CASIMIRO DE ABREU É UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL.
Está a uma altitude de 17 metros. Sua população estimada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística era de 41.167. Município litorâneo, Casimiro de Abreu é um polo de turismo ecológico e rural: rios, cachoeiras e mar são suas grandes atrações, principalmente, no distrito de Barra de São João.
Reparte, com o município vizinho de Silva Jardim, a Reserva Biológica Poço das Antas, que abriga vários animais ameaçados, entre eles o mico-leão-dourado. O nome do município vem de seu ilustre filho, o poeta romântico Casimiro de Abreu (1839-1860). Sua população estimada em 2005 era de 26 243 habitantes, possuindo uma área de 462,98 km².
A sede do município localiza-se às margens da rodovia BR-101, principal rodovia do norte do Estado do Rio de Janeiro. O município também é cortado por uma ferrovia, a Linha do Litoral da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, atualmente concedida para o transporte de cargas. Antes de ser elevada à categoria de cidade, abrigou a fazenda Indaiaçu, pertencente ao pai do poeta Casimiro de Abreu.
COMO TUDO COMEÇOU
Até a chegada dos colonizadores de origem portuguesa, no século XVII, a região era habitada pela tribo saraçu, um ramo dos índios goitacás. Aos poucos, os goitacás foram sendo exterminados pelos colonizadores de origem portuguesa. No século XVIII, existia, na região, a aldeia Indaiaçu, de índios guarulhos (outro ramo dos goitacás), que havia sido fundada pelo capuchinho italiano Francisco Maria Tali e que viria a dar origem à atual cidade de Casimiro de Abreu.
A primeira capela, dedicada à Sacra Família, foi erguida em 1748. Em 1761, passou a constituir a freguesia de Sacra Família de Ipuca. Frequentes epidemias obrigaram a transferência da freguesia para junto do rio São João, onde foi construída uma igreja dedicada ao santo homônimo. Em 1800, foi criada a freguesia de "Barra de São João", subordinada ao município de Macaé. Através da Lei Provincial nº 394 de 19 de maio de 1846, a freguesia foi elevada à categoria de vila, separando-se de Macaé. Em 1890, foi elevada à categoria de cidade e o distrito de Indaiassu foi anexado.
Em 1901, a sede do município
transferiu-se de Barra de São João para Indaiassu, e o nome do município também
mudou de "Barra de São João" para "Indaiassu". Em 1904,
ambas as alterações foram revertidas. Em 1925, a sede do município
transferiu-se novamente para Indaiassu, que alterou seu nome para
"Casimiro de Abreu", em homenagem ao famoso poeta nascido no
município. Em 1938, um ano antes do centenário do poeta, o município inteiro
passou a denominar-se "Casimiro de Abreu".
DISTRITOS DE CASIMIRO DE ABREU
Casimiro de Abreu (sede)
Barra de São João
Professor Souza
Rio Dourado.
FONTE:
Extraída da obra: “Efemérides
Fluminenses – Acontecências: O passado, hoje” da historiadora Cybelle de Ipanema,
página 38.
FONTE BIOGRÁFICA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Casimiro_de_Abreu_(Rio_de_Janeiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário