De 24 de fevereiro e 13 de março de 2023, o CCBB BH recebe o musical “CARMEN, A GRANDE PEQUENA NOTÁVEL”, que apresenta a trajetória de Carmen Miranda para toda a família, com roteiro adaptado do livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015).
Portuguesa radicada no Brasil, Carmen Miranda se tornou um dos maiores símbolos da cultura brasileira para todo o mundo. Para contar sua história, o espetáculo adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro, um marco na época de Carmen, no qual a artista também se destacou.
A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a “pequena notável” – como a cantora era conhecida – e a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda, e as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas.
A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro: o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955.
O espetáculo tem duração de 80 minutos e pode ser conferido no Teatro I, de sexta a segunda, sempre às 20h.
Os ingressos custam trinta reais (inteira) e quinze reais (meia), e podem ser adquiridos na bilheteria física do CCBB.
Ficha Técnica
Autoras do livro e adaptação teatral:
Julia Romeu e Heloisa Seixas
Direção, cenários e figurinos: Kleber
Montanheiro
Desenho de luz: Marisa Bentivegna
Direção Musical: Ricardo Severo
Visagismo: Anderson Bueno
Elenco: Laila Garin (Carmen Miranda),
Daniela Cury, Gustavo Rezende, Luciana Ramanzini, Jonathas Joba, Júlia Sanchez
e Roma Oliveira
Músicos: Maurício Maas (Stand in:
Humberto Junqueira), Betinho Sodré, Monique Salustiano e Fernando Patau
Direção de produção: Maurício Inafre
Produção: Uma Arte Produções
Artísticas & Cia Da Revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário