A CAPELA SISTINA é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade-Estado do Vaticano e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença, incluindo: Michelangelo, Rafael, Perugino e Sandro Botticelli. A sua arquitetura foi construída com base no Templo de Salomão do Antigo Testamento, o primeiro Templo em Jerusalém, construído no século XI a.C. Além de ser um lugar com grande índice de visitantes, é na Capela Sistina que se realiza o conclave, processo de escolha do novo Papa. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar tanto para religiosos, como funcionários e para atividades papais.
A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criaram uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483, Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção.
Baccio Pontelli foi o autor do projeto arquitetônico para a construção da capela. Este florentino era um dos responsáveis pela reformulação e revitalização urbanística que Sisto IV efetuava em Roma, tendo realizado dezenas de obras públicas.
A CRIAÇÃO DE ADÃO DE MICHELANGELO
No projeto, construído com a supervisão de Giovannino de Dolci entre 1473 e 1484, emprestaram seus dons: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo, Bartolomeo della Gatta, Rafael e outros. Coroando este festival, alguns anos depois, um dos maiores gênios artísticos de todos os tempos: Michelangelo Buonarroti.
As
dimensões do projeto de Baccio Pontelli tiveram como inspiração as descrições
contidas no Antigo Testamento relativas ao Templo de Salomão. A sua forma é
retangular medindo 40,93 m de longitude, 13,41 m de largura e 20,70 m de
altura. Os numerosos artistas vestiram o seu interior, esculpindo e pintando as
suas paredes, transformando-a em um estupendo e célebre lugar conhecido em todo
o mundo pelas maravilhosas obras de arte que encerra.
Uma finíssima transenna de mármore, em que trabalharam Mino de Fiesole, Giovanni Dalmata e Andrea Bregno, divide a capela em duas partes desiguais. Os mesmos artistas levaram a cabo a construção do coro.
Internamente, as paredes, divididas por cornijas horizontais, apresentam três níveis: o primeiro nível, junto ao chão em mármore - que, em alguns setores, apresenta o característico marchetado cosmatesco - simula refinadas tapeçarias. No lado direito, próximo à transenna, está o coro; o intermediário é onde figuram os afrescos, narrando os episódios da vida de Cristo e de Moisés. A cronologia inicia-se a partir da parede do altar, onde se encontravam, antes da feitura do Juízo Final de Michelangelo, as primeiras cenas e um retábulo de Perugino representando a Virgem da Assunção, a quem foi dedicada a capela; o nível mais alto, onde estão as pilastras que sustentam os pendentes do teto. Acima da cornija estão situadas as lunettes, entre as quais foram alocadas as imagens dos primeiros papas.
AFRESCOS
Afrescos inspirados em cenas do Velho e do Novo Testamento decoram as paredes laterais, assim como o teto.
1
– Moisés a caminho do Egito e a circuncisão de seus filhos, obra de
Pinturicchio;
2
– Cenas da Vida de Moisés, de Botticelli;
3
– Passagem do Mar Vermelho, de Cosimo Rosselli;
4
– Moisés no Monte Sinai e a Adoração do Bezerro de Ouro, de Rosselli;
5
– A Punição de Korah, Natan e Abiram, de Botticelli;
6
– A Morte de Moisés, de Lucas Signorelli.
NA
PARTE DIREITA, TAMBÉM A PARTIR DO ALTAR, AS CENAS DO NOVO TESTAMENTO:
1
– O Batismo de Jesus, de Pinturicchio;
2
– Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso, de Botticelli;
3
– Vocação dos Apóstolos, de Ghirlandaio;
4
– Sermão da Montanha, de Rosselli;
5
– A Entrega das Chaves a São Pedro, de Perugino;
6
– A Última Ceia, de Rosselli.
Entre
as janelas, seis de cada lado, figuram 24 retratos de papas, pintados por
Botticelli, Ghirlandaio e Fra Diamante. Na abóbada estão os famosos afrescos de
Michelangelo, pintados entre 1508 e 1512. O mesmo artista realizaria entre os
anos de 1535 e 1541, na parede do altar, o Juízo Final.
AS
CENAS DE BOTTICELLI
Botticelli, o talentoso discípulo de Filippino Lippi, exercia seu ofício em Florença. Chamado a Roma por Sisto IV para a decoração da capela, ali executou entre 1481 e 1482 alguns afrescos: A Punição de Korah, Dathan e Abiram; Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso e Cenas da Vida de Moisés.
Cenas da Vida de Moisés, afresco medindo 348 cm x 558 cm, é a obra mais complexa. Botticelli teve que se empenhar para entrelaçar os diversos episódios que ali figuram numa narrativa bem articulada.[3] O quadro tem certas irregularidades. É mais apreciado em virtude de detalhes isolados do que pelo conjunto. Os episódios estão narrados no Livro do Êxodo, capítulos II, III e XIII.
A Punição de Korah, medindo 348,5 cm x 570 cm, é a representação da narrativa contida no Livro dos Números, capítulo XVI, onde Korah, subleva 250 000 hebreus contra a autoridade de Moisés e de seu irmão Aarão.
Tentação
de Cristo e a Purificação do Leproso, medindo 345,5 cm x 555 cm, ilustra as
três tentações de Cristo no deserto e a cura do leproso narradas no Evangelho
de Mateus, capítulos IV e VIII. No centro do quadro vê-se o edifício do
Hospital do Santo Espírito mandado construir por Sisto IV.
O
TETO DA CAPELA SISTINA DE MICHELANGELO
Um das características mais notáveis da Capela Sistina é o seu teto, que foi pintado por Michelangelo. O artista demorou quatro anos para terminar este trabalho, que é um dos mais importantes da História da Arte. Apesar disso, Michelangelo teve grande dificuldade para a realização da obra, trabalhava em cima de um andaime de 16 metros de altura, deitado e pintando sobre sua cabeça. Isso fazia com que a tinta pingasse em seu rosto o dia todo.
Além da contribuição de Michelangelo para o teto da Capela Sistina, outros artistas também completaram a decoração do local. Na parede esquerda, a partir do altar, são encontradas pinturas que retratam cenas do Velho Testamento.
Entre elas, estão “Moisés a caminho do Egito e a circuncisão de seus filhos”, de Pinturicchio, “Cenas da Vida de Moisés” e “A Punição de Korah, Natan e Abiram”, obras de Botticelli, “Passagem do Mar Vermelho” e “Moisés no Monte Sinai e a Adoração do Bezerro de Ouro”, ambas de Cosimo Rosselli e “A Morte de Moisés”, feita por Lucas Signorelli.
Na
parte direita estão obras que simbolizam o Novo Testamento: “O Batismo de
Jesus”, criado por Pinturicchio, “Tentação de Cristo e a Purificação do
Leproso”, por Botticelli, “Vocação dos Apóstolos”, de Ghirlandaio, “Sermão da
Montanha” e “A Última Ceia”, obras de Rosselli e “A Entrega das Chaves a São
Pedro”, de Perugino.
Fontes:
GREEN,
Jen. Artistas Famosos: Michelangelo, São Paulo: Callis, 2010.
http://www.instituto-camoes.pt/lextec/por/domain_4/text/18932.html
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