VINCENT
WILLEM VAN GOGH nasceu em Zundert, 30 de
março de 1853 e faleceu em Auvers-sur-Oise, 29 de julho de 1890, foi um pintor
holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da
arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos ao longo de pouco mais de
uma década, incluindo uma maioria de 860 pinturas a óleo, das quais grande
parte concluídas nos seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem
paisagens, natureza-morta, retratos e autorretratos caracterizados por cores
dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que
contribuíram para as fundações da arte moderna e trouxeram distinção para o
estilo do pintor.
Ele
nasceu numa família de classe média alta e começou a desenhar ainda criança,
sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Ele trabalhou como
vendedor de arte quando jovem e viajou frequentemente, porém entrou em
depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a
religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. Ele
enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881, mudando-se
para a casa de seus pais. Seu irmão mais jovem, Theo, lhe apoiou
financeiramente e os dois mantiveram uma duradoura correspondência. Seus
primeiros trabalhos focavam no gênero de natureza-morta e retratações da vida
campesina. Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris e se encontrou com
vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin, que estavam opondo-se à
sensibilidade impressionista. Ele criou uma nova abordagem para
naturezas-mortas e paisagens à medida que produzia suas obras, com suas
pinturas ficando com cores mais vivas enquanto desenvolvia um estilo que
estabeleceu-se por completo em 1888, na sua estadia em Arles. Durante esse
período Van Gogh também ampliou seus temas que passaram a envolver oliveiras,
ciprestes, campos de trigo e girassóis.
Vincent
sofria de episódios psicóticos e alucinações, temendo por sua estabilidade
mental e frequentemente negligenciando sua saúde física, não mantinha uma
alimentação regular e bebia muito. Sua amizade com Gauguin terminou em uma
briga com uma lâmina quando Van Gogh, em um ataque de raiva, cortou parte de sua
própria orelha esquerda. Ele passou um tempo internado em hospitais
psiquiátricos, incluindo um período no Saint-Rémy-de-Provence. Van Gogh ficou
sob os cuidados do médico homeopata Paul Gachet depois de ser liberado e
mudou-se para o vilarejo de Auvers-sur-Oise.
Van
Gogh não obteve sucesso durante sua vida, sendo considerado um louco e um
fracassado, conquistando alguma fama após seu suicídio; ao que sua depressão se
agravou, o pintor disparou com um revólver contra seu próprio peito em 27 de
julho de 1890, vindo a óbito em razão dos ferimentos apenas dois dias depois.
Van Gogh passou a existir na imaginação pública como a essência do gênio
incompreendido, o artista no qual "os discursos sobre loucura e
criatividade convergem". Sua reputação começou a crescer no início do
século XX enquanto elementos de seu estilo de pintura passaram a ser
incorporados pelos fauvistas e expressionistas alemães. Van Gogh alcançou
grande sucesso comercial, popular e de crítica nas décadas seguintes, sendo
lembrado atualmente como um pintor importante e trágico, cuja personalidade
problemática tipifica os ideais românticos do artista torturado.
Ele
focou-se no desenho e pintura em Nuenen. Van Gogh trabalhava ao ar livre e
rapidamente, completando esboços e pinturas de tecelões e suas cabanas. Margot
Begemann, a filha dez anos mais nova de um vizinho, juntou-se a ele nessas
incursões em agosto de 1884; ela se apaixonou e ele retribuiu, mas de forma
menos entusiasmada. Eles queriam se casar, entretanto ambas as famílias não
eram a favor. Margot ficou perturbada e teve uma overdose de estricnina,
sobrevivendo apenas porque Van Gogh foi capaz de levá-la para um hospital
local. O pai dela morreu de um ataque do coração em 26 de março de 1885.
Van
Gogh pintou em 1885 vários grupos naturezas-mortas. Ele completou diversos
desenhos e aquarelas durante sua estadia de dois anos em Nuenen, além de quase
duzentas pinturas. Sua paleta de cores consistia principalmente de tons
terrosos sombrios, especialmente marrom escuro, mostrando nenhum indício das
cores vívidas que distinguem seus trabalhos posteriores.
Houve
o interesse de um comerciante de Paris no início de 1885. Theo perguntou ao
irmão se ele tinha pinturas prontas para serem exibidas. Van Gogh respondeu em
maio com seu primeiro grande trabalho, Os Comedores de Batata, e uma série de
"estudos de personagens camponeses" que eram a culminação de vários
anos de trabalho. Ele depois reclamou que Theo não estava se esforçando o bastante
para vender suas pinturas em Paris, com o irmão respondendo que as pinturas
eram muito sombrias e não se encaixavam com o estilo vivo do impressionismo.
Seu trabalho foi exposto pela primeira vez em agosto nas vitrines do
comerciante de arte Leurs em Haia. Uma de suas jovens modelos camponesas
engravidou em setembro de 1885 e Van Gogh foi acusado de se forçar para cima
dela, com o padre do vilarejo proibindo seus paroquianos de posarem para ele.
Ele
mudou-se para Antuérpia em novembro e alugou um quarto sobre uma loja de
artigos de pintura na Rua das Imagens. Van Gogh viveu na pobreza e comia pouco,
preferindo gastar o dinheiro enviado por Theo em materiais e modelos. Pão, café
e tabaco tornaram-se sua dieta padrão. Ele escreveu ao irmão em fevereiro de
1886 que se lembrava de ter comido apenas seis refeições quentes desde maio do
ano anterior. Seus dentes ficaram soltos e doloridos. Ele dedicou-se na
Antuérpia ao estudo da teoria das cores e passava tempo dentro de museus,
particularmente estudando as obras de Peter Paul Rubens, ampliando sua paleta
para incluir carmim, azul-cobalto e verde-esmeralda. Van Gogh comprou
xilogravuras ukiyo-e japonesas nas docas, posteriormente incorporando elementos
desse estilo no fundo de algumas de suas pinturas. Ele passou a beber muito
outra vez e foi hospitalizado entre fevereiro e março de 1886, possivelmente
também tendo sido tratado por sífilis.
Apesar
de sua antipatia com estudos acadêmicos, Van Gogh fez o difícil vestibular de
admissão na Academia Real de Belas-Artes da Antuérpia após se recuperar,
matriculando-se em janeiro de 1886 nos cursos de pintura e desenho. Ele acabou
ficando doente e exausto por tanto trabalho, dieta ruim e fumo excessivo. Van
Gogh logo brigou com o diretor da academia e professor Charles Verlat por causa
de seu estilo não-convencional de pintura. Ele também teve confrontos com seus
instrutores de desenho Frans Vinck e Eugène Siberdt, com este último porque Van
Gogh não seguiu o requerimento de Siberdt de que os desenhos precisavam
expressar o contorno e concentrar-se nas linhas. Van Gogh deixou a academia e
foi para Paris após mais uma briga com Siberdt por causa de um desenho da Vênus
de Milo.
Van
Gogh mudou-se em março de 1886 para Paris onde dividiu um apartamento com Theo
na Rua Laval em Montmartre, indo estudar no estúdio de Fernand Cormon. Os
irmãos foram viver em junho em um apartamento maior no nº 54 da Rua Lepic. Van
Gogh pintou em Paris vários retratos de amigos e conhecidos, pinturas de
natureza-morta, vistas do Moinho da Galette e cenas de Montmartre, Asnières e
ao longo do Rio Sena. Ele usou as xilogravuras ukiyo-e japonesas que comprara
na Antuérpia para decorar as paredes de seu estúdio, colecionando outras centenas
durante seu tempo em Paris. Van Gogh tentou fazer japonismos, desenhando a
figura da Cortesã, obra de Keisai Eisen, a partir de uma reprodução vista na
capa da revista Paris Illustre que depois ampliou graficamente em uma pintura.
Ele
adotou uma paleta mais brilhante e pinceladas mais fortes, particularmente em
pinturas como Paisagem Marinha em Saintes-Maries, depois de ver um retrato de
Adolphe Monticelli na Galeria Delareybarette. Van Gogh e Theo dois anos depois
pagaram para a publicação de um livro com as pinturas de Monticelli, com Van
Gogh comprando alguns dos trabalhos dele para sua coleção.
Van
Gogh soube do ateliê de Cormon por Theo e lá trabalhou entre abril e maio de 1886,
onde frequentou o círculo do artista australiano John Peter Russell e conheceu
os colegas alunos Émile Bernard, Louis Anquetin e Henri de Toulouse-Lautrec,
este último lhe pintando um retrato em pastel. Eles se encontravam na loja de
pintura de Julien Tanguy,[98] na época o único lugar onde as obras de Paul
Cézanne eram exibidas. Duas grandes exibições foram realizadas lá em 1886,
mostrando pontilhismo e neo-impressionismo pela primeira vez, dando destaque
para Georges Seurat e Paul Signac. Theo mantinha um estoque de pinturas
impressionistas em sua galeria de Montmartre, porém Van Gogh foi lento em
reconhecer os novos desenvolvimentos da arte.
Houve
conflitos entre os irmãos; Theo afirmou no final de 1886 que viver junto com
Van Gogh era "quase insuportável". Os dois fizeram as pazes no início
de 1887 e Van Gogh mudou-se para o subúrbio de Asnières no norte de Paris, onde
conheceu Signac. Ele adotou elementos do pontilhismo, técnica em que vários
pontos coloridos são aplicados na tela para criar uma mistura ótica de tons
quando vista à distância. O estilo salienta a habilidade das cores
complementares a fim de criar contrastes vibrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário