperado!”, vibrou o pole position da corrida principal da etapa, com largada às 12h15 deste domingo. “Não sabíamos que teríamos um desempenho tão sólido como foi hoje. Estou muito feliz. Estamos a caminho do fim da temporada com a Cavaleiro Sports, que fez grande trabalho durante o ano, tivemos duas vitórias juntos, então é um feito que a equipe merece. Ano que vem vou para a Eurofarma RC, time muitas vezes campeão, e espero seguir tendo o desempenho que tive neste ano com a Cavaleiro”, complementou. 

Como tem sido de praxe na Stock Car, as diferenças foram muito apertadas entre os pilotos. Pouco mais de 0s6 separaram os oito primeiros colocados. Zonta, que neste domingo vai completar 300 largadas na principal categoria do automobilismo brasileiro, cravou 1min27s915 a bordo do seu Toyota Corolla e foi somente 0s021 mais rápido que Guilherme Salas, terceiro do grid com o Cruze da KTF Sports.

O tricampeão Daniel Serra (Eurofarma RC) garantiu a quarta posição, seguido por Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) e Ricardo Maurício (Eurofarma RC). Na luta por um lugar entre os finalistas, Felipe Baptista (Crown Racing) conquistou o sétimo lugar no grid da prova principal, enquanto Nelson Piquet Jr., companheiro de equipe de Gaetano, completou a relação dos oito primeiros. 

Tal qual na abertura da etapa, realizada também em Goiânia no mês de março, Rafael Suzuki marcou o 12º tempo da classificação e, por conta da inversão do grid, vai puxar a fila da corrida sprint deste sábado, a partir de 14h30min.

Soberano em Goiânia — A classificação começou da melhor forma para Di Mauro, autor da volta mais rápida da primeira parte do Q1. Vencedor duas vezes na temporada, o paulista da Cavaleiro Sports anotou 1min27s674 na sua melhor passagem, seguido por Daniel Serra e Bruno Baptista. Thiago Camilo foi o quarto, à frente de Felipe Fraga e Felipe Massa. Cesar Ramos, Rafael Suzuki, Gabriel Casagrande e Guilherme Salas completaram a relação dos dez que avançaram no Grupo 1 para o Q2. 

A marca de Gaetano permaneceu como a melhor do Q1 depois da ida dos pilotos do Grupo 2 à pista. O mais rápido nesta fase da sessão foi Ricardo Zonta, um dos destaques da última sexta-feira, que registrou 1min27s704 para alcançar o topo, com 0s023 de frente para Felipe Baptista. Lucas Foresti foi o terceiro colocado, enquanto Ricardo Maurício e Enzo Elias fecharam o top-5. A lista dos competidores que seguiram para o Q2 foi completada por Nelson Piquet Jr., Julio Campos, Dudu e Rubens Barrichello e o pentacampeão Cacá Bueno. 

A segunda parte da classificação consolidou o desempenho de Gaetano, que garantiu passagem para a decisão da pole position com volta em 1min27s686. Surpresa mesmo foi ver pilotos candidatos à posição de honra do grid fora da relação dos oito primeiros, casos de Gabriel Casagrande, Bruno Baptista, Felipe Fraga e Felipe Massa — que, aliás, registrou exatamente o mesmo tempo de Rubens Barrichello: 1min28s179.

Suzuki marcou o 12º tempo no Q2 ao registrar 1min28s110, meramente 0s006 mais rápido que Bruno Baptista. A diferença valeu ao piloto da TMG Racing novamente a chance de largar na frente na corrida Sprint da etapa goiana. “Esperava um pouquinho mais. A ideia era buscar entre o quinto e oitavo, mas na Stock Car um décimo faz toda a diferença. Mas, já que veio [a liderança no grid da Sprint], vamos tentar pela vitória e somar o máximo de pontos, porém sem esquecer de domingo. Quero pontuar bem para chegar ali em Interlagos entre os finalistas”, declarou. 

A fase final da classificação confirmou a grande manhã de Gaetano com a pole position em Goiânia. Quem despontou como grande ameaça ao paulista foi Ricardo Zonta, dono de duas vitórias no traçado de 3.835 metros e que passou no primeiro setor com a volta mais rápida. Mas prevaleceu a boa forma de Di Mauro, que conquistou assim sua primeira pole na Stock Car. 

Tem corrida logo mais — A Stock Car Pro Series volta a acelerar logo mais, a partir das 14h30, com a prova mais curta do fim de semana. A sprint de Goiânia terá 30 minutos mais uma volta de duração. No domingo, será realizada a corrida principal da rodada, marcando assim a despedida da geração dos carros sedan da categoria do Autódromo Internacional Ayrton Senna. Com 50 minutos mais uma volta, a disputa tem largada prevista para 12h10. 

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte. 

Uma das grandes novidades para o fim de semana é a estreia do app Paddock Fan. Com ele, o público amante do automobilismo poderá interagir com os pilotos, acompanhar as corridas de um ponto de vista imersivo com câmeras exclusivas, ter descontos e acessos especiais, ouvir o rádio das equipes e competidores em tempo real, entre tantas outras funcionalidades.

A partir desta etapa, o app será a base de votação no Vivo Fan Push by Snapdragon, pleito que concederá a seis pilotos potência extra, trazendo ao fã a possibilidade de influenciar de forma direta nas rodadas do campeonato. A votação para a etapa deste fim de semana será concluída no próximo domingo (24/11), horas antes da largada da Corrida Principal. Mais informações sobre como baixar o aplicativo, na Play Store (Android) ou App Store (iOS) podem ser acessadas no link a seguir.

 

Stock Car Pro Series, temporada 2024

 

11ª etapa, Goiânia (GO)

Corrida principal (domingo), grid de largada

1º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s887

2º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min27s915

3º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min27s936

4º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s075

5º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s075

6º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min28s106

7º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s154

8º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s374

 

Eliminados no Q2

 

9º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s066

10º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min28s078

11º -  Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s095

12º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s110

13º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min28s116

14º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min28s166

15º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s179

16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s179

17º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s242

18º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min28s271

19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s274

20º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min28s293

 

Eliminados no Q3

 

21º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min28s168

22º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s259

23º - Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min28s344

24º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min28s450

25º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s485

26º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s661

27º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)    , 1min28s856

28º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), sem tempo

 

Corrida sprint (sábado), grid de largada

 

1º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze)

2º -  Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)

3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)

4º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla)

5º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)

6º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla)

7º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)

8º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)

9º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze)

10º - Guilherme Salas (KTF Sports/Chevrolet Cruze)

11º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)

12º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze)

13º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla)

14º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla)

15º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)

16º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze)

17º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)

18º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla)

19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze)

20º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze)

21º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla)

22º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla)

23º - Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze)

24º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla)

25º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze)

26º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze)

27º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze)

28º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze)

 

Programação em Goiânia

 

Sábado, 23 de novembro

13:00 – Visitação aos Boxes

14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

15:50 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)

16:15 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 24 de novembro

08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)

09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)

10:20 – Visitação aos Boxes

12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

 

Créditos da foto: Duda Bairros/Stock Car

 

RECICLASOM: PROJETO DE REUSO CONSCIENTE QUE TRANSFORMA LIXO EM MÚSICA, RETOMA OFICINAS GRATUITAS NO RIO DE JANEIRO

Interessados aprenderão a confeccionar instrumentos musicais com objetos descartáveis. 

O Reciclasom, retorna com oficinas gratuitas que ensinam jovens e adultos a partir de 12 anos a transformar objetos descartados em instrumentos musicais. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, e oferecerá aulas as quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h, na Casa de Bambas, em Cidade Alta. As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, pelo WhatsApp 21 98030-1579.

Idealizado por Mestre Jagunço, o Reciclasom nasceu da inquietação com a quantidade de resíduos nas ruas de Ramos, no Rio de Janeiro, onde morava. E, tem impactado diversas regiões do Rio de Janeiro, como Cordovil e as comunidades Cinco Bocas, Pica Pau, Parada de Lucas e Cidade Alta, com ações sustentáveis. 

“Me lembro quando peguei uma manilha cheia de barro, levei pra casa sem saber o que faria, mas vendo o Maracatu, percebi que podia transformar objetos descartados em instrumentos. Como sou de família indígena, sempre busco preservar o meio ambiente”, explica Jagunço. 

Durante a faculdade de Engenharia Civil, ele encontrou no Reciclasom uma forma de unir conhecimento técnico, paixão pela música e compromisso ambiental, como conscientização ambiental e a inclusão social. 

Nas oficinas, os participantes aprendem a confeccionar instrumentos únicos, como o Djembê de tubo de PVC, moldado com precisão para obter sons graves e agudos, e a cuíca feita com materiais reciclados, como latas de cerveja, garrafas PET e bambu. "É um desafio criar instrumentos que respeitem afinação e timbre, mas ver o resultado final e o aprendizado dos alunos é gratificante", afirma Jagunço. 

Em um cenário onde apenas 3% do lixo carioca é reciclado, o projeto inspira uma transformação onde lixo vira cultura, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens nas favelas cariocas. A iniciativa visa capacitar 30 jovens até o fim do semestre, buscando capacitar profissionais que possam ser agentes transformadores, além de conquistar parcerias que fortaleçam ainda mais seu impacto positivo no Meio Ambiente.

 

SERVIÇO

Reciclassom abre novas turmas

Turmas: quartas e sextas-feiras

Horário: das 15h às 17h

Local: A Casa de Bambas

Inscrições por telefone: WhatsApp 21 98030-1579.

Endereço:   Estr. do Porto Velho, 199 - Cordovil, Rio de Janeiro.